CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Tendinite Calcária – Depósitos de cálcio no ombro

A tendinite calcária ou calcárea é um tipo de tendinite de ombro em que há deposição de cálcio (calcificação) no tendão.

A tendinite calcária é uma patologia comum. Os tecidos ao redor do depósito podem se inflamar causando muita dor no ombro. 

A média de idade em que aparece com mais frequência é de 40 anos. Além disso, afeta mais mulheres do que homens. Dos tendões do manguito rotador, em geral afetados, o tendão supraespinhal merece destaque.

Ocorre dor no local inflamado, e sensibilidade ao toque. O uso e as microlesões com o passar da idade são a causa primária da calcificação degenerativa. Elevar o braço pode ser doloroso. Nos casos mais graves a dor pode interferir com o sono.

Teorias sobre as causas

Calcificacao Tendinite Calcaria Ombro

A presença de cálcio no manguito rotador é fator comum à condição. Alguns estudos sugerem que de 2 a 20% das pessoas podem ter cálcio nos tendões do manguito rotador sem apresentarem sintomas.

O ombro torna-se sintomático quando uma reação inflamatória ocorre em torno do cálcio entremeado em algum tendão do manguito rotador. É a reação inflamatória e não a presença de cálcio que causa os sintomas.

Veja as duas teorias acerca de como o cálcio é depositado no tendão.

Uma delas sugere que as áreas desgastadas do tendão agem como chamarizes para o cálcio se acumular na região. A outra teoria afirma que o cálcio é depositado em áreas do tendão com debilitado fluxo sanguíneo e certo grau de hipóxia.

O contra-argumento para a teoria da degeneração do tendão é que o cálcio é mais comum de ser visto em partes do tendão com aparência normal e não em tendões com desgaste significativo.

dor no ombro

Fases

Há diversas fases na tendinite calcária. Parece que há uma mudança inicial nas células da fibrocartilagem que constituem o tendão e permitem que o cálcio se deposite.

Esta fase pré-calcificada é seguida por um processo de formação em que cristais de cálcio são depositados. Geralmente, esta deposição se torna crônica. Até então a condição permanece indolor. 

Durante a fase de reabsorção, o corpo gera uma reação inflamatória ao cálcio.

Os macrófagos na corrente sanguínea reagem ao cálcio e começam um processo de reabsorção dos depósitos. O nódulo de cálcio se torna mole e pastoso por causa das enzimas liberadas por essas células. Agora sim, a condição se torna dolorosa.

 

 

Sintomas

Pacientes com cálcio nos tendões do manguito rotador podem ser 100% assintomáticos.

Eles podem relatar dor crônica de leve a moderada e desconforto no ombro, ou desenvolver dor aguda e severa em razão da reação inflamatória desencadeada para atacar os depósitos de cálcio quando o corpo tenta reabsorvê-los.

A dor costuma ser sentida na junção com o antebraço. O ombro tende a ficar dolorido durante a noite.

Dor súbita surge ao levantar os braços acima da cabeça, já que a parte inchada do tendão, ao esbarrar na superfície do acrômio, causa certo aprisionamento.

Diagnóstico

Exames de raios-x podem mostrar os depósitos de cálcio. No entanto, diversos ângulos são necessários para se certificar que estejam bem visíveis. As chapas precisam ser tiradas com o braço em posição neutra de rotação e em rotação externa e interna.

A ultrassonografia é bem sensível ao cálcio e vai, portanto, revelá-lo.

Um exame de ressonância magnética não promove uma boa visão dos depósitos, pois o cálcio é visto como uma sombra negra nas imagens, e o tendão também é visualizado com cor escura. Além de que, costuma ser difícil distinguir o cálcio de um nódulo ou caroço no interior do tendão, porque ambos aparecem em cor escura nas imagens de ressonância magnética.

Manguito rotador é um conjunto de tendões no ombro. É responsável por proteger, estabilizar e proporcionar boa parte da mobilidade do ombro
YouTube Hong Jin Pai

Tratamento

Não cirúrgico

Injeções de esteroides no espaço subacromial e fisioterapia são, muitas vezes, úteis para aliviar os sintomas. No entanto, para prevenir que os sintomas reapareçam costuma ser necessária a remoção dos depósitos de cálcio dos tendões do manguito rotador.

Essa remoção é possível através de punção aspirativa. Um radiologista insere uma agulha de calibre grande no depósito de cálcio com auxílio de ultrassom, e caso o depósito seja mole, é possível aspirá-lo. Uma injeção de esteroides é dada em simultâneo, no espaço subacromial. A punção aspirativa tende a ser bem-sucedida em cerca de 50% dos casos.

Contudo, os resultados dependem muito se o nódulo calcário é mole ou sólido.

Desconforto leve e região dolorida são esperados no ombro após uma punção aspirativa.

Outra opção é o tratamento por ondas de choque. As ondas de choque surgiram na urologia, para quebra de cálculos renais. Após alguns anos, descobriu-se que as ondas de choque possuíam efeitos ortopédicos, para alívio de dores articulares, ligamentares e musculares. O tratamento pode ser realizado para redução da dor e melhora do movimento.

Cirurgia

O cálcio pode ser removido por meio de cirurgia. Ela é feita por artroscopia em uma cirurgia laparoscópica. A região calcificada do tendão costuma ser identificada ao se encontrar a área inflamada. 

Essa localização pode ser confirmada com a inserção de uma agulha no tendão até se ver cálcio em sua ponta. Assim que o cálcio é localizado, uma incisão pequena e longitudinal é feita no tendão e a substância é removida com um raspador artróscopico e uma cureta. Em muitos casos, uma acromioplastia é realizada também.

A recuperação pós-cirúrgica é bem rápida. A maior parte das pessoas leva cerca de 6 semanas para se recuperar da cirurgia, mesmo que os sintomas possam persistir por até 12 semanas de pós-operatório. 

Os pacientes passam a noite no hospital para observação, já que a cirurgia é feita sob anestesia geral. Uma bomba de infusão é inserida durante a cirurgia e permanece no local por 48 horas após o procedimento para auxiliar na dor pós-operatória. A bomba de infusão contém anestésico local que é injetado na região da operação por uma cânula. Em geral, o cateter é removido no segundo dia após a cirurgia.

Como em qualquer cirurgia, sempre há possibilidade de complicações. Há um pequeno risco por conta da anestesia geral. Há risco também de se desenvolver uma infecção. A síndrome do ombro congelado pode ocorrer em uma pequena porcentagem dos pacientes.

clinica dr hong jin pai al jau 687

AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP

TRATAMENTO DE DOR FISIOTERAPIA CLINICA HONG JIN PAI

Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP

Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.

O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.

Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.

Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.

As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.

CONSULTA
1
Somos um centro de excelência no tratamento da dor crônica e entendemos como a dor contínua pode afetar todos os aspectos da sua vida.
DIAGNÓSTICO
2
Nós entendemos sua dor e sabemos que uma intervenção bem-sucedida começa com uma avaliação completa e um diagnóstico preciso.
PLANO DE TRATAMENTO
3
Nossa equipe de especialistas pode fornecer uma ampla gama de tratamentos e terapias para ajudá-lo a voltar a viver com qualidade.
RECEPCAO CLINICA HONG JIN PAI
  • 01.Tratamento conservador de dor

    Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica.
  • 02.Excelência em um só lugar

    A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor.
  • 03.Tratamento individualizado

    Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Como é o tratamento inicial?
Em nossa clínica, focamos em tratamentos não cirúrgicos. Para a maioria dos casos, iniciamos um tratamento minimamente invasivo com acupuntura médica + fisioterapia. A duração do tratamento, para dores crônicas, pode ser de pelo menos 1 a 3 meses. Assim como outros tratamentos conservadores (como terapias e exercícios), o sucesso no tratamento depende não apenas da equipe médica, mas também da persistência do paciente em seguir a frequência e o tratamento adequado. Em alguns casos, podemos realizar outros tratamentos para dor, como ondas de choque, toxina botulínica e infiltrações.
Vocês atendem convênio?

Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.

O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.

Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.

O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).

Quais são as terapias físicas para o tratamento da dor crônica?
Estudos mostram que a fisioterapia e exercícios pode atrasar ou mesmo evitar a necessidade de cirurgia. Em alguns casos, pode aliviar a causa raiz da dor de longo prazo, portanto, medicamentos ou cirurgias não são mais necessários. Na Clínica Dr. Hong Jin Pai, oferecemos uma ampla gama de terapias físicas para tratar a dor de longo prazo e diminuir a necessidade de medicação ou cirurgia.
Quais tratamentos para dor são oferecidos?
Oferecemos uma variedade das melhores e mais confiáveis tratamentos não cirúrgicos, desde acupuntura e fisioterapia em um estágio inicial, assim como procedimentos como dry needling, infiltração de pontos gatilhos, toxina botulínica para dor, tratamento por ondas de choque e bloqueios anestésicos. Somos inovadores em nossa abordagem ao tratamento da dor. Entendemos o efeito que a dor crônica pode ter em todos os aspectos da sua vida e adaptamos nossos pacotes de tratamento para atender você. Como parte do seu pacote multidisciplinar de controle da dor, combinaremos os melhores tratamentos terapêuticos e direcionados para fornecer o equilíbrio certo para você.

Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.

Al. Jaú 687 – São Paulo – SP

Atendimento de segunda a sábado.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM-SP: 158074 / RQE: 65523 - 65524 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB. Doutorado em Ciências pela USP. Pesquisador e Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do HC-FMUSP. Diretor de Marketing do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Integrante da Câmara Técnica de Acupuntura do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). Secretário do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED). Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual (SBRET). Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Dor da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Conselho Revisor - Medicina Física e Reabilitação da Journal of the Brazilian Medical Association (AMB).