CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Inativações de pontos-gatilho para dores e lombalgias

O que são os pontos-gatilho miofasciais?

Trigger Point ou Ponto Gatilho

Pontos-gatilho miofasciais são focos hipersensíveis nos músculos e na fáscia associada a bandas musculares tensas na Síndrome Dolorosa Miofascial.

Pontos-gatilho são diagnosticados por palpação e produzem como resposta uma contração muscular localizada, e um padrão de dor mais distante do local de irritação muscular (dor referida).

Pontos-gatilho muitas vezes não podem ser diagnosticados com exatidão nos estágios mais agudos de dor nas costas, quando os espasmos musculares e inflamações estão presentes.

Inicialmente, os pontos-gatilho e as bandas tensas musculares geralmente respondem a programas de alongamento e correção de posturas com ou sem outras modalidades como alternação entre bolsas quentes e frias na superfície da pele, para diminuir o espasmo e inflamação local.

Caso a dor continua, o médico especialista em dor poderá recomendar a realização do agulhamento seco ou infiltração com anestésicos (como a lidocaína) para inativação de pontos gatilhos e bandas tensas miofasciais.

 

Focos hipersensíveis nos músculos

Presença de contraturas e bandas tensas miotendíneas, com espasmo e dor muscular

Dor local

Pode gerar dor local, com limitação de movimento e dor espontânea ou à digito-pressõa.

Dor irradiada (referida)

A dor, com a evolução dos sintomas, pode se irradiar para outros territórios do mesmo dermátomo ou miótomo

Alteração de sensibilidade

Pode ocorrer sensibilização periférica ou central, com presença de alodínea e alterações sensitivas

Diagnóstico clínico

O diagnóstico é geralmente clínico. Exames como ultrassonografia podem ajudar em alguns casos crônicos

Responde a procedimentos locais

Procedimentos minimamente invasivos como agulhamento seco, infiltrações de ponto-gatilho, acupuntura e ondas de choque podem ajudar no alívio e resolução dos sintomas

Que tipo de agulhas são usados?

Infiltracoes de pontos gatilhos

O agulhamento seco envolve uma fina agulha filiforme que penetra a pele e estimula os pontos-gatilho miofascial subjacente e os tecidos musculares e conjuntivo. A agulha permite que o médico atinja os tecidos-alvo profundos que não são palpáveis manualmente .

Os médicos fisiatras usam luvas e equipamento de protecção adequado (EPI) quando realizam o agulhamento seco, consistente com as precauções padrão, guia para prevenção de infecção ambulatorial configurações e padrões OSHA.

As agulhas estéreis são descartadas em um coletor de material médico cortante.

Médicos fisiatras e outros médicos especialistas em dor usam agulhamento seco (ou seja, sem a infiltração de medicamentos), com o objetivo de liberar ou inativar pontos gatilho, para aliviar a dor ou melhorar a amplitude de movimento.

A mesoterapia é um procedimento que pode também ser realizada para alívio de dor miofascial.

Como o agulhamento a seco funciona?

anatomia ponto gatilho microscopio

 

Pesquisas preliminares demonstraram que o agulhamento a seco melhora o controle da dor, reduz a tensão muscular e normaliza as disfunções das placas final motor, que são os locais em que os impulsos nervosos são transmitidos aos músculos.

Isso pode ajudar a acelerar o retorno ativo reabilitação do paciente.

Injeções de ponto-gatillho devem ser reservadas para pacientes que não responderam a intervenções farmacológicas, e é uma intervenção mais direcionada para as primeiras 4 a 6 semanas.

Como são feitas as infiltrações de Ponto-Gatilho?

As infiltrações e bloqueios de ponto-gatilho devem ser realizadas sob técnicas adequadas de antisepsia. Há pouca evidência que adicionar corticosteróides na injeção tenha qualquer efeito benéfico.

Pode-se utilizar uma fina agulha de acupuntura, que é até 10 vezes mais fina que as agulhas de injeção comuns.

O médico palpa a musculatura dolorosa, localiza a banda miofascial tensa e o ponto gatilho, e faz a infiltração local. O paciente pode sentir uma contração local (twitch response), indicando que a infiltração foi realizada no ponto correto, inativando este ponto gatilho miofascial.

Outra técnica possível é o uso de infiltração de pontos gatilho com solução anestésica. Para o conforto do paciente e para ajudar a decidir sobre a eficácia terapêutica, uma injeção de anestesia local, como lidocaína e/ou mepivacaína é possível.

Os estudos de literatura médica mostram que a eficácia do agulhamento a “seco” (ou seja, sem o uso de anestésicos locais) é tão eficaz quanto a infiltração com anestésico. A vantagem do uso de anestésico é a diminuição da possível dor residual após o procedimento.

Devem ser evitadas múltiplas aplicações da injeção no mesmo ponto-gatilho.

Alguns pontos-gatilho podem requerer mais de uma injeção, mas geralmente, não se indicam mais que 3 injeções no mesmo ponto-gatilho na mesma sessão.

Injeções repetidas no mesmo ponto-gatilho podem causar dano na musculatura local e cicatrizes, que podem levar a uma diminuição no resultado funcional.

A infiltração de pontos-gatilho dói?

Dor referida Cervicalgia e cefaleia tensional dor miofascial

Dor referida Cervicalgia e cefaleia tensional dor miofascial

 

A maioria dos pacientes não vai nem sentir a agulha penetrar na pele, mas uma vez que ela avance no músculo com bandas tensas e pontos sensíveis, o desconforto pode variar de paciente para paciente.

Normalmente, um músculo saudável sente muito pouco desconforto após a inserção da agulha; no entanto, se o músculo é sensível e encurtado ou contém pontos-gatilho ativos, o sujeito pode sentir uma sensação muito parecida com uma cãibra muscular, muitas vezes referida como uma “contração muscular súbita” (local twitch response).

A resposta de contração também tem uma característica bioquímica ao procedimento, o que provavelmente afeta a reação do músculo, sintomas e resposta do tecido. Com a saúde do tecido, a experiência do médico pode também estar relacionada à variação do desconforto e dos resultados obtidos com o agulhamento.

O paciente pode apenas sentir uma sensação de dor e contração local, ou pode sentir um leve espasmo muscular, ou sintomas semelhantes, para o qual eles estão buscando tratamento. Uma reprodução de sua dor pode ser um indicador útil de diagnóstico da causa dos sintomas.

Os pacientes, assim, podem aprender a reconhecer essa sensação, resultado da desativação do ponto-gatilho, com consequente redução da dor e restauração do comprimento normal e função do músculo tratado.

 

Em quanto tempo sentirei benefícios?

Sindrome Dolorosa Miofascial

Sindrome Dolorosa Miofascial

 

Normalmente, resultados positivos são aparentes dentro de 2-4 sessões de tratamento, mas os benefícios podem variar dependendo da causa e duração dos sintomas, quantidade de bandas tensas e pontos-gatilho sendo tratados e saúde geral do paciente.

O agulhamento seco é um tratamento eficaz para a dor aguda e crônica, reabilitação de lesões e até mesmo prevenção de dor e lesão, com muito poucos efeitos secundários.

Esta técnica é inigualável em encontrar e eliminar a disfunção neuromuscular que leva à dor e déficits funcionais.

Injeções de ponto-gatilho não devem ser realizadas isoladamente, mas em conjunto com um programa de exercícios.

Um acompanhamento especializado após as injeções é necessário para avaliar as respostas do paciente à injeção e para acompanhar seu progresso no programa de reabilitação.

A infiltração do ponto gatilho pode trazer alívio analgésico e relaxamento muscular praticamente imediatos, com melhora da dor e da amplitude de movimento da musculatura tratada.

Pergunte ao seu médico fisiatra sobre este procedimento.

Como parte de sua formação de especialização médica, o médico fisiatra é bem treinado quanto a anatomia e tratamento terapêutico do corpo.

O “agulhamento a seco” pode ser considerado parte da acupuntura? 

O “agulhamento a seco” foi descrito pela primeira vez há mais de 2.000 anos atrás no mais antigo e mais completo existente Tratado médico Chinês, o Livro do Imperador Amarelo (Huangdi Neijing), onde é discutido em detalhes o uso de pontos tensos ou dolorosos, também conhecido como “pontos de gatilho” ou “pontos motores”, para tratar a dor e disfunção, particularmente do sistema neuromusculoesquelético.

No livro, o autor simplesmente descreveu que o “agulhamento a seco” envolvia inserir uma agulha de acupuntura em um ponto doloroso ou contraturado, e então manipular adequadamente essa agulha (rotação e/ou pistonagem) para fins terapêuticos.

 

RESUMO:

O que é um ponto-gatilho?

Um ponto gatilho é uma banda tensa do músculo esquelético, localizada dentro de um grupo muscular maior. Pontos-gatilho podem ser sensíveis ao toque, e a manipulação ou palpação de um ponto-gatilho pode causar dor para outras partes do corpo (dor referida).

 

 

Por que realizar o agulhamento seco?

Em casos quando o agulhamento seco é usado por médicos fisiatras, é tipicamente uma técnica que faz parte de um plano de tratamento de reabilitação maior, que deve incluir cinesioterapia, correção de fatores causais (como posturas erradas) e tratamento farmacológico associado, se necessário.

 

 

Atualizado em 22/12/2020

 

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM-SP: 158074 / RQE: 65523 - 65524 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB. Doutorando em Ciências pela USP. Pesquisador e Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do HC-FMUSP. Diretor de Marketing do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Integrante da Câmara Técnica de Acupuntura do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). Secretário do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED). Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual (SBRET). Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Dor da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Conselho Revisor - Medicina Física e Reabilitação da Journal of the Brazilian Medical Association (AMB).  

3 Comentários

Deixe o seu comentário.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos relacionados

Send this to a friend