AVISO: Informamos que devido ao COVID-19, estamos fechados temporariamente a princípio até o dia 07/04. Para maiores informações, favor entrar em contato via WhatsApp

Alongamentos para os pés

Quem não quer estar sempre bem e relaxado sem sentir dor nos pés? Todo mundo quer, não é mesmo? Ficar o dia inteiro calçado, muitas vezes com sapatos apertados, ficar em pé ou tendo que ir de um canto a outro sobre saltos incômodos. Ai! Nem me fale! nossos pés sofrem com a rotina que somos obrigados a encarar nos dias de hoje.

São coisas que fazem parte de nosso cotidiano. Precisamos estar vestidos e calçados conforme pede nossas ocupações. E nem sempre podemos ficar tão à vontade como gostaríamos. Quem mais sofre com isto, sem dúvida são os pés. São eles que nos sustentam e suportam o peso de nosso corpo, que em muitos casos é bem pesadinho.

alongamentos-pes

Alongamento para os pés é um cuidado essencial.

Nossos pés são a parte de nosso corpo que comportam a quarta parte de todos os ossos. E também são responsáveis por nosso principal movimento que é a locomoção. Eles são nosso mais primitivo meio de transporte.  Nos levam para onde precisamos ir. Apesar disto não é sempre que cuidamos deles como deveríamos. Na verdade, pode-se dizer que são a parte menos lembrada e mais negligenciada do corpo.

O que muita gente não sabe é que cuidar dos pés não é apenas fazer as unhas, lixar o calcanhar e passar um creminho de vez em quando. Existem maneiras eficientes de tratar dos pés. Estou falando do alongamento para os pés. É um cuidado essencial.  Você já ouviu falar?

Alongamento para os pés? O que é isso?

O alongamento é um tipo de exercício que tem por objetivo otimizar a flexibilidade muscular. Ele possibilita o estiramento das fibras dos músculos, promovendo seu aumento e tornando-os mais flexíveis.

Benefícios do alongamento para os pés.

Por isto alongar os pés é uma boa. Quando é feito de forma adequada ele dá resultados como:

  • Reduz a tensão dos músculos dos pés.
  • Relaxa a musculatura
  • Previne lesões.
  • Ativa a circulação
  • Auxilia a tratar diversas patologias dos pés.
  • Inibe as dores nos pés.

 

Fazer alongamento nos pés constantemente é uma forma de prevenir diversas patologias e ainda te permite verificar o estado de seus pés, já que ao alongá-los você estará observando-os bem de perto regularmente. Este é um cuidado que o seu pé merece.

Alongamento para os pés – Passo a passo

Fazer um alongamento favorece o relaxamento dos pés e previne a dor. Alguns podem ser realizados em qualquer ambiente, pois são fáceis de praticar. Aqui estão alguns que você poderá realizar.

Eles fazem bem para os pés e também para a parte inferior das pernas. Este tipo de exercício é muito eficiente para prevenir lesões musculares. Mas, atenção ao realizar os exercícios alongue moderadamente sem exageros. Nunca force demais a ponto de sentir dor. Execute o alongamento com movimentos leves e serenos.

  1. Para este alongamento você deve enrolar uma toalha de rosto, como se fosse um rolo apertando bem. Pise nela, pressionando com a ponta dos dedos. Pressione por 15 segundos e relaxe. Repita o exercício por 3 vezes cada pé.

 

  1. Neste exercício você precisa colocar uma toalha dobrada normalmente no chão. Dobre os dedos sobre ela, apoiando a extremidade dorsal do pé. Permaneça com esta parte de cima dos pés apoiada na toalha por 15 segundos. Relaxe. Faça por 3 vezes em cada pé.

 

  1. Este alongamento também é fácil Veja só: Mantenha a toalha dobrada no chão. Coloque o pé esticado e tente puxar a toalha deslocando-a com os dedos para frente e para trás, sem levantar a sola do pé. Faça o exercício pelo menos quinze vezes cada pé.

 

  1. No quarto exercício você deve sentar-se e colocar as mãos sobre os joelhos. Pressione os joelhos para baixo ao mesmo tempo que levanta o calcanhar. Fazer 15 vezes em cada perna.

Alongamento para os pés são uma técnica que além de aliviar tensões e dores, pode até mesmo reabilitar lesões. Se você quer relaxar e descansar seus pés experimente este outro:

Alongamento para os pés- Reduza a dor

Este alongamento prioriza o feixe plantar. É a parte de baixo do pé. É formado por uma porção de tecido conjuntivo que sustenta o arco do pé.

Você deve sentar-se sobre os joelhos. Seu calcanhar deve estar sob a pélvis e a base do pé deve estar esticada. Fique com as costas retas, incline-se um pouco para trás e apoie o peso do corpo nos pés. Contraia os músculos do tronco. Fique assim por 30 segundos. Repita os exercícios por 3 vezes.

Alongue seus pés – Caminhe e Busque saúde

Exercitar o pé é uma forma de buscar saúde. Além de alongamentos para os pés, não se esqueça que você deve também praticar outras atividades físicas. Algumas atividades beneficiam o corpo todo e o pé de forma especial. Um exemplo fica por conta da caminhada.  Não há melhor exercício para os pés do que caminhar.

Ao andar você melhora a circulação sanguínea, fortalece os ossos e possibilita a execução de um movimento perfeito desde quando toca o calcanhar no solo e levanta a parte da frente até o fim da pisada. Por isto adote a caminhada em sua vida. Com ela você também estará cuidando bem de seus pés.

Alongamento – resistência e Flexibilidade

O alongamento engloba exercícios de resistência e flexibilidade. Enquanto a resistência faz os músculos trabalharem com algum tipo de força resistente para fortalecimento muscular, a flexibilidade auxilia na agilidade de movimentos, inibe a rigidez e ajuda na prevenção de lesões ou infecções no pé. Aqui, logo abaixo, estão alguns alongamentos simples que englobam flexibilidade e resistência.

Para fortalecer e flexibilizar os músculos do pé.

 

  • Sente-se em uma cadeira e descanse os pés apoiando-os inteiramente no chão. Levante uma das pernas e sem colocar o pé no chão, faça círculos no ar com o dedão do pé. Gire sempre no sentido horário. Execute de 15 a 20 rotações e depois troque de perna e continue.

Alongando a planta do pé

  • Levante-se, fique de pé, com os pés bem juntos. Dê um passo para trás e pare enquanto seu calcanhar está levantado e seus dedos estão pressionando o chão. Na verdade é um passo para trás que ficará no ar, sem terminar. Permaneça assim, pressionando o solo por 30 segundos. Depois troque de pé.

 

Você pode perceber que fazer alongamento para os pés não é difícil. Mas, não se esqueça da importância de sempre consultar um profissional e conversar com ele sobre o que é melhor para você. É sempre bom ter uma opinião dada por seu médico.

Alongamento para os pés é apenas uma maneira de começar a cuidar. Mas, saiba que os cuidados com os pés não devem parar por aí. Esteja sempre atento a seus pés e trate-os com bastante carinho. Você conhece algum outro alongamento fácil de fazer? compartilhe aqui.

 

Send this to a friend