CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Referência no Tratamento para Lombalgia em São Paulo 

Se você sentiu em algum momento deste ano algum incômodo nas costas seja por levar uma vida sedentária, por realizar um esforço físico excessivo ou, em casos mais graves, por portar algum distúrbio que afete essa região, venha cuidar da sua saúde lombar. 
Agende pelo WhatsApp uma avaliação

clinica dr hong jin pai al jau 687

 

A lombalgia é uma das causas mais comuns de visitas ao médico e o principal motivo de limitações de movimentos e faltas ao trabalho na maior parte do planeta segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), por isso o tratamento para a condição é tão importante.

Atendendo há mais de 35 anos em São Paulo na região dos Jardins, a Clínica Dr. Hong Jin Pai & Associados conta com uma equipe de médicos de diversas especialidades, com foco em tratamento interdisciplinar de Dor, Reabilitação e Acupuntura, sob coordenação do Dr. Hong Jin Pai e Dr. Marcus Pai.

Sobre nós

O Dr. Hong Jin Pai, é médico Professor Colaborador do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, e é médico formado pela Faculdade de Medicina da USP, com especialização e pós-graduação em Acupuntura na China. 

O Dr. Marcus Pai é Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria, com Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira, referência como especialista em Dor em São Paulo. É Doutorando em Ciências pela Universidade de São Paulo, e Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, sendo também Professor Convidado da Universidade de São Paulo.

Agende pelo WhatsApp uma Consulta

           

Agende Sua Consulta

Atendemos na região dos Jardins em São Paulo, em uma ampla clínica com 20 salas de atendimento individuais.

Ligue para a Clínica das 07:00 às 21:00 de segunda a sexta, ou escreva um e-mail que responderemos em até 24 horas.
 

Horário de Atendimento

Seg. a Sex. 07h00 às 21h00
Sábados. 07h00 às 12h00

Nossa jornada no tratamento da sua dor

Consulta Médica
1
Consulta Médica individualizada, com Médico Especialista em Dor. Avaliação especializada, exame físico minucioso, avaliação e solicitação de exames complementares.
Plano de Tratamento
2
Plano de tratamento. Tratamentos não cirúrgicos para dor aguda e dor crônica. Tratamentos medicamentosos e não farmacológicos, em um ambiente multidisciplinar com Fisioterapia + Equipe Médica.
Tratamento
3
Reabilitação, com procedimentos minimamente invasivos como Acupuntura em uma fase inicial, a tratamentos como Terapia por Ondas de Choque, Mesoterapia, Infiltrações de Ponto Gatilho, Aplicação de Toxina Botulínica para Dor.

Planejamento do Tratamento para Lombalgia e Dores nas Costas

  • Diagnóstico das causas da dor na coluna
  • Controle da dor e do processo inflamatório e tratamento das causas
  • Procedimentos como acupuntura médica, agulhamento seco, estimulação intramuscular, infiltrações de pontos gatilho, tratamento por ondas de choque
  • Restauração da amplitude de movimento articular e extensibilidade dos tecidos moles
  • Melhoria da força e resistência muscular
  • Reeducação da coordenação
  • Melhoria da condição cardiovascular geral
  • Programas de exercícios de conservação

Dúvidas Frequentes

Como prevenir a Lombalgia?

  • Condicione e fortaleça os músculos abdominais e  as pernas para dar o maior apoio e flexibilidade para as costas.  Exercícios fortalecem seu tronco e extremidades inferiores, o que  ajuda a construir o apoio da coluna vertebral.

  • Aprenda a se movimentar com segurança. Dobre os joelhos ao levantar, nunca a sua cintura ou as costas.  Além disso, segure objetos perto de sua cintura. Articule- se  e não se torça ao se mover.  Quando tiver que pegar algo, chegue mais perto ou use um banquinho. Se você estiver executando alguma tarefa que  exija movimentos repetitivos, faça intervalos.

  • Avalie seu local de trabalho, em termos de tarefas realizadas e como ele se apresenta. Sua cadeira deve ter um bom apoio lombar se você fica sentando por muito tempo. Sempre estique-se  e mude de posição se você está sentado ou em pé durante todo o dia.  Organize seu local de trabalho (Telefone, computadores, arquivos, etc.), para que os movimentos  da cabeça, ombros, pescoço e braços sejam mínimos.  Você não deve ter que se curvar para a frente na sua superfície de trabalho.

  • Mantenha um bom peso corporal.  Ao transportar excesso de peso, especialmente em torno do abdômen, as tensões dos músculos  podem  colocar  a coluna vertebral em estresse.

  • Aprenda técnicas de relaxamento. O estresse emocional faz com que os músculos das costas fiquem tensos, o que pode resultar em espasmos dolorosos.

  • Use calçados confortáveis. Saltos mais altos do que 1,5 polegadas jogam a bacia para a frente e podem machucar as costas. Seus sapatos devem apresentar um bom suporte e amortecimento.

O que causa dores nas costas

4 entre 5 pessoas irão experimentar dores nas costas em algum ponto da vida. Mecanismos corporais deficientes (como curvar a cintura quando está levantando algum peso) são normalmente  contribuintes para diversos tipos de dores de costas. Sentar  por um longo período de tempo também pode provocar uma pressão excessiva na espinha que resulta em lesão.

Um grande número de pessoas machuca suas costas no trabalho. Qualquer ocupação que envolva se curvar, levantar peso, sentar, ficar de pé por muito tempo, ou movimentos repetitivos pode fazer você vulnerável a uma lesão se você não está em forma. Em casa, segurar crianças ou outra carga pesada repetidamente ou impropriamente pode causar uma lesão.

Enquanto muitas pessoas culpam sua dor por uma escorregada, torção ou o carregamento de alguma carga pesada, a dor nas costas pode, geralmente é um acúmulo de anos de movimentos defeituosos e pequenas irritações à coluna vertebral. Pouca flexibilidade e a pessoa estar fora de forma pode ser um dos principais contribuintes para a dor nas costas.

O que devo fazer quando minhas costas doem?

Evite atividades que possam agravar sua dor. Enquanto seu primeiro instinto pode ser voltar para a cama, pesquisas recentes indicam que continuar ativo pode ajudar na recuperação das dores nas costas. Repouso e inatividade por mais de dois dias podem na verdade serem prejudiciais, já que pode perder força, flexibilidade e resistência.

Tente esses primeiros socorros quando estiver com dor nas costas:

  •  Mantenha a atividade física, mas tenha cuidado para evitar quaisquer movimentos que possam agravar a dor nas costas.

  • Aplique gelo na parte de trás de 15 a 20 minutos  por  uma hora, três a cinco vezes por dia, para reduzir o inchaço, inflamação e dor.

  • Ao dormir, encontre uma posição confortável (talvez de lado, com um travesseiro entre os joelhos) e tente mantê-la

Por que as costas doem?

A postura ereta força a coluna a uma posição na qual ela se acha, constantemente, exposta a  pequenos traumas e a estresses sobre estruturas sensitivas, Estas estruturas constituem o suporte de ossos, articulações, meninges, nervos, músculos e aponeuroses.

O corpo vertebral, embora curto, é  realmente um osso longo, com superfícies terminais de osso espesso e um centro de osso compressível. Ele é inervado pelas raízes dorsais. Seu periósteo é, acentuadamente, sensível à dor. (Isto explica por que golpes na tíbia são tão dolorosos: o periósteo está desprotegido), As articulaçõs (facetas articulares) são verdadeiras articulações diartrodiais e têm cápsula e menisco. Cápsula e ossos são ricamente inervados com nociceptores e sujeitos a estresse cada vez que a coluna sofre uma rotação ou uma inclinação.

Por que devo passar por exames para diagnosticar minha lombalgia?

Seu médico pode conseguir diagnosticar a causa da sua dor nas costas, apenas obtendo um histórico médico detalhado e realizando alguns exames físicos. O médico pode questionar sobre seu modo de vida, ocupação, avaliar o seu padrão de movimento e postura, e determinar o que você estava fazendo quando a dor surgiu .

Para a dor lombar aguda, raios-x e estudos de diagnósticos geralmente não são úteis a não ser que um acidente sério ou um problema neurológico tenha ocorrido.  Caso haja uma suspeita de lesão no disco, seu médico pode solicitar uma imagem por ressonância magnética (RNM) se sua dor não estiver melhorando como o esperado.

Quais os sintomas da Lombalgia?

As lesões nas costas, ou lombalgias, tendem a aparecer entre os 35 e 45 anos em pessoas que ainda estão ativas, mas não estão em forma.  A lesão pode manifestar-se  de diversas maneiras  e  afeta a parte inferior das cotas com mais frequência. Um problema nas costas pode apresentar-se como uma dor surda ou um fincada dolorosa, ou ainda apresentar-se como uma sensibilidade ao toque.

Pode haver rigidez na parte inferior das costas ou ainda, o paciente pode sentir dor e / ou dormência irradiando na parte de trás e indo em direção as costas.

Uma pessoa pode suportar o desconforto e as dores nas costas durante todo o dia, enquanto outras podem se sentir bem pela manhã e passarem a sentir dores com o passar do dia.  Alguns pacientes constatam que suas costas doem mais em certas posições, como quando estão curvados, sentados por um longo período de tempo ou caminhando.

Quais os tipos de tratamento para lombalgias?

Seu médico fisiatra pode recomendar que você consulte fisioterapeuta, ou um personal trainer qualificado, que inicie um regime de exercícios que acelere a recuperação e previna futuras lesões. Assim que a dor aguda diminuir, um regime de exercícios de  alongamento, fortalecimento e estabelecimento são fundamentais para evitar lesões futuras.

Aqueles com dores persistentes podem encontrar alivio com injeções epidurais de cortisona ou bloqueios anestésicos como bloqueios facetários e infiltrações paraespinhosas. A acupuntura associada a exercícios é uma ótima maneira de diminuir as dores e as crises lombares. Uma pequena porcentagem dos problemas nas costas requerem cirurgias.

Com o tratamento para a dor aguda, você deve notar alguma melhorar após duas semanas.  Caso não haja melhora, modifique seu plano de tratamento ou considere outra terapia. Depois de 4 semanas sem progressos, exames são indicados. Mantenha em mente que lesões nas costas requerem tempo  e dedicação para se curarem completamente.  A chave para um tratamento de sucesso é a boa comunicação entre paciente, médico, terapeuta e qualquer  outro profissional envolvido.

Quais são as causas mais comuns de lombalgia aguda?

Em muitos casos de lombalgia aguda, nenhum mecanismo fisiopatológico está claramente definido e os pacientes são diagnosticados como tendo “deslocamento dorsal”. Os episódios são geralmente, precedidos por traumas menores, levantamento de pesos ou quedas da própria altura.

Trauma direto é uma causa rara. Uma pequena minoria de pacientes apresenta uma doença ca aguda como causa da lombalgia. A primeira questão urgente, no diagnóstico de lombalgia é decidir se o paciente apresenta uma condição médica emergente (tumor, infecção ou trauma) ou uma lombalgia benigna. Os sinais e sintomas que poderiam alertar o clínico, a fim de impedir desastres, são sensibilidade focal vertebral/ febre, perda de peso ou disfunção intestinal ou vesical

Qual é a evolução natural de uma lombalgia aguda?

A vasta maioria da população em geral queixa-se de lombalgia aguda em alguma fase de sua vida, Mais do que 90% dos casos se resolvem, sem terapêutica específica, em menos de 2 semanas. Como já foi mencionado, em muitos casos nenhum diagnóstico específico é feito.

Quando devo visitar um médico para tratar da dor?

Em 90% dos casos de pessoas com dores agudas nas costas, os sintomas tendem a desaparecer em algumas semanas.  Seu médico pode recomendar intervenções especificas que possam acelerar a recuperação e poderá ainda sugerir medidas para prevenir a lesão.

Se você estiver seguindo as recomendações acima e a dor não diminuir após 4 ou 5 dias você deve avisar seu médico especialista em dor, como o médico fisiatra.  Além disso, você deve informar seu médico imediatamente caso tenha dor que irradie pela perna, dificuldade para usar os membros, levantar dedos,  fraqueza nos tornozelos, dificuldade de ficar reto, perda de controle da bexiga ou do intestino,  formigamento na perna, dificuldade de ereção, infecção ou febre alta. Apesar de ser raro, dor nas costas pode indicar problemas mais sérios, então, qualquer dor que não esteja passado deve ser avisada ao médico.

No primeiro momento, seu médico pode prescrever remédios ou um programa de exercícios em casa, ou até mesmo transferir você para um fisioterapeuta para um tratamento mais intensivo. Em algumas situações que as dores nas costas não estejam  passando, você também pode procurar tratamento com alguém com treinamento mais especializado , como um médico especializado em medicina do esporte, um médico especialista em reabilitação e dor, ou até mesmo um cirurgião espinhal.

santa casa logologo hclogo sbed e1659921134414Logo CMBA small