AVISO: Informamos que devido ao COVID-19, estamos fechados temporariamente a princípio até o dia 07/04. Para maiores informações, favor entrar em contato via WhatsApp

Inativações de pontos-gatilho para dores e lombalgias

Infiltrações em pontos-gatilho: Quando devem ser usadas?

Se o motivo de suas dores forem musculares, seu médico pode sugerir uma infiltração em ponto-gatilho (inativação de ponto-gatilho) para alívio da dor miofascial (Síndrome Dolorosa Miofascial).

O que são os pontos-gatilho miofasciais?

complexo do ponto gatilho

Pontos-gatilho miofasciais são focos hipersensíveis nos músculos e na fáscia associada a bandas musculares tensas na Síndrome Dolorosa Miofascial. Pontos-gatilho são diagnosticados por palpação e produzem como resposta uma contração muscular localizada, e um padrão de dor mais distante do local de irritação muscular (dor referida).

Pontos-gatilho muitas vezes não podem ser diagnosticados com exatidão nos estágios mais agudos de dor nas costas, quando os espasmos musculares e inflamações estão presentes.

Inicialmente, os pontos-gatilho e as bandas tensas musculares geralmente respondem a programas de alongamento e correção de posturas com ou sem outras modalidades como alternação entre bolsas quentes e frias na superfície da pele, para diminuir o espasmo e inflamação local.

Caso a dor continua, o médico especialista em dor poderá recomendar a realização do agulhamento seco ou infiltração com anestésicos (como a lidocaína) para inativação de pontos gatilhos e bandas tensas miofasciais.

Que tipo de agulhas são usados?

infiltracao de ponto gatilho 

O agulhamento seco envolve uma fina agulha filiforme que penetra a pele e estimula os pontos-gatilho miofascial subjacente e os tecidos musculares e conjuntivo. A agulha permite que o médico atinja os tecidos-alvo profundos que não sãopalpáveis manualmente .

Os médicos fisiatras usam luvas e equipamento de protecção adequado (EPI) quando realizam o agulhamento seco, consistente com as precauções padrão, guia para prevenção de infecção ambulatorial configurações e padrões OSHA.

As agulhas estéreis são descartadas em um coletor de material médico cortante.

Médicos fisiatras e outros médicos especialistas em dor usam agulhamento seco (ou seja, sem a infiltração de medicamentos), com o objetivo de liberar ou inativar pontos gatilho, para aliviar a dor ou melhorar a amplitude de movimento. A mesoterapia é um procedimento que pode também ser realizada para alívio de dor miofascial.

Como o agulhamento a seco funciona?

anatomia ponto gatilho microscopio

Pesquisas preliminares demonstraram que o agulhamento a seco melhora o controle da dor, reduz a tensão muscular e normaliza as disfunções das placas final motor, que são os locais em que os impulsos nervosos são transmitidos aos músculos.

Isso pode ajudar a acelerar o retorno ativo reabilitação do paciente.

Injeções de ponto-gatillho devem ser reservadas para pacientes que não responderam a intervenções farmacológicas, e é uma intervenção mais direcionada para as primeiras 4 a 6 semanas.

Vídeo demonstrando o agulhamento a seco (ultrassom)

Como são feitas as infiltrações de Ponto-Gatilho?

ponto gatilho

As infiltrações e bloqueios de ponto-gatilho devem ser realizadas sob técnicas adequadas de antisepsia. Há pouca evidência que adicionar corticosteróides na injeção tenha qualquer efeito benéfico.

Pode-se utilizar uma fina agulha de acupuntura, que é até 10 vezes mais fina que as agulhas de injeção comuns. O médico fisiatra palpa a musculatura dolorosa, localiza a banda miofascial tensa e o ponto gatilho, e faz a infiltração local. O paciente pode sentir uma contração local (twitch response), indicando que a infiltração foi realizada no ponto correto, inativando este ponto gatilho miofascial.

Outra técnica possível é o uso de infiltração de pontos gatilho com solução anestésica. Para o conforto do paciente e para ajudar a decidir sobre a eficácia terapêutica, uma injeção de anestesia local, como lidocaína e/ou mepivacaína é possível.

Os estudos de literatura médica mostram que a eficácia do agulhamento a “seco” (ou seja, sem o uso de anestésicos locais) é tão eficaz quanto a infiltração com anestésico. A vantagem do uso de anestésico é a diminuição da possível dor residual após o procedimento.

Devem ser evitadas múltiplas aplicações da injeção no mesmo ponto-gatilho.

Alguns pontos-gatilho podem requerer mais de uma injeção, mas geralmente, não se indicam mais que 3 injeções no mesmo ponto-gatilho na mesma sessão.

Injeções repetidas no mesmo ponto-gatilho podem causar dano na musculatura local e cicatrizes, que podem levar a uma diminuição no resultado funcional.

A infiltração de pontos-gatilho dói?

ponto gatilho trapezio e dor miofascial irradiada

A maioria dos pacientes não vai nem sentir a agulha penetrar na pele, mas uma vez que ela avance no músculo com bandas tensas e pontos sensíveis, o desconforto pode variar de paciente para paciente.

Normalmente, um músculo saudável sente muito pouco desconforto após a inserção da agulha; no entanto, se o músculo é sensível e encurtado ou contém pontos-gatilho ativos, o sujeito pode sentir uma sensação muito parecida com uma cãibra muscular, muitas vezes referida como uma “contração muscular súbita” (local twitch response).

A resposta de contração também tem uma característica bioquímica ao procedimento, o que provavelmente afeta a reação do músculo, sintomas e resposta do tecido. Juntamente com a saúde do tecido, a experiência do médico pode também estar relacionada à variação do desconforto e dos resultados obtidos com o agulhamento.

O paciente pode apenas sentir uma sensação de dor e contração local, ou pode sentir um leve espasmo muscular ou sintomas semelhantes, para o qual eles estão buscando tratamento. Uma reprodução de sua dor pode ser um indicador útil de diagnóstico da causa dos sintomas.

Os pacientes, assim, podem aprender a reconhecer essa sensação, resultado da desativação do ponto-gatilho, com consequente redução da dor e restauração do comprimento normal e função do músculo tratado.

Em quanto tempo sentirei benefícios?

musculatura pontos gatilhos mapa

Normalmente, resultados positivos são aparentes dentro de 2-4 sessões de tratamento, mas os benefícios podem variar dependendo da causa e duração dos sintomas, quantidade de bandas tensas e pontos-gatilho sendo tratados e saúde geral do paciente.

O agulhamento seco é um tratamento eficaz para a dor aguda e crônica, reabilitação de lesões e até mesmo prevenção de dor e lesão, com muito poucos efeitos secundários.

Esta técnica é inigualável em encontrar e eliminar a disfunção neuromuscular que leva à dor e déficits funcionais.

 

Injeções de ponto-gatilho não devem ser realizadas isoladamente, mas em conjunto com um programa de exercícios.

Um acompanhamento especializado após as injeções é necessário para avaliar as respostas do paciente à injeção e para acompanhar seu progresso no programa de reabilitação.

A infiltração do ponto gatilho pode trazer alívio analgésico e relaxamento muscular praticamente imediatos, com melhora da dor e da amplitude de movimento da musculatura tratada.

Pergunte ao seu médico fisiatra sobre este procedimento.

Como parte de sua formação de especialização médica, o médico fisiatra é bem treinado quanto a anatomia e tratamento terapêutico do corpo.

O “agulhamento a seco” pode ser considerado parte da acupuntura?

pontos gatilhos pes 

O “agulhamento a seco” foi descrito pela primeira vez há mais de 2.000 anos atrás no mais antigo e mais completo existente Tratado médico Chinês, o Livro do Imperador Amarelo (Huangdi Neijing), onde é discutido em detalhes o uso de pontos tensos ou dolorosos, também conhecido como “pontos de gatilho” ou “pontos motores”, para tratar a dor e disfunção, particularmente do sistema neuromusculoesquelético.

No livro, o autor simplesmente descreveu que o “agulhamento a seco” envolvia inserir uma agulha de acupuntura em um ponto doloroso ou contraturado, e então manipular adequadamente essa agulha (rotação e/ou pistonagem) para fins terapêuticos.

 

RESUMINDO

O que é um ponto-gatilho?

Um ponto gatilho é uma banda tensa do músculo esquelético, localizada dentro de um grupo muscular maior. Pontos-gatilho podem ser sensíveis ao toque, e a manipulação ou palpação de um ponto-gatilho pode causar dor para outras partes do corpo (dor referida).

Por que realizar o agulhamento seco?

Em casos quando o agulhamento seco é usado por médicos fisiatras, é tipicamente uma técnica que faz parte de um plano de tratamento de reabilitação maior, que deve incluir cinesioterapia, correção de fatores causais (como posturas erradas) e tratamento farmacológico associado, se necessário.

 

3 Comentários

Deixe o seu comentário.

Deixe o seu comentário

Send this to a friend