Um dos sintomas mais comuns quando há algo alterado em nosso organismo é a dor de cabeça e a ânsia de vômito. Eles podem indicar doenças, fome, gravidez e também várias doenças ou distúrbios.
Quando a ânsia ou o enjoo, vem somados de uma dor de cabeça muito forte são sintomas muito comuns da enxaqueca.
Confira abaixo o que é enxaqueca e como tratá-la.
O que é enxaqueca?
A enxaqueca é uma dor de cabeça muito forte e latejante que chega a impedir o paciente de realizar atividades cotidianas.
Geralmente, a dor da enxaqueca é sentida em apenas uma região focal da cabeça e a dor pode durar entre algumas horas a dias.
Fatores que pioram o quadro
Fatores que podem piorar ou ser gatilhos para a enxaqueca são o jejum de longas horas. Por isso, mesmo que não tenha se alimentado, é comum a pessoa vomitar várias vezes mesmo sem ter nada no estômago.
Além disso, situações tensas e estressantes também podem piorar o quadro de enxaqueca. Ter insônia ou ter noites mal dormidas também predispõe o paciente a ter esse tipo de crise.
Sintomas da Enxaqueca
Outros sintomas
Além do enjoo e da dor de cabeça, a enxaqueca pode provocar sensibilidade a luz, ao som, e a cheiros.
Por que sentimos enjoo durante uma crise de enxaqueca?
O enjoo ou ânsia que sentimos durante a enxaqueca é causado pelo cérebro e não pelo fígado, como muitas pessoas acreditam. Isso acontece porque os neurotransmissores estão em desequilíbrio.
Uma das formas de manifestar esse desequilíbrio é através da ativação de um centro cerebral chamado de locus coeruleus. O locus coeruleus fica localizado na base do cérebro, em uma região que é conhecida como o epicentro da enxaqueca. Próximo a essa região, está localizado o núcleo dorsal da rafe. É nessa região que ocorrem o desequilíbrio de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina. Devido a este desequilíbrio, ocorrem sintomas da enxaqueca de ânsia e dor de cabeça.
Quando o paciente vomita, o locus coeruleus libera uma grande quantidade de serotonina. A serotonina, por sua vez, é capaz de suprimir a dor de cabeça. É por isso que muitos pacientes melhoram após vomitar.
As fases da enxaqueca
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, a enxaqueca ocorre em quatro fases principais:
1 – Premonitória
Algumas pessoas conseguem sentir os avisos que predizem que uma enxaqueca irá ocorrer. São eles: constipação, mudanças de humor (como depressão ou euforia), pescoço tenso, problemas para se concentrar, desejo por doce, sede extrema, ou vontade frequente de urinar.
2 – Aura
A segunda fase é chamada de aura. A aura é definida como manifestações neurológicas que surgem gradualmente. Essas manifestações podem ocorrer antes ou juntamente com a enxaqueca. Esses sintomas durante entre cinco a 60 minutos.
Dentre os sintomas neurológicos que acontecem, destacam-se: visão com pontos pretos, pontos brilhantes e imagens tortuosas. Além disso, o paciente pode sentir formigamento e dormência no rosto ou nos membros, ou ainda problemas para falar.
3 – Dor de cabeça
A terceira fase é a pior de todas. É a dor de cabeça latejante e intensa em apenas um lado da cabeça. No pico da dor, o paciente pode ter outros sintomas como as náuseas, vômitos, incômodos com a luz, sons ou cheiros. Esses sintomas podem durar até 72 horas.
4 – Resolução
Após a dor de cabeça intensa, alguns sintomas da primeira fase (premonitória) podem retornar, são eles: sonolência, dificuldade de concentração, ou vontade de urinar com frequência. Esses sintomas podem durar até 48 horas.
Como diagnosticar a enxaqueca
Como muitas pessoas confundem a enxaqueca com uma simples dor de cabeça, o diagnóstico nem sempre acontece. No entanto, se você apresenta sintomas da enxaqueca com frequência, o ideal é procurar um médico o quanto antes.
Para realizar o diagnóstico correto, além de avaliar os sintomas, o médico irá se basear em seu histórico familiar.
Como tratar a enxaqueca
O tratamento para enxaqueca varia de acordo com a intensidade dos sintomas e com a frequência que o paciente tem as crises. O mais comum, é a prescrição de analgésicos específicos para a dor.
Além disso, o médico irá sugerir mudanças no estilo de vida, evitando fatores que são gatilho para enxaqueca, como
- Insônia
- Estresse
- Cansaço extremo
- Jejum prolongado
- Alterações hormonais
- TPM (tensão pré-menstrual)
- Mudanças de hábitos alimentares (evitar o consumo de queijos e embutidos, e alimentos muito gordurosos)
- Evitar o consumo de certas bebidas, como as que contém muito açúcar, cafeína e bebidas alcólicas;
- Não fumar;
- Evitar odores específicos, como o de certos perfumes com cheiro muito forte.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.