CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Dor no pescoço? Saiba como dormir

Como dormir quando se está com dor no pescoço? A dor nessa região pode incomodar bastante e a maneira de dormir pode influenciar diretamente na piora ou melhora do desconforto. 

É preciso estar atento principalmente se a causa da dor no pescoço não é a posição de dormir, o travesseiro ou o colchão que está sendo usado na hora do sono.

Conheça outras possíveis causas aqui!

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo o post e descubra como dormir corretamente e até mesmo como se preparar para uma boa noite de sono.

1 – De costas 

Dormir de costas facilita o alinhamento da coluna cervical, o que dará maior conforto na hora de dormir. Outro ponto é que essa posição evita que o pescoço fique virado para um único lado prevenindo dores como torcicolo. 

2 – De Lado 

Essa posição também pode ajudar a dormir de maneira mais confortável, principalmente se você costuma ter dores na região lombar. 

Opte por recostar no travesseiro sempre o lado com o qual você consegue movimentar o pescoço sem dores, para que a posição não piore as dores no pescoço. 

3 –  Use um travesseiro entre os joelhos 

Outra dica para essa posição é sempre manter uma almofada ou travesseiro entre os joelhos, além de tornar a posição de lado mais confortável, você mantém a coluna e o pescoço alinhados, o que ajuda a evitar dores musculares e alivia a pressão nas costas. 

4 – Use um travesseiro embaixo dos joelhos 

Caso você durma de costas, coloque um travesseiro embaixo dos joelhos, a intenção é a mesma do item anterior: manter a coluna e o pescoço alinhados para evitar a pressão na coluna e aliviar a tensão muscular. 

5 – Use um travesseiro cervical 

Esses travesseiros são feitos de espuma para oferecer um suporte adequado e possuem uma pequena depressão no centro, o que acomoda a cabeça e sustenta o pescoço de forma adequada, elevando-o suavemente. 

6 – Use uma toalha 

Caso você não tenha no momento de dormir um travesseiro cervical você pode enrolar uma toalha ou mesmo usar um pequeno travesseiro em forma de tubo e posicioná-lo abaixo do pescoço, isso vai manter o pescoço sustentado e de forma alinhada com a coluna. 

O que fazer antes de dormir

Dor no pescoço como dormir

Se você apresenta o quadro de dor no pescoço, existem algumas dicas que podem ajudar para que durma de maneira mais confortável, lembrando que é muito importante sempre buscar as causas de dor no pescoço para tratá-las da maneira adequada. 

  • Prepare o ambiente antes de dormir 

É importante ter um sono saudável e relaxante e para isso o ideal é dormir em um ambiente adequado. 

Cuide da luminosidade do quarto e da temperatura, dormir em um local fresco e escuro torna o sono melhor. Procure também manter o silêncio no ambiente do quarto para que a higiene do sono seja completa. 

  • Faça alongamentos no pescoço antes de dormir 

Exercícios que despertam o corpo não são indicados antes de dormir, mas alguns exercícios podem ser realizados antes de ir para cama:

  • Alongue os braços acima da cabeça e incline o corpo de um lado para o outro liberando assim a tensão do pescoço e dos ombros. 
  • Incline-se para frente deixando o pescoço em direção aos pés alongando a região da cervical. 
  • Sente-se e gire o pescoço em 360º algumas vezes de maneira delicada.
  • Use uma compressa antes de dormir 

Uma maneira de aliviar as dores é usando uma compressa quente ou fria na região a depender da causa das dores. 

As compressas quentes são recomendadas para casos de dores musculares e torcicolos, já as compressas frias devem ser utilizadas quando a dor tem origem em quedas, pancadas ou lesões articulares. 

Faça uma compressa na região do pescoço antes de ir para a cama, isso vai aliviar a dor e ajudar na hora do sono. 

  • Medicamentos

Caso a dor seja muito incômoda, você pode fazer uso de medicamentos como analgésicos ou relaxantes musculares para um alívio da dor no pescoço na hora de dormir. 

Mas lembre-se, se o sintoma for persistente, procure um médico de sua confiança para avaliar as causas da dor no pescoço e prescrever o tratamento adequado. 

Não sabe o que está causando a sua dor? Leia também: Dor no pescoço: causas, tipos e quando se preocupar

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 / RQE: 67991 | Médico Fisiatra e Neurofisiologista. Formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Residência Médica em Fisiatria e Neurofisiologia Clínica (Eletroneuromiografia, Aplicação de Toxina Botulínica tipo A) pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professor Colaborador do Centro de Estudos Integrados de Medicina Chinesa.

Deixe o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Send this to a friend