AVISO: NOVO LOCAL DE ATENDIMENTO - Rua Saint Hilaire 96 (a 5 minutos da clínica antiga), de segunda a sábado. Maiores informações, entrar em contato via WhatsApp

Estudo: Acupuntura alivia distúrbios do sono da menopausa

Por Dr. Marcus Yu Bin Pai e Equipe


 

A acupuntura pode ajudar a aliviar as perturbações sofridas por mulheres na peri- e pós-menopausa, segundo uma meta-análise e revisão sistemática recente.

 

 

sono menopausa

 

 

“Os achados então descritos mostram uma associação substancial entre acupuntura e melhora das perturbações do sono em mulheres na peri- e pós-menopausa”, escrevem os pesquisadores.

Hsiao-Yean Chiu, RN, PhD, da School of Nursing, College of Nursing, Taipei Medical University, e Sleep Science Center, Taipei Medical University Hospital, Taiwan, e colaboradores apresentam seus achados em um artigo publicado online em 4 de fevereiro, no periódico Obstetrics & Gynecology.

Os pesquisadores incluíram estudos controlados randomizados publicados em inglês e chinês. Incluíram estudos comparando um grupo tratado com acupuntura a grupos controle que receberam intervenções inativas (p. ex., acupuntura simulada) ou ativas (p. ex., ervas chinesas e hipnóticos terapia hormonal) para aliviar as perturbações do sono associadas à menopausa. Os pesquisadores definiram “acupuntura” como acupuntura manual, acupressão, eletroacupuntura, acupuntura a laser ou acupuntura auricular.

Os pesquisadores analisaram 34 estudos que incluíram 2.433 pacientes randomicamente designados, com média de idade igual a 51,1 anos (faixa etária: 44,1-63 anos). A maioria dos estudos envolveram mulheres vivendo na China, sendo que 4 estudos se concentraram em mulheres com câncer de mama. Os estudos usaram os relatos das mulheres sobre melhora do sono, para determinar a eficácia dos tratamentos.

Os pesquisadores graduaram a maioria dos estudos como sendo  de “risco indeterminado ou alto de tendenciosidade no processo de cegamento dos participantes e da equipe, relato seletivo, cegamento da avaliação do resultado, e alocação escondida”.

A acupuntura foi associada ao alívio das perturbações do sono, com uma razão de probabilidade (RP) resumida de 0,12 (intervalo de confiança de 95% [IC95] = 0,14–0,31; P < 0,001), em comparação ao observado com os tratamentos controle. 

Adicionalmente, os participantes dos grupos submetidos à acupuntura mostraram elevações significativas dos níveis séricos de estradiol (diferença agrupada de médias = 7,56 pg/mL; IC95 = 4,03–11,08; P < 0,001). A acupuntura também foi associada a níveis significativamente diminuídos de hormônio folículo-estimulante (diferença agrupada de médias = −6,75 mUI/mL; IC95 = −12,16 a −1,34; P = 0,02) e hormônio luteinizante (diferença agrupada de médias = −2,71; IC95 =  −4,22 a −1,20; P < 0,001).

A probabilidade de perturbações do sono foi significativamente menor em estudos com efeitos amplos das alterações de estradiol sérico acupuntura-induzidas (RP = 0,07; P = 0,02), do que nos estudos com efeitos pequenos a moderados (RP = 0,36; P = 0,02). Os pesquisadores sugerem que os aumentados níveis séricos e estradiol talvez sejam um possível mecanismo subjacente à habilidade da acupuntura de aliviar as perturbações do sono associadas à menopausa.

 

 

“Um estudo conduzido com mulheres no pós-morte indicou que a produção de estradiol gera efeitos termorregulatórios ao induzir vasodilatação periférica na pele (um dos principais efetores da perda de calor), abaixando assim a temperatura corporal central e, subsequentemente, causando o início do sono”, explicam os autores.

 

As elevações do nível sérico de estradiol também foram significativamente maiores em estudos que selecionaram o acuponto de Sanyinjiao, observem os autores (RP = 10,51 vs 1,38; P < 0,001).

 

 

“Recomendamos que a acupuntura seja adotada como alternativa ou terapia complementar para melhorar o sono, adicionalmente às terapias convencionais vigentes (p. ex., terapia hormonal) para mulheres que apresentam perturbações do sono relacionadas à menopausa”, concluem. “Os interessados em adotar a terapia de acupuntura como terapia alternativa à terapia convencional para melhorar as perturbações do sono associadas à menopausa devem conversar com o acupunturista sobre o acuponto de Sanyinjiao, como ponto de acupuntura preferencial para estimulação da secreção de estradiol sérico”.

Send this to a friend