AVISO: NOVO LOCAL DE ATENDIMENTO - Rua Saint Hilaire 96 (a 5 minutos da clínica antiga), de segunda a sábado. Maiores informações, entrar em contato via WhatsApp

Dicas de Saúde: Por que alongar-se?

Por que alongar-se?

Por que alongar-se? Pergunta que pode ser respondida pelas reações e respostas positivas de seu corpo após uma sessão de alongamento. Se não acredita, experimente alguns exercícios de estica-e-puxa característicos desta atividade. Você verá o quanto faz bem.

Alongar-se, pra começo de conversa, é tudo de bom para seus músculos. Independente de você ser um atleta, desportista ou sedentário.  O alongamento é sempre benéfico e traz bônus para todos. Quando nos alongamos alcançamos um relaxamento muscular que favorece também a flexibilidade dos músculos do corpo.

Objetivos do alongamento

O alongamento é bastante praticado antes e depois de quaisquer exercícios ou atividades físicas. O objetivo principal é preparar previamente a musculatura, prevenir lesões, proteger os músculos e otimizar o desempenho.

Alongar-se provoca o estiramento da fibra muscular e potencializa a articulação controlada pelo músculo. Quanto mais você se alongar mais flexibilidade e facilidade de movimento terá.

Os alongamentos são obrigatórios antes de qualquer exercício físico. Isto é porque eles são uma forma de preparar o músculo para o que virá. Eles deixam tudo pronto para que a pessoa se exercite sem tensões.

O objetivo principal do alongamento é preparar previamente a musculatura, prevenir lesões, proteger os músculos e otimizar o desempenho.

Tipos de Alongamento

Existem vários tipos de alongamento. Os mais comuns são:

  • Alongamento dinâmico

É o alongamento feito através de movimentos leves que se repetem. Seu objetivo é o aquecimento do corpo. Ele favorece o fluxo de sangue para o corpo tornando os músculos menos rígidos

  • Alongamento Estático

É o alongamento em que se permanece na mesma posição por mais de 30 segundos. Seu objetivo é alongar tendões e músculos. Os alongamentos estáticos são os mais indicados para aliviar dores e favorecer a execução das tarefas diárias.

Muita gente inicia o seu dia de trabalho com um alongamento estático, pois ele facilita atividades rotineiras como abaixar-se, esticar os braços para alcançar algo no alto, entre outros.

 Mas, será que você conhece todos os benefícios dos alongamentos? Confira abaixo.

Por que alongar-se? Quais os benefícios?

  • Prepara o corpo para os exercícios físicos possibilitando maior desenvoltura durante os exercícios.
  • Impede lesões musculares
  • Proporciona a consciência do próprio corpo.
  • Evita tensões nos músculos
  • Reduz o estresse
  • Impede lesões musculares
  • Contribui para o alinhamento da postura
  • Relaxa
  • Favorece a coordenação motora
  • Alivia tensões emocionais permitindo maior participação nas atividades
  • Fortalece a musculatura
  • Causa bem estar.

Alongar-se quando?

Tem gente que acha que o alongamento precisa ser realizado somente antes dos exercícios físicos. Mas quem pensa assim está enganado.

Você pode alongar-se sempre que sentir vontade ou sempre que houver necessidade.

Os alongamentos são movimentos simples que podem ser feitos em qualquer lugar que você esteja.

Os melhores momentos para fazer um alongamento são:

  • Na parte da manhã, quando a gente acorda, antes de dar início às tarefas do dia a dia.
  • Quando ficamos muito tempo sentados.
  • Quando permanecemos muito tempo de pé.
  • Ao final de um dia estressante de trabalho.
  • Antes e após a execução de exercícios físicos.

Alongar-se todo mundo pode.

Não há restrições para o alongamento. É uma prática para todos. Não importa a idade ou condicionamento físico. Isto significa que não é uma atividade permitida apenas aos atletas e aos que fazem exercícios físicos regularmente. Quem é sedentário também pode e deve fazer.

As limitações ficam por conta apenas dos limites de cada um que devem ser conhecidos e respeitados. As pessoas sedentárias não devem forçar a barra, indo além do que podem. Cada qual sabe até onde pode ir, pois o próprio corpo alerta sobre os exageros.

Os exercícios de alongamento tornam-se prazerosos quando realizados em consonância com a estrutura e flexibilidade de cada pessoa. Quando executados corretamente só trazem benefícios. Mas, é importante ter cuidado para não prejudicar os tendões ou lesionar músculos.

Uma coisa essencial é saber como alongar-se.

Como alongar-se?  Algumas Dicas

Uma coisa essencial é saber como alongar-se. Para conseguir resultados satisfatórios e não ser vítima de lesões saiba como proceder. Alongue o músculo até sentir uma certa tensão, relaxe e sustente, mantendo a posição por 30 segundos. O alongamento ideal é realizado lentamente e com suavidade. Você pode ver aqui algumas dicas.

Seu corpo é o indicador do que está ou não adequado a você. Portanto aprenda a perceber seus apelos e alertas. Se ao alongar-se você sentir muita tensão muscular ou dor, reduza um pouco a atividade, pois é seu corpo te avisando que está indo além de seus limites.

A média de duração de um alongamento é de 30 a 60 segundos por movimento. Mas, não significa que é proibido permanecer mais tempo em um movimento que está te relaxando ou te fazendo bem. Tudo depende do que você está percebendo ou sentindo naquele instante.

Alguns alongamentos são prazerosos e a gente pode aproveitar mais um pouco se nos sentimos relaxados e serenos quando os realizamos. Tudo bem caso queira prolongar a sensação de bem-estar, só não vale forçar ao extremo.

Os alongamentos em que a perna precisa ser esticada devem ser realizados com a coxa (quadríceps) bem relaxada. Não será possível alongar os tendões de forma correta se a coxa estiver contraída.

Evite os movimentos de balanço enquanto está se alongando. O balanceio acaba por enrijecer os músculos que você está tentando alongar.

O ideal é você parar de alongar-se antes que seu corpo apresente sinais de cansaço. É melhor permanecer um ponto antes do que pode ir do que um ponto depois de seu limite.

Saiba que cada dia é diferente do outro. Ou seja, um dia você pode estar mais tenso do que em outro. Além disso, nosso corpo não está todos os dias com a mesma flexibilidade. Por isto você deve alongar-se respeitando seu estado diário. Você perceberá se o alongamento está perfeitamente adequado já que este confere um fluxo positivo de energia.

Um alongamento correto nunca causa dor ou tensão muscular intensa, ao contrário os alongamentos relaxam e reduzem a tensão.

Se você pretende iniciar uma prática de alongamentos, o melhor é buscar auxílio profissional pelo menos no começo. Um preparador físico, Fisioterapeuta ou Professor de Educação Física pode te auxiliar muito. Apontando quais os melhores alongamentos para você e ensinando-lhe as sequências corretas para realizá-lo.

Ao alongar-se coloque-se na posição de alongamento de forma confortável, relaxando os músculos. Ou seja não vale sentir dor ou incômodo. Mantenha-se nesta posição, por pelo menos 30 segundos. Controle a respiração sem prendê-la. Vá respirando lentamente.

Lembre-se, um alongamento feito de maneira correta não causa dor. Ao contrário, promove relaxamento, que é essencial para a eficácia do exercício.

Agora você já sabe por que alongar-se e já percebeu o quanto isso é importante. Porém, não se esqueça de fazer um pequeno aquecimento antes do alongamento. Pode ser uma pequena caminhada ou simplesmente mexer os membros que serão alongados. Este aquecimento inicial, evita lesão muscular ou do tendão e otimiza a circulação na região que será alongada.

A realização de alongamentos frequentes podem prevenir problemas como:

Muitos problemas do aparelho locomotor e muitas dores seriam evitadas se fizéssemos alongamento antes de iniciar o trabalho.

Alongar-se possibilita a manutenção de músculos saudáveis, além de evitar lesões, tensões musculares, cãibras e outras dificuldades. Muitos profissionais evitariam uma série de problemas se realizassem algum tipo de alongamento diariamente antes de iniciar o trabalho.  E você, costuma alongar-se antes de sair para trabalhar ou fazer exercícios?

2 Comentários

Deixe o seu comentário.

Deixe o seu comentário

Send this to a friend