CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Acupuntura para ansiedade: um tratamento alternativo

O estresse e a ansiedade são doenças do século XXI. Eles afetam um grande número de pessoas e seu impacto na vida diária, na escola e no trabalho pode ser enorme. Se uma grande parte da sua vida for dominada pela ansiedade, você corre o risco de desenvolver outros problemas de saúde. A acupuntura para ansiedade é um tratamento alternativo que traz ótimos resultados!

Estresse e ansiedade, dois problemas distintos

O estresse e a ansiedade são dois problemas de saúde bastante distintos. Embora o estresse seja uma reação fisiológica a uma situação específica, a ansiedade pode ser descrita como um medo cuja causa é difícil de identificar: uma situação de ansiedade difusa, que pode levar a ataques de ansiedade. O estresse e a ansiedade são acompanhados por sinais e sintomas físicos e mentais.

O estresse é um conjunto de reações fisiológicas que, a princípio, nos ajuda em situações perigosas: o estresse nos permite enfrentar ou escapar do perigo. Porém, quando presente em situações em que nossa sobrevivência não está em jogo, é importante controla-lo.

Situações triviais, como prazos apertados no trabalho, causam algum tipo de estresse para todos. É o acúmulo desses estressores que pode levar a ataques de estresse ou estresse crônico. Fadiga, depressão e problemas digestivos ou de sono podem ser consequências de alto estresse. 

A acupuntura é uma ótima maneira de aliviar tanto o estresse como a ansiedade!

A ansiedade é a sensação de antecipação de uma situação desagradável.

Angústia e ansiedade

A ansiedade é a sensação de antecipação de uma situação desagradável. Se manifesta em sintomas que aparecem antes mesmo do início da situação esperada. As manifestações fisiológicas são muito variadas, como distúrbios do sono, dificuldade de concentração, tensão muscular e sensação de nunca estar totalmente descansado. 

Na fase aguda, pode originar crises de ansiedade, aquela sensação de asfixia com palpitações que às vezes dão a impressão de que a morte é iminente! Nesse caso, é importante consultar rapidamente um profissional para encontrar um tratamento adequado. A acupuntura para ansiedade já se mostrou muito eficaz!

Existem diferentes tipos de manifestações de ansiedade, agrupadas sob o termo transtornos de ansiedade. Sem entrar em detalhes aqui, mas fobias, ansiedade generalizada, transtornos alimentares e transtorno do pânico são formas patológicas de ansiedade. 

acupuntura para ansiedade

Acupuntura para ansiedade

A acupuntura pode tratar um problema de ansiedade e também pode trabalhar nas causas que mais frequentemente causam essas desordens em um nível emocional.

A primeira coisa a fazer é consultar o seu médico. Existem medicamentos que ajudam a acalmar os ataques de ansiedade. Por outro lado, se a causa for um problema psicológico (preocupações e um estado de depressão acentuado), o médico irá recomendá-lo, além do tratamento, que inicie uma psicoterapia para ajudá-lo.

Nos casos em que as causas são menos preocupantes, você pode procurar ajuda com uma terapia como a acupuntura. Algumas sessões podem ser suficientes quando os distúrbios não se estabelecem há muito tempo. 

O primeiro contato com o seu médico acupunturista é para diagnosticar o que está errado e desenvolver um programa de sessões de acupuntura para ansiedade 

O princípio é baseado nos próprios fundamentos da acupuntura, fortemente associada a medicina tradicional chinesa, segundo a qual qualquer problema físico ou psíquico costuma ser refletido em energia vital pobre. Em outras palavras, o fluxo de energia não circula adequadamente e fica estagnado ou bloqueado em alguns lugares. 

A sessão dependerá de cada caso particular. Tratar o sintoma e a causa é essencial. 

Benefícios da acupuntura para ansiedade 

Vemos que nem todas as pessoas são iguais no que diz respeito à ansiedade: algumas sempre são ansiosas por tudo e por nada, enquanto outras não são ansiosas por natureza, mas podem experimentar ataques de ansiedade reais após uma mudança repentina em suas vidas. 

Tanto quanto possível, os eventos que induzem à ansiedade devem ser evitados. O exercício físico regular, saber como relaxar ou meditar também são bons suportes para aprender a dissipar a ansiedade em várias situações. 

Um estudo realizado em 2010 mostrou que a acupuntura para ansiedade tornou possível reduzir significativamente o nível nos indivíduos testados. Também estimulou a proliferação de glóbulos brancos, células que permitem ao corpo se defender contra germes externos. 

De acordo com a medicina tradicional chinesa, a ansiedade é causada por fontes de energia que perturbam o equilíbrio energético. O acupunturista perguntará primeiro ao paciente os motivos da consulta e fará uma avaliação da situação. 

Então, o seu papel será encontrar as zonas que perturbam a circulação da energia para então estimulá-las a fim de restaurar o equilíbrio energético e eliminar os males psicológicos através da acupuntura para ansiedade. Ele colocará as agulhas em locais específicos, geralmente no esterno, pulsos e na base do crânio para pessoas que sofrem de ansiedade.

Converse com o seu médico ou terapeuta e descubra se a acupuntura é realmente uma boa opção para o seu caso. 

Deixe o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Send this to a friend