AVISO: Atendimento de segunda à sábado, seguindo protocolos de segurança.

Cuidados antes de correr

Cuidados antes de correr constituem forma de evitar sérios e graves problemas físicos. Aqui você pode ver como não ser vítima de lesões. Descubra sua pisada. Ache o tênis certo e corra.

 

Atualmente é grande o percentual de pessoas que apostam na corrida como meio de perder peso ou para ter uma vida mais saudável. Você é uma delas?

-Acredito que sim, pois do contrário não estaria lendo este artigo. Saiba que você começou pelo caminho certo. Isso é, você está buscando informações para a prática deste esporte. Isto irá te garantir desenvolver uma atividade física com muito mais qualidade, pois saberá que são necessários diversos cuidados antes de correr.

 

 

Cuidados Antes de Correr – Fique esperto.

corrida, dicas de saude - clinica de dor em sao paulo

Por que certas atitudes são necessárias antes de uma corrida? Uma coisa que parece ser tão simples não precisa de muitos cuidados, certo?

– Errado. A corrida pode parecer um esporte simples, mas exige determinadas precauções para evitar incômodos, dores ou lesões. Vale a pena parar um pouco e prestar atenção no que pode acontecer se você não tomar cuidados antes de correr.

Principalmente quem está iniciando na prática da corrida e aqueles que estão saindo de uma vida sedentária para experimentar o mundo dos esportes devem ter bastante atenção. Muita coisa deve ser considerada, inclusive:

  • Condicionamento físico

Se você deseja começar a praticar corrida, antes de correr precisa observar seu condicionamento físico, ou seja você tem que observar se tem ou não condições para executar este esporte. Verifique a quantas anda seu coração e seu fôlego.

  • Nível de sedentarismo

Há quanto tempo não faço nenhuma atividade física? Esta é a pergunta que você deve fazer a si mesmo. Caso você esteja há muito tempo distante dos exercícios é melhor iniciar devagar. Comece pela caminhada, depois avance para os trotes. Vá aumentando aos pouquinhos a cada dia.

A verdade é que quem começa a correr precisa dar um tempo ao corpo para que se adapte. Nosso corpo precisa ir acostumando-se aos poucos com o novo esforço físico. Portanto, antes de correr tenha em mente que não basta calçar um tênis e sair por aí correndo. Dá um tempo pra você.

  • Estado físico geral

Conhecer qual é sua capacidade física é um cuidado antes de correr. Estar em bom estado físico quer dizer que você não está debilitado fisicamente, nem é portador de nenhuma incapacidade ou limitação. Significa que tem plenas condições de suportar uma atividade como a corrida.

  • Presença de patologias cardíacas ou outras doenças.

Isto é importante. Trata-se de investigar se há a presença de alguma doença que possa limitar seu exercício ou até que seja agravada pelo ato de correr. Uma boa ideia é buscar a opinião de um médico e realizar um check up.

[su_spacer][su_spacer][su_spacer]

Cuidados antes de correr

como cuidar de sua saude durante corrida sem riscos

Por tudo isto já dito acima, antes de correr você deve:

  • Consultar um médico para verificar suas condições físicas e fazer uma avaliação cardíaca e pulmonar.
  • Escolher um tênis adequado a seu tipo de pisada e a seu pé. Esta questão é bem relevante por isso observe com bastante atenção as informações abaixo que falam sobre que tipo de tênis é ideal para cada pessoa.

 

 

 

As pisadas e os pés

canelite em corredores

O fato é que existem diferentes tipos de pisadas e diversos tipos de pés. Surpreso? Pois é assim mesmo. Existem pés planos, cavos ou normais. Mas, a coisa não para por aqui. Também existem tipos de pisadas, sabia? Existe a pisada supinada, a neutra e a pronada.

Veja o que cada uma é:

  1. Pisada supinada- é a pisada de quem pisa para fora.
  2. Pisada Pronada é a pisada de quem pisa para dentro
  3. Neutra é quem pisa no centro.

 

 

Atualmente as fábricas produzem tênis para todo tipo de pisada. Para saber o tipo de pisada que você tem é preciso recorrer à uma tecnologia nova que conta com uma mega máquina chamada Baropodômetro, que analisa o tipo de pisada.

Antes de iniciar a atividade não se esqueça que é necessário alongamento do corpo e aquecimento da musculatura. O aquecimento fornece resistência térmica

 

Antes de correr – Pense no descanso

reabilitacao dor femoropatelar

Outro cuidado antes de correr é planejar o descanso de sua corrida. Isto quer dizer que você não deve adotar a pratica diariamente. Realizar o exercício todo dia pode causar mais danos do que benefícios.

Os músculos precisam se regenerar e se recompor, já que quando corremos nosso corpo sofre mudanças estruturais e passa por modificações químicas.

Se você pretende correr para manter a saúde e como prevenção de doenças cardíacas e respiratórias, ou mesmo para melhora de condicionamento físico, o ideal é correr 3 vezes na semana em dias intercalados.

 

 

Cuidados antes de correr – Prepare-se.

dicas de saude evitar lesoes corridas

O vestuário também precisa estar adequado. Não pense que o ideal são os modelitos estilosos que estão bombando nas vitrines. Antes de correr cuide para que a vestimenta seja apropriada. Prepare-se com acessórios adequados que te tragam conforto e não te causem mal.

  • Escolha a camisa adequada- Para correr a camisa de algodão não é a mais recomendada, pois prende o suor e faz você sentir mais calor. O algodão é muito absorvente. Ele absorve o suor e este demora a evaporar, causando incômodo. Além disso, a camisa encharcada de suor fica mais pesada.

Portanto os melhores tecidos para correr são os fabricados à base de fibra sintética.   São os tecidos de poliamida e poliéster. Eles são menos absorventes e fazem o suor evaporar mais rápido. Possuem a capacidade de favorecer a troca de calor do corpo com o ambiente.

  • Alguns acessórios merecem atenção. Como por exemplo o boné. Não o use com aba baixa, pois faz você flexionar demais a coluna, já que a aba atrapalha a visão. Neste caso, você acaba sobrecarregando as vértebras e aí vem as dores.
  • As meias não podem ser tipo meião porque aquecem demais e impedem a transpiração. Escolha uma meia que te deixe à vontade, que não esquente demais e que não cause bolhas. As soquete /curtas são as mais indicadas. As meias ajudam a proteger o pé do atrito com o calçado e não deixam o pé ficar escorregando.
  • Correr com objetos na mão não é legal. Atrapalha a mecânica de movimento dos braços. Caso queira levar água, prenda a garrafinha ao corpo de algum jeito e deixe as mãos livres. Mas, não deixe de lado a hidratação.
  • Use protetor solar sempre. Evite correr sob o sol muito quente.

 

 

 

Cuidados antes de correr- quais são os riscos?

tendinite do calcaneo

Em tudo que se faz sempre há um risco envolvido. Na hora de correr não é diferente. Os corredores iniciantes precisam estar atentos às lesões a que estão sujeitos. Conheça um pouco sobre algumas das que mais ocorrem nas corridas.

Tendinite –  Esta é uma lesão que pode ocorrer no tendão de Aquiles. Ela acontece quando não se toma o cuidado de fazer o alongamento antes de correr. Devido à alta intensidade da corrida e falta de descanso alternado com os exercícios.

Canelite– É uma inflamação que acontece no tecido que fica sobre a tíbia. A causa é a falta de cuidados no alongamento, uso de tênis inadequado, pisada errada ou aumento do treino de forma repentina sem que os músculos estejam preparados e fortalecidos.

Fratura por desgaste do osso– São pequeninas fraturas no fêmur, pés ou tíbia. A corrida em pisos irregulares ou muito duros são os maiores causadores deste tipo de lesão. Outro vilão desta história é correr sem tomar o cuidado de  se programar, organizando os intervalos   para descanso.

Fascite plantar – Acontece com a inflamação do tecido que fica sobre os músculos da sola de nosso pé. Esta lesão resulta do aumento muito intenso da corrida. E na pisada errada.

Tomar certos cuidados antes de correr pode evitar muitos problemas, como você pode ver. Então agora que já ficou por dentro. Não espere mais comece a correr, mas com muito cuidado. Depois deixe o comentário aqui contando para nós como está sendo sua corrida.

 

 

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM-SP: 158074 / RQE: 65523 - 65524 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB. Doutorando em Ciências pela USP. Pesquisador e Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do HC-FMUSP. Diretor de Marketing do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Integrante da Câmara Técnica de Acupuntura do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). Secretário do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED). Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual (SBRET). Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Dor da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Conselho Revisor - Medicina Física e Reabilitação da Journal of the Brazilian Medical Association (AMB).  

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.