CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

O uso do salto alto

O uso do salto alto parece uma coisa bastante inofensiva, você também acha? Falando mais claramente, é na verdade, motivo de orgulho para muitas mulheres.

Já sei que sua resposta vai ser: Mas, é claro que o uso do salto alto garante à mulher sofisticação e elegância. Eu também concordo plenamente. Porém, seu uso tem sido apontado como responsável por inúmeros problemas. Desde simples dores no pé até mesmo dificuldades maiores e dores envolvendo a coluna vertebral.

Muitas mulheres fazem do salto alto um estilo de vida, ou seja não dão um passo sequer sem ele. E é justamente aí que mora o perigo! Andar constantemente sobre saltos altíssimos e desconfortáveis pode acarretar diversos malefícios.

O que desencadeia os problemas do uso do salto alto é a grande pressão que todo o corpo exerce sobre a parte da frente de nossos pés, em apenas uma pequena área, a dos metatarsos.

São os metatarsos os principais sustentáculos do corpo quando se usa salto alto. As consequências do uso regular surgem em forma de muitos malefícios.

         

Uso do salto alto – malefícios

salto-alto-e-maleficios-para-coluna

O salto alto é responsável por alguns probleminhas que acabam por afetar as mulheres que o usam com muita frequência.

Neste caso pode causar:

         

Doenças causadas pelo uso constante de salto alto

neuroma de morton hong jin pai acupuntura

O uso do salto alto tem sido responsável por muitas doenças graves. A questão é que a postura que a pessoa fica quando está de salto, muda o centro de gravidade do corpo. Esta posição transfere para a frente o peso que deveria se concentrar na parte de trás.

coluna, joelhos e membros inferiores tentam contrabalançar este desequilíbrio e acabam ficando sobrecarregados e desgastados. O resultado é o surgimento de várias patologias, como diversos tipos de dores. Entre as patologias mais comuns, estão:

  • Sesamoidite – Ocorre quando alguns ossinhos chamados sesamóides, localizados na extremidade do metatarso infeccionam. Estes ossinhos devido à sobrecarga do salto acabam suportando uma pressão muito maior do que o normal desencadeando a inflamação.

 

Os sintomas são dores, calosidade e inchação. O tratamento depende da extensão do problema e pode ser feito através de cirurgia ou fisioterapia.

  • Neuroma de Morton – Trata-se de uma lesão que afeta o nervo que passa entre o terceiro e o quarto dedo do pé. Este neuroma é resultado da alta pressão que sapatos altos e apertados exercem sobre estes dedos. A doença se caracteriza pela reação do nervo em resposta à pressões ou lesões sofridas.

 

O tratamento pode ser realizado através de terapia física com ajuda de amortecedores e suportes próprios para reduzir a pressão sobre os dedos. Também pode ser feito tratamento medicamentoso através de injeções.

Nos casos mais sérios é preciso recorrer à cirurgia de descompressão, onde o nervo é descomprimido, ficando livre das estruturas próximas.

Em raros casos, pode ser necessário partir para a cirurgia de remoção do nervo, quando não se consegue de nenhuma forma alívio para a dor.

 

 

  • Tendinite – O uso frequente do salto alto pode prejudicar a musculatura da panturrilha levando ao surgimento de tendinite
  • Hiperlordose –Causada muitas vezes pela má postura proveniente do uso do salto alto.Os sintomas são dor lombar ao ficar muito tempo em pé. Não há especificamente um tratamento para a doença. O que se faz são atividades para correção da postura e alívio das dores. São realizados exercícios de alongamento, RPG- Reeducação Postural Global, uso de palmilhas posturais ou coletes.
  • Osteoartrite do joelho– Pode ser desencadeada pela força de compressão sobre a parte média interna do joelho. Para quem já tem osteoartrite a coisa fica pior pois com a permanente tensão sobre os joelhos pode levar à osteoartrose.
  • Síndrome dolorosa miofascial – É a dor musculo-esquelética mais comum, que muitas vezes pode ocorrer em mulheres que usam o salto alto por longos períodos. Os pontos-gatilhos, comuns dessa dor, podem então serem inativados com a acupuntura ou infiltração com anestésico (lidocaína). Outro tratamento possível seria a terapia por ondas de choque. O médico fisiatra é especialista no tratamento dessa dor.
  • Síndrome do túnel do tarso – dor na região posterior do tornozelo, que pode irradiar para o pé.

         

 

 

         

 

Neuroma de Morton - Causa comum de dor e incômodo nos pés #neuroma #metatarsalgia

Uso do salto alto – Dicas Legais

dicas-para-escolher-o-salto-alto

 

  • Procure alternar usando diferentes tipos de saltos no cotidiano. Faça um rodízio usando um dia um formato de salto, no outro dia o outro. E isto vai evitar um bocado de problema ortopédico. Ainda tem uma grande vantagem, você vai estar a cada dia com um look especial e diverso.
  • Saltos muito altos e que não dão total equilíbrio ao corpo, como o salto agulha, por exemplo, não devem ser usados todos os dias. Este tipo de salto levanta o calcanhar excessivamente. Por ser um salto muito fino, o peso do corpo vai ficar todo concentrado na ponta de seus pés. E isto causa desconforto, dor nas pernas, nos pés, e prováveis doenças na coluna.
  • Mude o tamanho dos saltos. Isto quer dizer que o melhor é você variar os centímetros de seus saltos. Quando você varia os tamanhos, seus músculos não serão forçados em excesso diariamente e estarão experimentando diferentes estágios de contração.’
  • Procure evitar fazer longas caminhadas de salto alto. Se o lugar onde você precisa ir é longe e você não dispõe de condução, vá com uma sandália mais baixa até chegar mais próximo ao local. Estando perto, troque a sandália pelo salto alto. Sabe quem usa demais este truque? As modelos.
  • Cuide de seus pés e pernas. Prepare-os para aguentar o uso do salto alto. Veja como cuidar de seus pés sem abandonar o salto um pouco mais abaixo.
  • Outra dica bem legal e que até ajuda sua saúde é apostar sempre em uma boa alimentação. Alimentação balanceada e nutritiva fortalece a musculatura, ajuda a evitar cãibras e dores.
  • Uma coisa que você também pode fazer para dar mais vigor a seus músculos da perna são os exercícios e atividades físicas. Adote algum tipo que ajude sua musculatura. Quer exemplos? Você pode apostar na caminhada, natação, musculação, andar de bicicleta ao ar livre, Spinning e outros.
  • Saiba que pesquisas sobre o assunto apontam os saltos de 3 até 4 centímetros como sendo o melhor para o uso diário.

Uso do salto alto – Tipos que existem por aí

tipos-de-saltos-e-como-combinar

Para você que não quer abandonar o salto e deseja aproveitar nossa dica número 1, conheça os tipos de saltos que existem.

  • Salto agulha – Com este é preciso ter cuidado. Apesar de lindo, sensual e charmoso, ele sobrecarrega a ponta dos pés, impede que o calcanhar ajude na sustentação e deixa os dedos apertados e desconfortáveis. Pode causar torções, dores e problemas na planta dos pés.
  • Salto Robusto– Ele é um salto quadrado e grosso. O calcanhar fica bem apoiado e o corpo bem equilibrado.
  • Salto Plataforma – É um dos melhores. Porque possibilita melhor distribuição do peso. Evita muita pressão sobre um só ponto e ainda conta com a vantagem da ponta angular que favorece a impulsão do corpo.
  • Anabela– É bem confortável e não causa dores porque favorece uma boa distribuição da pressão do corpo sobre a planta dos pés.
  • Salto em cone – É um salto que tem uma forma parecida com a casquinha do sorvete. O salto é um cone invertido. É mais confortável e bem elegante. Sai do meio do calcanhar e possibilita maior sustentação do corpo.
  • Salto Carretel ou Sabrina– Este salto é meio cinturado. É discreto e elegante, ele termina em um bico mais fino. Costuma ter tamanho de médio a pequeno, não são saltos altos demais. Ele não é cansativo. É confortável.
  • Salto em vírgula– Este é um salto meio curvilíneo. Apesar de muito charmoso, costuma ser alto e um tanto desconfortável.

Mas, ninguém precisa se desesperar e jogar fora seus lindos sapatos de salto é preciso saber usar e preparar-se para usar. Aqui vão dicas de como você pode cuidar de seus pés e pernas.

         

Uso do salto alto – Cuide de pés e pernas.

cuidar dos pes

  • Faça sempre uma boa massagem nos pés ao fim do dia – Isto relaxa e diminui as dores.
  • Faça alongamentos na parte posterior da perna. Este procedimento relaxa e descansa a musculatura.
  • Cuide da saúde de seus pés e pernas fazendo hidratação e usando calçados confortáveis. A hidratação é boa pois evita ressecamento e prováveis rachaduras que acabam em feridas. Além disso as células hidratadas ficam mais saudáveis.
  • Se puder ande um pouco descalço. Andar descalço preserva os músculos mantendo-os ativos. Faz com que as articulações se movimentem. É bom para a saúde de seus pés.

 

YouTube Hong Jin Pai

O uso do salto alto sem causar problemas é possível, viu? E agora que tal deixar aqui seu comentário sobre tudo isto?

Por Equipe Clínica Dr. Hong Jin Pai

clinica dr hong jin pai al jau 687

AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP

TRATAMENTO DE DOR FISIOTERAPIA CLINICA HONG JIN PAI

Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP

Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.

O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.

Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.

Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.

As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.

CONSULTA
1
Somos um centro de excelência no tratamento da dor crônica e entendemos como a dor contínua pode afetar todos os aspectos da sua vida.
DIAGNÓSTICO
2
Nós entendemos sua dor e sabemos que uma intervenção bem-sucedida começa com uma avaliação completa e um diagnóstico preciso.
PLANO DE TRATAMENTO
3
Nossa equipe de especialistas pode fornecer uma ampla gama de tratamentos e terapias para ajudá-lo a voltar a viver com qualidade.
RECEPCAO CLINICA HONG JIN PAI
  • 01.Tratamento conservador de dor

    Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica.
  • 02.Excelência em um só lugar

    A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor.
  • 03.Tratamento individualizado

    Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Como é o tratamento inicial?
Em nossa clínica, focamos em tratamentos não cirúrgicos. Para a maioria dos casos, iniciamos um tratamento minimamente invasivo com acupuntura médica + fisioterapia. A duração do tratamento, para dores crônicas, pode ser de pelo menos 1 a 3 meses. Assim como outros tratamentos conservadores (como terapias e exercícios), o sucesso no tratamento depende não apenas da equipe médica, mas também da persistência do paciente em seguir a frequência e o tratamento adequado. Em alguns casos, podemos realizar outros tratamentos para dor, como ondas de choque, toxina botulínica e infiltrações.
Vocês atendem convênio?

Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.

O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.

Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.

O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).

Quais são as terapias físicas para o tratamento da dor crônica?
Estudos mostram que a fisioterapia e exercícios pode atrasar ou mesmo evitar a necessidade de cirurgia. Em alguns casos, pode aliviar a causa raiz da dor de longo prazo, portanto, medicamentos ou cirurgias não são mais necessários. Na Clínica Dr. Hong Jin Pai, oferecemos uma ampla gama de terapias físicas para tratar a dor de longo prazo e diminuir a necessidade de medicação ou cirurgia.
Quais tratamentos para dor são oferecidos?
Oferecemos uma variedade das melhores e mais confiáveis tratamentos não cirúrgicos, desde acupuntura e fisioterapia em um estágio inicial, assim como procedimentos como dry needling, infiltração de pontos gatilhos, toxina botulínica para dor, tratamento por ondas de choque e bloqueios anestésicos. Somos inovadores em nossa abordagem ao tratamento da dor. Entendemos o efeito que a dor crônica pode ter em todos os aspectos da sua vida e adaptamos nossos pacotes de tratamento para atender você. Como parte do seu pacote multidisciplinar de controle da dor, combinaremos os melhores tratamentos terapêuticos e direcionados para fornecer o equilíbrio certo para você.

Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.

Al. Jaú 687 – São Paulo – SP

Atendimento de segunda a sábado.

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 | Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Colaborador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa