AVISO: Atendimento de segunda a sábado. Agendamentos: (11) 3284-2513 ou WhatsApp

Alongamentos para os pés

Quem não quer estar sempre bem e relaxado sem sentir dor nos pés? Todo mundo quer, não é mesmo? Ficar o dia inteiro calçado, muitas vezes com sapatos apertados, ficar em pé ou tendo que ir de um canto a outro sobre saltos incômodos. Ai! Nem me fale! nossos pés sofrem com a rotina que somos obrigados a encarar nos dias de hoje.

São coisas que fazem parte de nosso cotidiano. Precisamos estar vestidos e calçados conforme pede nossas ocupações. E nem sempre podemos ficar tão à vontade como gostaríamos. Quem mais sofre com isto, sem dúvida são os pés. São eles que nos sustentam e suportam o peso de nosso corpo, que em muitos casos é bem pesadinho.

Alongamento para os pés é um cuidado essencial.

alongamento

Nossos pés são a parte de nosso corpo que comportam a quarta parte de todos os ossos. E também são responsáveis por nosso principal movimento que é a locomoção. Eles são nosso mais primitivo meio de transporte.  Nos levam para onde precisamos ir. Apesar disto não é sempre que cuidamos deles como deveríamos. Na verdade, pode-se dizer que são a parte menos lembrada e mais negligenciada do corpo.

O que muita gente não sabe é que cuidar dos pés não é apenas fazer as unhas, lixar o calcanhar e passar um creminho de vez em quando. Existem maneiras eficientes de tratar dos pés. Estou falando do alongamento para os pés. É um cuidado essencial.  Você já ouviu falar?

Alongamento para os pés? O que é isso?

O alongamento é um tipo de exercício que tem por objetivo otimizar a flexibilidade muscular. Ele possibilita o estiramento das fibras dos músculos, promovendo seu aumento e tornando-os mais flexíveis.

Benefícios do alongamento para os pés.

Por isto alongar os pés é uma boa. Quando é feito de forma adequada ele dá resultados como:

  • Reduz a tensão dos músculos dos pés.
  • Relaxa a musculatura
  • Previne lesões.
  • Ativa a circulação
  • Auxilia a tratar diversas patologias dos pés.
  • Inibe as dores nos pés.

Fazer alongamento nos pés constantemente é uma forma de prevenir diversas patologias e ainda te permite verificar o estado de seus pés, já que ao alongá-los você estará observando-os bem de perto regularmente. Este é um cuidado que o seu pé merece.

Alongamento para os pés – Passo a passo

Fazer um alongamento favorece o relaxamento dos pés e previne a dor. Alguns podem ser realizados em qualquer ambiente, pois são fáceis de praticar. Aqui estão alguns que você poderá realizar.

Eles fazem bem para os pés e também para a parte inferior das pernas. Este tipo de exercício é muito eficiente para prevenir lesões musculares. Mas, atenção ao realizar os exercícios alongue moderadamente sem exageros. Nunca force demais a ponto de sentir dor. Execute o alongamento com movimentos leves e serenos.

  1. Para este alongamento você deve enrolar uma toalha de rosto, como se fosse um rolo apertando bem. Pise nela, pressionando com a ponta dos dedos. Pressione por 15 segundos e relaxe. Repita o exercício por 3 vezes cada pé.
  2. Neste exercício você precisa colocar uma toalha dobrada normalmente no chão. Dobre os dedos sobre ela, apoiando a extremidade dorsal do pé. Permaneça com esta parte de cima dos pés apoiada na toalha por 15 segundos. Relaxe. Faça por 3 vezes em cada pé.
  3. Este alongamento também é fácil Veja só: Mantenha a toalha dobrada no chão. Coloque o pé esticado e tente puxar a toalha deslocando-a com os dedos para frente e para trás, sem levantar a sola do pé. Faça o exercício pelo menos quinze vezes cada pé.
  4. No quarto exercício você deve sentar-se e colocar as mãos sobre os joelhos. Pressione os joelhos para baixo ao mesmo tempo que levanta o calcanhar. Fazer 15 vezes em cada perna.

Alongamento para os pés são uma técnica que além de aliviar tensões e dores, pode até mesmo reabilitar lesões. Se você quer relaxar e descansar seus pés experimente este outro:

Alongamento para os pés- Reduza a dor

Este alongamento prioriza o feixe plantar. É a parte de baixo do pé. É formado por uma porção de tecido conjuntivo que sustenta o arco do pé.

Você deve sentar-se sobre os joelhos. Seu calcanhar deve estar sob a pélvis e a base do pé deve estar esticada. Fique com as costas retas, incline-se um pouco para trás e apoie o peso do corpo nos pés. Contraia os músculos do tronco. Fique assim por 30 segundos. Repita os exercícios por 3 vezes.

Alongue seus pés – Caminhe e Busque saúde

Exercitar o pé é uma forma de buscar saúde. Além de alongamentos para os pés, não se esqueça que você deve também praticar outras atividades físicas. Algumas atividades beneficiam o corpo todo e o pé de forma especial. Um exemplo fica por conta da caminhada.  Não há melhor exercício para os pés do que caminhar.

Ao andar você melhora a circulação sanguínea, fortalece os ossos e possibilita a execução de um movimento perfeito desde quando toca o calcanhar no solo e levanta a parte da frente até o fim da pisada. Por isto adote a caminhada em sua vida. Com ela você também estará cuidando bem de seus pés.

Alongamento – resistência e Flexibilidade

O alongamento engloba exercícios de resistência e flexibilidade. Enquanto a resistência faz os músculos trabalharem com algum tipo de força resistente para fortalecimento muscular, a flexibilidade auxilia na agilidade de movimentos, inibe a rigidez e ajuda na prevenção de lesões ou infecções no pé. Aqui, logo abaixo, estão alguns alongamentos simples que englobam flexibilidade e resistência.

Para fortalecer e flexibilizar os músculos do pé.

  • Sente-se em uma cadeira e descanse os pés apoiando-os inteiramente no chão. Levante uma das pernas e sem colocar o pé no chão, faça círculos no ar com o dedão do pé. Gire sempre no sentido horário. Execute de 15 a 20 rotações e depois troque de perna e continue.

Alongando a planta do pé

  • Levante-se, fique de pé, com os pés bem juntos. Dê um passo para trás e pare enquanto seu calcanhar está levantado e seus dedos estão pressionando o chão. Na verdade é um passo para trás que ficará no ar, sem terminar. Permaneça assim, pressionando o solo por 30 segundos. Depois troque de pé.

Você pode perceber que fazer alongamento para os pés não é difícil. Mas, não se esqueça da importância de sempre consultar um profissional e conversar com ele sobre o que é melhor para você. É sempre bom ter uma opinião dada por seu médico.

Alongamento para os pés é apenas uma maneira de começar a cuidar. Mas, saiba que os cuidados com os pés não devem parar por aí. Esteja sempre atento a seus pés e trate-os com bastante carinho. Você conhece algum outro alongamento fácil de fazer? compartilhe aqui.

 

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM-SP: 158074 / RQE: 65523 - 65524 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB. Doutorando em Ciências pela USP. Pesquisador e Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do HC-FMUSP. Diretor de Marketing do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Integrante da Câmara Técnica de Acupuntura do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). Secretário do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED). Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Dor da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Conselho Revisor - Medicina Física e Reabilitação da Journal of the Brazilian Medical Association (AMB).

Deixe o seu comentário

Send this to a friend