AVISO: Atendimento de segunda à sábado, seguindo protocolos de segurança.

Como prevenir e tratar bolhas após exercícios

As bolhas podem ser comuns para qualquer um que participa regularmente de esportes.

A maioria dos atletas apenas as aceita como o preço a pagar para jogar, mas existem medidas que você pode tomar para evitá-las ou diminuir a dor e o risco de infecção quando você está com uma bolha.

 

 

O que causas as bolhas?

caminhada exercicio fisico

 

As bolhas geralmente se desenvolvem devido ao atrito sobre a pele. Isso pode ocorrer a partir da fricção de vestuário ou equipamento esportivo sobre a camada superficial da pele. Com o tempo, o atrito contínuo pode fazer com que a camada superior da pele se separe da segunda camada.

Um sinal de alerta que uma bolha está prestes a se desenvolver é vermelhidão e calor na pele chamada de eritema (ponto quente). Em seguida, o fluido enche o espaço entre as duas camadas superiores da pele para fornecer proteção da fricção continua.

Quando isso acontece, você verá um inchaço que se parece com uma pequena bolha sobre a pele.

A maioria das pessoas possui bolhas nos calcanhares, solas dos pés e palmas das mãos, porque eles esfregam contra sapatos, meias ou equipamento esportivos. Este tipo de atrito, especialmente em condições úmidas e quentes, é perfeito para o desenvolvimento da bolha.

 

 

Como prevenir as bolhas durante o exercício?

Para evitar bolhas deve-se minimizar a fricção na pele. Você pode fazer isso através do uso de um calçado apropriado que sirva bem. Algumas meias absorventes de umidade feitas a partir de fibras sintéticas podem ajudar a reduzir o atrito e a umidade sobre a pele dos pés.

Alguns corredores comumente cobrem com fita seus dedos do pé ou calcanhares antes de uma corrida para evitar bolhas. Enquanto band-aids e outras bandagens podem ser usadas, muitos atletas costumam usar uma pequena tira de fita adesiva sobre estes pontos problemáticos.

A fita adesiva permanece no local para corridas longas e a parte de trás da fita é sofisticada o suficiente para deslizar sobre as meias e a segunda pele.

Outra opção é aplicar vaselina ou talco antes do exercício para reduzir o atrito. Eu fiz uso desta técnica e enquanto ela funciona bem para pequenas corridas, faz sujeiras e se desgasta em corridas longas.

 

 

Produtos para prevenir e tratar as bolhas

bolhas nos pes

 

Se você é propenso a bolhas, ter um pequeno estoque de produtos de prevenção e tratamento é uma boa ideia. Mantenha uma pequena seleção de primeiros socorros para bolhas em sua mochila, saco de bicicleta ou mesmo bolso de trás e você será capaz de agir rapidamente a quaisquer sinais de alerta de que uma bolha está em desenvolvimento.

Se você tiver quaisquer pontos quentes durante a atividade, é importante aplicar algo imediatamente para evitar o desenvolvimento da bolha. Tente manter seus pés secos ou altere meias se possível.

Se você não pode parar a atividade ou alterar sapatos, meias, luvas ou outras vestimentas, a sua melhor opção é aplicar um destes produtos para bolhas na área sensível.

Um tratamento simples, rápido e eficaz é a aplicar uma generosa quantidade de vaselina na área para reduzir o atrito. Você provavelmente terá que reaplicar frequentemente.

 

 

Como tratar as bolhas

tratamento de bolhas pes

 

Se você tiver uma bolha, o objetivo é fazer com que a bolha não cresça e evitar a infecção. Os sinais de infecção incluem secreção purulenta da bolha, pele muito vermelha ou quente ao redor da bolha e estrias vermelhas saindo do local.

Bolhas ininterruptas de pequeno porte que não causam desconforto podem se curar sozinhas, porque a melhor proteção contra a infecção é a própria pele de uma bolha. No entanto, grandes bolhas dolorosas podem ser drenadas, enquanto você mantém a camada superior da pele intacta e cobre a região.

Para drenar com segurança uma bolha, em primeiro lugar limpe o machucado e a área circundante com álcool ou antibiótico, sabão e água. Em seguida, esterilize uma agulha sobre uma chama até que a ponta fique vermelha e permita que ela esfrie.

Finalmente, perfure um orifício muito pequeno na extremidade da bolha e drene o fluido aplicando uma leve pressão. Uma vez drenada, coloque pomada antibiótica na bolha e cubra com um curativo e deixe curar naturalmente.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM-SP: 158074 / RQE: 65523 - 65524 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB. Doutorando em Ciências pela USP. Pesquisador e Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do HC-FMUSP. Diretor de Marketing do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Integrante da Câmara Técnica de Acupuntura do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). Secretário do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED). Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual (SBRET). Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Dor da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Conselho Revisor - Medicina Física e Reabilitação da Journal of the Brazilian Medical Association (AMB).  

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos relacionados

Send this to a friend