Índice do Artigo
Infiltrações em pontos-gatilho: Quando devem ser usadas?
Se o motivo de suas dores forem musculares, seu médico pode sugerir uma infiltração em ponto-gatilho (inativação de ponto-gatilho) para alívio da dor miofascial (Síndrome Dolorosa Miofascial).
O que são os pontos-gatilho miofasciais?

Pontos-gatilho miofasciais são focos hipersensíveis nos músculos e na fáscia associada a bandas musculares tensas na Síndrome Dolorosa Miofascial.
Pontos-gatilho são diagnosticados por palpação e produzem como resposta uma contração muscular localizada, e um padrão de dor mais distante do local de irritação muscular (dor referida).
Pontos-gatilho muitas vezes não podem ser diagnosticados com exatidão nos estágios mais agudos de dor nas costas, quando os espasmos musculares e inflamações estão presentes.
Inicialmente, os pontos-gatilho e as bandas tensas musculares geralmente respondem a programas de alongamento e correção de posturas com ou sem outras modalidades como alternação entre bolsas quentes e frias na superfície da pele, para diminuir o espasmo e inflamação local.
Caso a dor continua, o médico especialista em dor poderá recomendar a realização do agulhamento seco ou infiltração com anestésicos (como a lidocaína) para inativação de pontos gatilhos e bandas tensas miofasciais.
Focos hipersensíveis nos músculos
Presença de contraturas e bandas tensas miotendíneas, com espasmo e dor muscular
Dor local
Pode gerar dor local, com limitação de movimento e dor espontânea ou à digito-pressõa.
Dor irradiada (referida)
A dor, com a evolução dos sintomas, pode se irradiar para outros territórios do mesmo dermátomo ou miótomo
Alteração de sensibilidade
Pode ocorrer sensibilização periférica ou central, com presença de alodínea e alterações sensitivas
Diagnóstico clínico
O diagnóstico é geralmente clínico. Exames como ultrassonografia podem ajudar em alguns casos crônicos
Responde a procedimentos locais
Procedimentos minimamente invasivos como agulhamento seco, infiltrações de ponto-gatilho, acupuntura e ondas de choque podem ajudar no alívio e resolução dos sintomas
Que tipo de agulhas são usados?
O agulhamento seco envolve uma fina agulha filiforme que penetra a pele e estimula os pontos-gatilho miofascial subjacente e os tecidos musculares e conjuntivo. A agulha permite que o médico atinja os tecidos-alvo profundos que não são palpáveis manualmente .
Os médicos fisiatras usam luvas e equipamento de protecção adequado (EPI) quando realizam o agulhamento seco, consistente com as precauções padrão, guia para prevenção de infecção ambulatorial configurações e padrões OSHA.
As agulhas estéreis são descartadas em um coletor de material médico cortante.
Médicos fisiatras e outros médicos especialistas em dor usam agulhamento seco (ou seja, sem a infiltração de medicamentos), com o objetivo de liberar ou inativar pontos gatilho, para aliviar a dor ou melhorar a amplitude de movimento.
A mesoterapia é um procedimento que pode também ser realizada para alívio de dor miofascial.
Como o agulhamento a seco funciona?
Pesquisas preliminares demonstraram que o agulhamento a seco melhora o controle da dor, reduz a tensão muscular e normaliza as disfunções das placas final motor, que são os locais em que os impulsos nervosos são transmitidos aos músculos.
Isso pode ajudar a acelerar o retorno ativo reabilitação do paciente.
Injeções de ponto-gatillho devem ser reservadas para pacientes que não responderam a intervenções farmacológicas, e é uma intervenção mais direcionada para as primeiras 4 a 6 semanas.
Como são feitas as infiltrações de Ponto-Gatilho?
As infiltrações e bloqueios de ponto-gatilho devem ser realizadas sob técnicas adequadas de antisepsia. Há pouca evidência que adicionar corticosteróides na injeção tenha qualquer efeito benéfico.
Pode-se utilizar uma fina agulha de acupuntura, que é até 10 vezes mais fina que as agulhas de injeção comuns.
O médico palpa a musculatura dolorosa, localiza a banda miofascial tensa e o ponto gatilho, e faz a infiltração local. O paciente pode sentir uma contração local (twitch response), indicando que a infiltração foi realizada no ponto correto, inativando este ponto gatilho miofascial.
Outra técnica possível é o uso de infiltração de pontos gatilho com solução anestésica. Para o conforto do paciente e para ajudar a decidir sobre a eficácia terapêutica, uma injeção de anestesia local, como lidocaína e/ou mepivacaína é possível.
Os estudos de literatura médica mostram que a eficácia do agulhamento a “seco” (ou seja, sem o uso de anestésicos locais) é tão eficaz quanto a infiltração com anestésico. A vantagem do uso de anestésico é a diminuição da possível dor residual após o procedimento.
Devem ser evitadas múltiplas aplicações da injeção no mesmo ponto-gatilho.
Alguns pontos-gatilho podem requerer mais de uma injeção, mas geralmente, não se indicam mais que 3 injeções no mesmo ponto-gatilho na mesma sessão.
Injeções repetidas no mesmo ponto-gatilho podem causar dano na musculatura local e cicatrizes, que podem levar a uma diminuição no resultado funcional.
A infiltração de pontos-gatilho dói?

Dor referida Cervicalgia e cefaleia tensional dor miofascial
A maioria dos pacientes não vai nem sentir a agulha penetrar na pele, mas uma vez que ela avance no músculo com bandas tensas e pontos sensíveis, o desconforto pode variar de paciente para paciente.
Normalmente, um músculo saudável sente muito pouco desconforto após a inserção da agulha; no entanto, se o músculo é sensível e encurtado ou contém pontos-gatilho ativos, o sujeito pode sentir uma sensação muito parecida com uma cãibra muscular, muitas vezes referida como uma “contração muscular súbita” (local twitch response).
A resposta de contração também tem uma característica bioquímica ao procedimento, o que provavelmente afeta a reação do músculo, sintomas e resposta do tecido. Com a saúde do tecido, a experiência do médico pode também estar relacionada à variação do desconforto e dos resultados obtidos com o agulhamento.
O paciente pode apenas sentir uma sensação de dor e contração local, ou pode sentir um leve espasmo muscular, ou sintomas semelhantes, para o qual eles estão buscando tratamento. Uma reprodução de sua dor pode ser um indicador útil de diagnóstico da causa dos sintomas.
Os pacientes, assim, podem aprender a reconhecer essa sensação, resultado da desativação do ponto-gatilho, com consequente redução da dor e restauração do comprimento normal e função do músculo tratado.
Em quanto tempo sentirei benefícios?

Sindrome Dolorosa Miofascial
Normalmente, resultados positivos são aparentes dentro de 2-4 sessões de tratamento, mas os benefícios podem variar dependendo da causa e duração dos sintomas, quantidade de bandas tensas e pontos-gatilho sendo tratados e saúde geral do paciente.
O agulhamento seco é um tratamento eficaz para a dor aguda e crônica, reabilitação de lesões e até mesmo prevenção de dor e lesão, com muito poucos efeitos secundários.
Esta técnica é inigualável em encontrar e eliminar a disfunção neuromuscular que leva à dor e déficits funcionais.
Um acompanhamento especializado após as injeções é necessário para avaliar as respostas do paciente à injeção e para acompanhar seu progresso no programa de reabilitação.
A infiltração do ponto gatilho pode trazer alívio analgésico e relaxamento muscular praticamente imediatos, com melhora da dor e da amplitude de movimento da musculatura tratada.
Pergunte ao seu médico fisiatra sobre este procedimento.
Como parte de sua formação de especialização médica, o médico fisiatra é bem treinado quanto a anatomia e tratamento terapêutico do corpo.
O “agulhamento a seco” pode ser considerado parte da acupuntura?
O “agulhamento a seco” foi descrito pela primeira vez há mais de 2.000 anos atrás no mais antigo e mais completo existente Tratado médico Chinês, o Livro do Imperador Amarelo (Huangdi Neijing), onde é discutido em detalhes o uso de pontos tensos ou dolorosos, também conhecido como “pontos de gatilho” ou “pontos motores”, para tratar a dor e disfunção, particularmente do sistema neuromusculoesquelético.
No livro, o autor simplesmente descreveu que o “agulhamento a seco” envolvia inserir uma agulha de acupuntura em um ponto doloroso ou contraturado, e então manipular adequadamente essa agulha (rotação e/ou pistonagem) para fins terapêuticos.
RESUMO:
O que é um ponto-gatilho?
Um ponto gatilho é uma banda tensa do músculo esquelético, localizada dentro de um grupo muscular maior. Pontos-gatilho podem ser sensíveis ao toque, e a manipulação ou palpação de um ponto-gatilho pode causar dor para outras partes do corpo (dor referida).
Por que realizar o agulhamento seco?
Em casos quando o agulhamento seco é usado por médicos fisiatras, é tipicamente uma técnica que faz parte de um plano de tratamento de reabilitação maior, que deve incluir cinesioterapia, correção de fatores causais (como posturas erradas) e tratamento farmacológico associado, se necessário.
Atualizado em 22/12/2020
4 Comentários
Deixe o seu comentário.
Fiz duas infiltração so que a dor não melhorou totalmente e normal que aconteça isso
Como desativar um ponto gatilho no oblíquo interno?
Ola.
gostaria de saber se posso fazer a automassagem nestes pontos gatilho
se e aconselhável.