CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

A Acupuntura Funciona? – Descubra se o método realmente cumpre o que promete

Sim, a acupuntura funciona! Mas, ainda existem muitas pessoas que não têm certeza de que seus efeitos são reais. O método é conhecido e temido por muitos.

Só de pensar em agulhas inseridas no corpo já é o suficiente para fazer muita gente nem cogitar tentar.

Porém, além de praticamente indolor, a acupuntura é um procedimento que garante vários benefícios, e muitos deles são comprovados cientificamente.

Quer entender o motivo por trás do funcionamento dessa técnica? Neste artigo você vai saber o porquê e como a acupuntura funciona, além de descobrir em quais problemas ela pode te ajudar.

A acupuntura é um procedimento que já possui efeitos positivos comprovados cientificamente. Desde a década de 1990, a modalidade é reconhecida como uma especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina. Isso a torna uma opção terapêutica de grande relevância para diversos tratamentos.

Porém, é preciso entender alguns fatores ligados ao tratamento auxiliado pela acupuntura.

Primeiro, é necessário compreender que a técnica não garante milagres, pois serve apenas como um caminho para tratar doenças, estimulando e facilitando o tratamento delas.

Dessa forma, o paciente precisa entender que a acupuntura não trabalha sozinha e que seu trabalho é estimular uma mudança no estilo de vida das pessoas para poder ajudá-las.

Vários estudos demonstram que a acupuntura muitas vezes oferece melhores resultados do que alguns medicamentos, como acontece na depressão.

Muitos estudiosos dedicam seu tempo para entender melhor os efeitos da acupuntura no tratamento de diversas patologias, e esses estudos geram resultados positivos.

Em um estudo realizado no ano de 2007, foram analisados 1.200 pacientes com dor nas costas.

Metade desses pacientes trataram a dor com a acupuntura e a outra metade recebeu tratamentos tradicionais. 

O resultado dos tratamentos tradicionais foi de 27% de eficiência, enquanto a acupuntura se mostrou 50% eficiente.

Além disso, o procedimento não possui contraindicações e não é doloroso, já que as agulhas são bem finas e não causam um desconforto considerável. 

É claro que por conta das agulhadas é possível que em alguns pontos surjam pequenos hematomas locais, mas os efeitos colaterais são muito raros.

Alguns estudos que visam testar a segurança da acupuntura indicam que a quantidade de efeitos negativos do tratamento é bem menor do que medicamentos, como analgésicos.

De qualquer maneira, resultados satisfatórios necessitam de profissionais especializados e experientes.

O funcionamento da acupuntura tradicional se baseia na existência de uma energia que percorre todo o corpo.

Mas, como exatamente a acupuntura funciona?

A acupuntura funciona utilizando espetadas de agulhas muito finas sobre alguns pontos do corpo.

Esses pontos são determinados pelo acupunturista de acordo com o problema a ser tratado.

Isso significa que cada um desses pontos energéticos possui uma função diferente, acessando distintas regiões do corpo.

Os efeitos são variados, e a maioria deles envolve o estímulo e a liberação de substâncias naturais do ser humano que beneficiam cada tratamento.

Então, o funcionamento da acupuntura tradicional se baseia na existência de uma energia que percorre todo o corpo. Qualquer desequilíbrio na distribuição dessa energia pode causar problemas psicológicos e também doenças físicas.

Dessa forma, o objetivo de se aplicar uma agulha em uma determinada região, é que a energia seja estimulada a fluir mais intensamente para determinados pontos, retomando o equilíbrio.

Apesar de ser reconhecida como uma especialidade da medicina ocidental, ainda não se tem certeza de como as agulhas em um pé, por exemplo, podem aliviar uma enxaqueca.

Inscreva-se YouTube - Vídeos de Dor

Em quais problemas a acupuntura pode me ajudar?

Conheça agora alguns problemas de saúde que a acupuntura pode ajudar você a resolver:

Alívio na dor

Muitas pessoas já começaram a questionar a segurança dos analgésicos. Novos estudos realizados sobre a acupuntura têm dado aos pacientes de artrite e dores musculares mais razões para tratar destes problemas com o procedimento tradicional Chinês.

Uma das muitas vantagens da acupuntura, é que os efeitos colaterais do tratamento são muito raros, chegando no máximo a causar alguns hematomas locais por causa das agulhas.

Em comparação ao uso de algumas drogas ou outros tipos de tratamento, essa é uma vantagem bem considerável.

Efeitos colaterais de câncer

A acupuntura pode ajudar a aliviar a náusea e vômito, efeitos colaterais da quimioterapia. 

Uma pesquisa realizada por estudiosos, publicada há alguns anos, demonstra que as sessões de acupuntura combinadas com a utilização de remédios para a náusea resultaram em efeitos mais satisfatórios do que apenas o uso do remédio.

Depressão

Um estudo realizado no final dos anos 90 pela Universidade do Arizona revelou que mulheres clinicamente deprimidas apresentaram resultados positivos em relação ao uso da acupuntura.

Outras pesquisas preliminares sobre a ansiedade e depressão mostraram que os sintomas ansiosos relatados a procedimentos médicos podem ser aliviados com algumas sessões de acupuntura.

Infertilidade

A acupuntura também foi essencial no impulsionamento da efetividade de alguns procedimentos de reprodução médicos de última geração.

Alguns estudos menores descobriram que a adição da acupuntura na tradicional Fertilização In Vitro (FIV) aumenta consideravelmente as chances de sucesso na gravidez. 

Há também algumas evidências de que a acupuntura consegue estimular o fluxo sanguíneo e a produção de óvulos em mulheres que não podem ou não querem utilizar medicações fertilizantes para ajudar a engravidar.

A acupuntura também parece acessar áreas essenciais para produção de óvulos e ovulação nas mulheres: o hipotálamo e a glândula pituitária, duas áreas localizadas no cérebro, que controlam a produção de hormônios, assim como os ovários.

Além disso, a acupuntura pode aumentar a linha uterina quando ela está muito fraca para conseguir suportar uma gravidez, problema comum e que aumenta as chances de aborto.

acupuntura funciona

A acupuntura funciona na ajuda do tratamento de dor crônica

Em uma análise realizada recentemente e publicada na conceituada revista de ciência Archives of Internal Medicine, pesquisadores concluíram que a acupuntura tem um efeito definitivo na redução da dor crônica.

Tratando principalmente da dor nas costas e dor de cabeça, o método possui mais resultados satisfatórios do que procedimentos padrão para dor. 

O estudo revelou efeitos positivos certeiros da acupuntura no tratamento de:

  1. Osteoartrite
  2. Dor de cabeça
  3. Dor nas costas
  4. Dor no pescoço
  5. Dor nos ombros.

 

Os participantes ainda tiveram que indicar o grau da dor que sentiam, de 0 a 100.

Aqueles que iniciaram com uma dor de 60 pontos, demonstraram:

  • Uma queda para 35 pontos quando testaram as agulhas simuladas.
  • 17 pontos de redução ao receberem tratamento padrão, ou seja, aquele que não inclui a acupuntura.
  • Uma média de 30 pontos de redução da dor, que significa 50%, em resposta ao tratamento tradicional de acupuntura, aquele que utiliza agulhas verdadeiras.
Clinica Hong Jin Pai Sao Paulo e1621991307344

RUA SAINT HILAIRE 96 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 / RQE: 67991 | Médico Fisiatra e Neurofisiologista. Formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Residência Médica em Fisiatria e Neurofisiologia Clínica (Eletroneuromiografia, Aplicação de Toxina Botulínica tipo A) pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professor Colaborador do Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa (CEIMEC). Título de Especialista em Acupuntura pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Deixe o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.