AVISO: Retornaremos o atendimento parcialmente a partir de 07/04. Para maiores informações, favor entrar em contato via WhatsApp

Auriculoterapia – Acupuntura auricular – Aprenda mais

Os pontos auriculares são pontos estimulantes específicos no ouvido. De acordo com conceitos antigos da Medicina Tradicional Chinesa, quando ocorrem distúrbios nos órgãos internos ou em outras partes do corpo, várias reações podem aparecer nas áreas correspondentes do ouvido, tais como sensibilidade, diminuição da resistência elétrica cetácea, alterações morfológicas e descoloração. Portanto, esses locais também são referidos como pontos sensíveis, pontos condutores ou pontos reflexos.

Assim, esses fenômenos podem ser levados em consideração e o estímulo destas regiões sensíveis serviria para prevenir e tratar doenças.A terapia de acupuntura auricular tem sido usada há muito tempo na China. Patologias que afetam a saúde física, mental ou emocional do paciente podem ser consideradas tratáveis pela estimulação da superfície da orelha.

Um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu a auriculoterapia como uma forma de microacupuntura que pode ter efeitos positivos na regulação de sistemas funcionais do organismo, necessitando de mais estudos.

Benefícios da auriculoacupuntura

auriculoterapia

A auriculoacupuntura é utilizada de rotina em centros de acupuntura no tratamento de ansiedade, estresse, síndrome de burnout, insônia, e dor.

Na prática clínica, e em alguns estudos científicos pequenos, encontrou-se que a acupuntura auricular pode ajudar a reduzir os sintomas de abstinência para as pessoas que estão usando drogas e estão tentando estabilizar, reduzir ou parar de usar. Pode ajudar a reduzir os sintomas de abstinência e também acelerar o processo de abstinência para que esses sintomas durem menos tempo.

Ensaios clínicos e revisões sistemáticas mostraram que a auriculoterapia pode ser uma modalidade promissora no alívio da ansiedade pré-operatória, distúrbios psicossomáticos e vários tipos de dor, gerenciando a hipertensão e a dependência de cocaína, e controlando a obesidade.

Vantagens da auriculoterapia

  • É de fácil aplicação.
  • É de fácil aprendizagem
  • Trata-se de um procedimento econômico
  • Tem ampla indicação
  • Apresenta poucos efeitos colaterais (síncope, raríssimas infeçcões de pele ou cartilagem)

Indicações

-Para reduzir as dores no corpo: a auriculoterapia é particularmente indicada para tratar dores no corpo inteiro, como osteoartrite, lombalgia, neuralgia, ciática, cervicalgia, enxaquecas, bem como dores no ombro e no joelho. Esta prática resulta na liberação de endorfinas, que são hormônios com a capacidade de aumentar a resistência à dor.

-Reduzir o estresse e a ansiedade

-Para melhorar os sintomas da constipação (como na síndrome do intestino irritável)

-Para reduzir os distúrbios do sono e tratar insônia: a auriculoterapia pode ser um complemento para aumentar a duração do sono e melhorar sua qualidade.

-Também é indicado para depressões e vícios transitórios (tabaco, álcool …).

Por que focar no ouvido?

A orelha é inervada (tem suprimento nervoso) de três fontes principais: o nervo vago, o terceiro ramo do nervo trigêmeo e o plexo cervical superior.

O estímulo de nervos parassimpáticos no ouvido poderia então ser responsável por estes benefícios do tratamento. A aplicação de pressão ao ouvido externo estimula esses nervos, que retransmitem o sinal para o sistema nervoso central, estimulando neurotransmissores que relaxam e reduzem a dor. Há mais e mais pesquisas detalhando esses efeitos, porém, as evidências são menores se comparadas à acupuntura tradicional.

Como é o tratamento com auriculoterapia?

O tratamento com auriculoterapia consiste na colocação de um material esférico e de superfície lisa (como sementes de mostarda), presos à pele com pequenos pedaços de esparadrapo, de forma que façam pressão e estímulo em regiões específicos do ouvido, para trazer estímulos nervosos e seus benefícios relaxantes e analgésicos.

Geralmente, aplicam-se 3 a 5 pontos, conforme a localização anatômica a ser tratada (útero, cervical).

É um tratamento indolor, podendo permanecer por até 7 dias no paciente.

Estudos científicos com auriculoterapia

Um estudo publicado por pesquisadores americanos e alemães avaliou o efeito da auriculoacupuntura em 45 pacientes, para o tratamento de dor crônica e insônia. Segundo os pesquisadores, o protocolo de tratamento de auriculoterapia resultou em diminuição leve a moderada dos sintomas de dor, se comparado ao grupo controle. De acordo com a pesquisa, o tratamento pode ser um importante adjuvante para quem sofre de dor crônica e insônia.

Outro estudo científico realizado por autores chineses avaliou estudos na literatura científica, para analisar a segurança do tratamento da auriculoterapia. Os pesquisadores encontraram 32 estudos científicos (ensaios clínicos randomizados) que avaliaram a eficácia do tratamento, e que o efeito adverso mais comum era pequena irritação no local, mal estar, pequenos sangramentos e náusea, em menos de 5% dos pacientes tratados. Ou seja, o tratamento é seguro e com mínimas taxas de efeitos adversos.

Referências bibliográficas

Auricular Acupuncture for Chronic Pain and Insomnia: A Randomized Clinical Trial

Atualizado em 01 de outubro de 2019

Send this to a friend