CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Tenossinovite: o que é?

Tenossinovite é a inflamação da bainha que recobre um tendão, e tem como principais sintomas dor, inchaço e vermelhidão no local acometido. 

 

Além disso, o paciente tem a mobilidade articular comprometida, apresentando dificuldades para desenvolver atividades que exigem o uso da área afetada.

Logo, descobrir a causa e tratá-la é primordial para que a qualidade de vida do paciente seja mantida. 

O que é Tenossinovite?

dor no punho

Os tendões do corpo são envoltos por um tecido denominado bainha tendínea. Essa, é composta em seu interior por um líquido sinovial lubrificante, e tem como funções minimizar o desgaste do tendão, bem como favorecer o movimento de deslizamento do mesmo nos momentos em que é exigido durante uma contração muscular, por exemplo. 

Porém, existem situações clínicas que desencadeiam um processo inflamatório da bainha do tendão e, consequentemente, estabelecem um quadro doloroso associado à dificuldade de mobilidade na área comprometida. O nome dessa situação em questão é tenossinovite. 

Vale salientar que, embora ela possa ocorrer em qualquer tendão com bainha, existem alguns locais do corpo humano nos quais ela apresenta maior prevalência. São eles: os punhos, as mãos, os tornozelos, os ombros e os joelhos. 

Abaixo citamos a nomenclatura específica para algumas dessas tenossinovites: 

  • tenossinovite de quervain (local: punho); 
  • tenossinovite estenosante (local: dedos da mão);
  • tenossinovite posterior tibial (local: tornozelo); 
  • tenossinovite bicipital (local: ombro); 
  • tenossinovite do gastrocnêmio lateral (local: joelho). 

 

Além do que foi exposto, destacamos também que o motivo mais comum para o surgimento de uma inflamação da bainha tendínea, é a realização de movimentos repetitivos envolvendo o tendão, mas há a possibilidade de outras causas para tal ocorrência médica, como veremos a seguir.

Causas comuns

dor no tendão e1593619426100

Como dito acima, a causa mais comum para a tenossivite é o excesso de uso do tendão devido à repetição, o que pode acontecer por causa de uma prática esportiva, de atividades ocupacionais, ou até mesmo do dia a dia em casa, por exemplo. 

Porém, dentre os outros motivos que podem desencadear o surgimento dessa inflamação, citamos: 

Junto a isso, salientamos que as mulheres têm maior predisposição para desenvolver a tenossinovite, assim como pacientes entre 30 e 50 anos.

E, ainda, existe uma correlação entre o surgimento desta condição e a gravidez.

Envelhecimento

O processo de envelhecimento é uma causa comum de inflamação na bainha dos tendões, frequentemente observado em pessoas de meia-idade ou mais velhas. A causa é atribuída à má vascularização dos tendões (Al-Nuaimi & Shalan, 2019).

Artrite Reumatoide

A tenossinovite é muito comum na artrite reumatoide, afetando mais de metade dos pacientes com a doença. Tendões extensores são frequentemente envolvidos, mas a tenossinovite dos tendões flexores muitas vezes não é diagnosticada (Nozoe et al., 1972).

Infecções

A tenossinovite infecciosa é uma causa incomum, mas possível. Infecções específicas, como a causada pelo Mycobacterium kansasii, podem resultar em tenossinovite (Rust & Bennett, 2009).

Atividades Físicas Repetitivas

Condições como a tenossinovite de De Quervain, mais comum em mulheres do que em homens, podem ser devido a movimentos repetitivos da mão, como agarrar e torcer. Cuidados com bebês e tarefas domésticas são atividades comuns associadas a essa condição (Schned, 1986).

Condições Ambientais e Técnicas de Atividades Esportivas

Por exemplo, tenossinovite é uma lesão comum em canoístas de longa distância, relacionada às condições ambientais durante as corridas e às técnicas de remo, especialmente a hiperextensão do pulso durante a fase de empurrar do remo (Du Toit et al., 1999)

Diagnóstico

Para que seja realizado um diagnóstico adequado, o paciente, ao perceber a perda de mobilidade articular junto à dor local, deve buscar ajuda médica. 

Durante a consulta, é realizado tanto uma análise detalhada dos sintomas como exames físicos, para identificar características da dor e capacidades funcionais da área acometida. Além disso, correlacionar esses dados com o histórico clínico do paciente é essencial. 

Vale salientar que, geralmente, não há necessidade de fazer exames de imagem ou sanguíneos quando a causa para a tenossinovite é o excesso de uso tendíneo. 

Porém, se houver suspeita de alguma doença ocasionando a inflamação da bainha é preciso recorrer a testes complementares.

Ultrassonografia

É um método eficaz para detectar mudanças nos tendões e suas bainhas. A ultrassonografia pode identificar a presença de líquido dentro da bainha do tendão, que é indicativo de tenossinovite. Esta técnica é útil devido à sua acessibilidade e capacidade de avaliar dinamicamente os tendões durante o movimento.

Ressonância Magnética (RM)

É considerada o padrão ouro para a imagem de tenossinovite, especialmente em casos de artrite inflamatória. A RM pode detectar inflamação da bainha do tendão, revelando espessamento da bainha e aumento do sinal pós-contraste nas sequências T1 ponderadas. A RM é particularmente útil para avaliar a extensão da inflamação e para diferenciar a tenossinovite de outras condições que afetam os tendões e articulações.

Radiografia

Embora não seja tão sensível quanto a ultrassonografia ou RM para detectar tenossinovite, a radiografia pode ser usada para descartar outras causas de dor e inchaço nas áreas afetadas, como fraturas ou doenças degenerativas.

Os achados típicos de tenossinovite em exames de imagem incluem:

  • Ultrassonografia: Aumento da quantidade de líquido dentro da bainha do tendão, alterações na aparência do tendão (como espessamento ou hipoecogenicidade), e aumento do fluxo sanguíneo ao redor do tendão detectado pelo Doppler.
  • Ressonância Magnética: Espessamento da bainha do tendão, aumento do sinal nas sequências T2 ponderadas devido à presença de líquido inflamatório, e realce pós-contraste indicativo de inflamação.
O surgimento dos sintomas da tenossinovite tende a acontecer gradualmente.

Sintomas

No início, a dor é percebida apenas durante a execução de movimento que envolva a articulação comprometida. 

Porém, com o tempo e a evolução do quadro, o paciente sente o desconforto até mesmo quando a área está em repouso. 

Além da dor, citamos como sinais frequentemente presentes, o inchaço e a vermelhidão da região do tendão, características de um processo inflamatório, e também a perda da mobilidade devido à fraqueza da musculatura associada a ele. 

Mais alguns indicativos da inflamação da bainha tendínea podem ser: 

  • rigidez articular; 
  • aumento da sensibilidade; 
  • dor quando a área é pressionada;
  • estalos durante a movimentação da articulação. 

Enfim, é a partir da identificação desses sintomas, bem como do conhecimento da duração e progressão deles, que o médico faz o diagnóstico e escolhe o tratamento adequado para a tenossinovite.

 

YouTube Hong Jin Pai

Tratamento

Tenossinovite

Inicialmente, deve-se conhecer a causa para a tenossinovite. Na sequência, define-se um tratamento que seja eficiente para aliviar os sintomas, assim como para curar a condição clínica associada, quando isso for possível.  

No geral, para alívio da dor são indicados: 

  • repouso da área acometida; 
  • realização de compressas com gelo; 
  • uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos

Além disso, a utilização de talas e órteses é uma alternativa para manter a imobilidade da articulação, evitando tanto a dor como a progressão do dano ao tendão. 

Em algumas situações, nas quais o quadro doloroso é bastante intenso, pode-se inclusive recomendar a injeção local de corticosteroides. 

E, ainda, se a condição estiver em um estágio avançado e houver alto comprometimento da mobilidade do paciente, junto a ausência de resposta ao tratamento acima indicado, pode ser necessária uma cirurgia. 

Relativo às causas, vale salientar que, caso a inflamação da bainha do tendão ocorra devido ao uso excessivo e repetitivo da região, deve-se mudar os hábitos mesmo após o tratamento. Dessa maneira, evita-se que a situação torne-se crônica e de difícil solução. 

Se o motivo inicial for alguma doença reumatológica ou metabólica, é preciso realizar um tratamento voltado para a cura, ou redução da progressão da patologia, em associação com uma intervenção específica que amenize a inflamação da bainha tendínea. 

Além disso, é sempre recomendado que o paciente faça fisioterapia durante e após o tratamento da tenossinovite. 

Em um primeiro momento, tal prática interfere favoravelmente no alívio dos sintomas. Depois, promove o alongamento e o fortalecimento muscular na área afetada minimizando-se chances de uma recidiva. 

Finalmente, é possível e indicado prevenir o processo inflamatório da bainha de um tendão, pois conviver com a dor e com a perda de mobilidade articular é desconfortável e compromete a qualidade de vida do paciente. Dentre algumas medidas preventivas para evitar isso, citamos: 

  • evitar fazer movimentos repetitivos no dia a dia; 
  • realizar pausas durante o trabalho;
  • fazer uso de órteses durante atividades físicas que envolvam repetição;
  • alongar músculos e articulações frequentemente. 

Diante dessas atitudes, consegue-se reduzir as chances para o surgimento de uma tenossinovite em qualquer tendão do corpo humano. Como resultado, gera-se uma sensação de bem-estar e de relaxamento, assim como amplia-se a saúde física geral do paciente. 

Acupuntura, Eletroacupuntura e Dry Needling

Acupuntura:

  • Descrição: A acupuntura é uma técnica da medicina tradicional chinesa que envolve a inserção de agulhas finas em pontos específicos do corpo, conhecidos como pontos de acupuntura. Acredita-se que essa prática estimule o sistema nervoso e promova a liberação de substâncias químicas naturais do corpo que aliviam a dor.
  • Indicações para Tenossinovite: Pode ser utilizada para reduzir a dor e a inflamação associadas à tenossinovite. A acupuntura também é usada para melhorar a circulação local e promover o relaxamento muscular.
  • Efeitos: Os pacientes geralmente experimentam alívio da dor e melhora na mobilidade após várias sessões. A acupuntura também pode ter efeitos benéficos sobre o bem-estar geral e a redução do estresse.

Eletroacupuntura:

  • Descrição: A eletroacupuntura é uma variação da acupuntura tradicional, onde uma corrente elétrica suave é aplicada às agulhas inseridas. Essa corrente potencializa o efeito das agulhas, estimulando os pontos de acupuntura de forma mais intensa.
  • Indicações para Tenossinovite: Indicada para casos mais severos de dor e inflamação, onde a acupuntura tradicional pode não ser suficientemente eficaz.
  • Efeitos: Além de aliviar a dor, a eletroacupuntura pode ser mais eficaz na redução da inflamação e na promoção da cicatrização de tecidos, devido ao estímulo elétrico adicional.

Dry Needling:

  • Descrição: O dry needling, ou agulhamento a seco, envolve a inserção de agulhas em áreas de tecido muscular tenso, conhecidas como pontos gatilho miofasciais. Diferentemente da acupuntura, o dry needling é baseado em conceitos da medicina ocidental e foca especificamente em tratar a tensão muscular e a dor miofascial.
  • Indicações para Tenossinovite: Útil para tratar a tensão muscular e os pontos gatilho que podem estar contribuindo para a dor e a disfunção associadas à tenossinovite.
  • Efeitos: Os pacientes costumam relatar alívio imediato da dor e melhoria na flexibilidade muscular após o tratamento. O dry needling pode ser particularmente eficaz para aliviar a tensão muscular que agrava a tenossinovite.
infiltracao corticoide para tunel do carpo fisiatria

Fisioterapia para Tenossinovite

  1. Terapia Manual:
    • Manipulação e Mobilização: Estas técnicas envolvem o movimento manual das articulações e tecidos moles circundantes para melhorar a mobilidade e reduzir a dor.
    • Massagem: Ajuda a relaxar os músculos, melhorar a circulação sanguínea na área afetada e reduzir a tensão muscular.
    • Estiramento: Exercícios de alongamento são fundamentais para manter ou aumentar a flexibilidade dos tendões e músculos envolvidos, o que pode ajudar a aliviar a dor e prevenir futuras lesões.
  2. Exercícios Terapêuticos:
    • Fortalecimento Muscular: Exercícios específicos são desenvolvidos para fortalecer os músculos ao redor da área afetada, o que pode ajudar a suportar e proteger as articulações e tendões.
    • Melhora da Flexibilidade: Exercícios para aumentar a flexibilidade ajudam a reduzir a rigidez e melhorar a amplitude de movimento.
  3. Modalidades de Tratamento Físico:
    • Calor e Frio: A aplicação de calor pode ajudar a relaxar e aliviar a tensão muscular, enquanto o frio pode ser usado para diminuir a inflamação e a dor.
    • Terapia com Ultrassom: Utiliza ondas sonoras para promover a cicatrização de tecidos e alívio da dor.
    • Eletroterapia: Inclui o uso de correntes elétricas para estimular os músculos, reduzir a dor e promover a cicatrização.
  4. Educação e Autogestão:
    • Técnicas de Autocuidado: Orientação sobre como realizar atividades diárias de maneira segura para evitar agravamento da condição.
    • Ergonomia: Ajustes no ambiente de trabalho ou em atividades diárias para reduzir o estresse nos tendões afetados.
    • Prevenção de Recorrência: Estratégias para evitar futuras ocorrências de tenossinovite.
  5. Reabilitação Funcional:
    • Restauração da Função: O objetivo é recuperar a capacidade do paciente de realizar atividades diárias ou esportivas sem experimentar dor ou limitação.
    • Plano de Tratamento Personalizado: O programa de reabilitação é adaptado às necessidades específicas do paciente, com foco na recuperação da função específica perdida devido à tenossinovite.

 

Infiltração para Tenossinovite

O tratamento de tenossinovite por meio de infiltrações envolve a administração de medicamentos diretamente no tendão afetado ou na bainha do tendão para reduzir a inflamação e aliviar a dor. Existem diferentes tipos de infiltrações, cada uma com suas características e indicações específicas:

  1. Infiltrações de Corticosteroides:
    • Descrição: Os corticosteroides são poderosos agentes anti-inflamatórios. A infiltração de corticosteroides envolve a injeção de uma mistura de um corticosteroide (como a triancinolona ou a betametasona) e um anestésico local na área afetada.
    • Indicações: É indicada principalmente em casos de tenossinovite onde há uma inflamação significativa.
    • Efeitos: Pode proporcionar alívio rápido e significativo da dor e da inflamação. No entanto, o efeito pode ser temporário e, em alguns casos, pode ser necessário repetir o procedimento.
  2. Infiltrações de Plasma Rico em Plaquetas (PRP):
    • Descrição: O PRP é preparado a partir do sangue do próprio paciente. O sangue é centrifugado para concentrar as plaquetas, que são ricas em fatores de crescimento que ajudam na cicatrização dos tecidos.
    • Indicações: Usado em casos de lesões tendinosas crônicas, onde se pretende estimular um processo de cura mais natural.
    • Efeitos: Pode promover a cicatrização do tendão ao longo do tempo, mas os resultados podem variar e geralmente são mais lentos quando comparados aos corticosteroides.
  3. Infiltrações de Ácido Hialurônico:
    • Descrição: O ácido hialurônico é uma substância que ocorre naturalmente nas articulações e ajuda a lubrificar e amortecer.
    • Indicações: Pode ser usado em casos de tenossinovite para melhorar a mobilidade e reduzir a dor, especialmente em articulações como o pulso ou o tornozelo.
    • Efeitos: Proporciona alívio da dor e melhora a função, mas como no PRP, os resultados podem ser mais lentos e menos dramáticos do que com os corticosteroides.

É importante destacar que a escolha do tipo de infiltração depende de vários fatores, incluindo a localização e a severidade da tenossinovite, a presença de condições associadas, a resposta anterior a outros tratamentos e as preferências do paciente.

A infiltração é frequentemente parte de um plano de tratamento mais amplo, que pode incluir repouso, imobilização, fisioterapia e mudanças no uso ou na mecânica do tendão afetado. A decisão de usar infiltrações deve ser tomada em conjunto com o profissional de saúde após uma avaliação cuidadosa.
clinica dr hong jin pai al jau 687

AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP

TRATAMENTO DE DOR FISIOTERAPIA CLINICA HONG JIN PAI

Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP

Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.

O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.

Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.

Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.

As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.

CONSULTA
1
Somos um centro de excelência no tratamento da dor crônica e entendemos como a dor contínua pode afetar todos os aspectos da sua vida.
DIAGNÓSTICO
2
Nós entendemos sua dor e sabemos que uma intervenção bem-sucedida começa com uma avaliação completa e um diagnóstico preciso.
PLANO DE TRATAMENTO
3
Nossa equipe de especialistas pode fornecer uma ampla gama de tratamentos e terapias para ajudá-lo a voltar a viver com qualidade.
RECEPCAO CLINICA HONG JIN PAI
  • 01.Tratamento conservador de dor

    Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica.
  • 02.Excelência em um só lugar

    A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor.
  • 03.Tratamento individualizado

    Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Como é o tratamento inicial?
Em nossa clínica, focamos em tratamentos não cirúrgicos. Para a maioria dos casos, iniciamos um tratamento minimamente invasivo com acupuntura médica + fisioterapia. A duração do tratamento, para dores crônicas, pode ser de pelo menos 1 a 3 meses. Assim como outros tratamentos conservadores (como terapias e exercícios), o sucesso no tratamento depende não apenas da equipe médica, mas também da persistência do paciente em seguir a frequência e o tratamento adequado. Em alguns casos, podemos realizar outros tratamentos para dor, como ondas de choque, toxina botulínica e infiltrações.
Vocês atendem convênio?

Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.

O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.

Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.

O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).

Quais são as terapias físicas para o tratamento da dor crônica?
Estudos mostram que a fisioterapia e exercícios pode atrasar ou mesmo evitar a necessidade de cirurgia. Em alguns casos, pode aliviar a causa raiz da dor de longo prazo, portanto, medicamentos ou cirurgias não são mais necessários. Na Clínica Dr. Hong Jin Pai, oferecemos uma ampla gama de terapias físicas para tratar a dor de longo prazo e diminuir a necessidade de medicação ou cirurgia.
Quais tratamentos para dor são oferecidos?
Oferecemos uma variedade das melhores e mais confiáveis tratamentos não cirúrgicos, desde acupuntura e fisioterapia em um estágio inicial, assim como procedimentos como dry needling, infiltração de pontos gatilhos, toxina botulínica para dor, tratamento por ondas de choque e bloqueios anestésicos. Somos inovadores em nossa abordagem ao tratamento da dor. Entendemos o efeito que a dor crônica pode ter em todos os aspectos da sua vida e adaptamos nossos pacotes de tratamento para atender você. Como parte do seu pacote multidisciplinar de controle da dor, combinaremos os melhores tratamentos terapêuticos e direcionados para fornecer o equilíbrio certo para você.

Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.

Al. Jaú 687 – São Paulo – SP

Atendimento de segunda a sábado.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM-SP: 158074 / RQE: 65523 - 65524 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB. Doutorado em Ciências pela USP. Pesquisador e Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do HC-FMUSP. Diretor de Marketing do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Integrante da Câmara Técnica de Acupuntura do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). Secretário do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED). Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual (SBRET). Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Dor da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Conselho Revisor - Medicina Física e Reabilitação da Journal of the Brazilian Medical Association (AMB).  

1 Comente

Deixe o seu comentário.
  • Tenho Tenossinovite no tornozelo e estou em tratamento com fisioterapia e mobilização. Mas o resultado está sendo demorado eu ter retenção de líquido e minha profissão exige que eu fique muito em pé.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.