A Síndrome Cruzada Superior é caracterizada pela alteração postural associada ao encurtamento de alguns músculos e inibição da força de outros em padrão cruzado. Esse padrão postural errado está sendo observado em grande parte da população em diversas atividades do dia a dia.
Quantas horas você tem ficado por dia com a cabeça inclinada para frente? As possibilidades de quem possui um telefone celular, tablet, laptop ou computador desktop é de que passe o dia visualizando esse dispositivo. A postura em frente ao computador é a pior postura agravante.
Com o uso acentuado de dispositivos móveis, os pacientes têm apresentado essa alteração, apresentando a postura com anteriorização da cabeça, aumento da lordose cervical e da cifose dorsal, assim como elevação e anteriorização do ombro e escápula alada, provocando um “desbalanço” muscular acentuado.
O diagnóstico feito de forma separada, seja o de patologia cervical ou da patologia do ombro, não irá resolver o quadro clínico do paciente como um todo. Os pacientes que retornam com dores recorrentes, já que só uma porção do problema foi solucionado.
Essa condição causa um desequilíbrio que leva à cervicalgia, dorsalgia ou lombalgia.

Os músculos enfraquecidos são:
- Trapézio inferior;
- Romboides;
- Serrátil anterior;
- Flexores profundos do pescoço.
Os músculos tensionados são:
- Trapézio superior;
- Elevador da escapula;
- Peitorais.
O ciclo vicioso de movimentos incorretos, uso desequilibrado das articulações, gerando disfunção e desequilíbrio ocasiona dores que se agravam com o sedentarismo e estilo de vida.
Principais sintomas da SCS:
- Dor de cabeça;
- Tensão cervical;
- Dor na região dorsal;
- Dor e crepitação no ombro e leve formigamento que se estende pelo membro superior.
Saiba que o tratamento pode ter excelentes resultados! Um desses tratamentos é a correção postural e o fortalecimento muscular.
Um dos protocolos nesse sentido, é o RPG, o pilates terapêutico e a acupuntura, todos com ótimos resultados.
Quando apresentar sinal das dores, procure logo um médico especialista ou um fisioterapeuta.
A quiropraxia também pode ajudar nesses casos, corrigindo os desalinhamentos vertebrais, buscando tratar a musculatura envolvida e oferecendo as dicas necessárias para que haja mudança de padrão.
Ajustes no ambiente de trabalho, exercícios de alongamentos irão melhorar a postura e a coordenação muscular.
Alguns exercícios que você pode ajudar melhorar sua postura:
- Alongamento de trapézio;
- Alongamento do Elevador da Escápula;
- Alongamento ou relaxamento da região do tórax;
- Exercícios de fortalecimento;
- Aproximar as escápulas;
Além desses alongamentos e exercícios, nos visite que iremos te ajudar em seu tratamento com outros exercícios para a síndrome cruzada superior.
O Fisioterapeuta irá reduzir o estresse postural e tratar de forma eficiente, restaurando o equilíbrio muscular, alongar os músculos tensos e fortalecer músculos estabilizadores profundos, isso é necessário, pois músculos fortes garantem estabilidade para a coluna.
Além da prática de exercício, o paciente necessita sentar de maneira adequada e usar suporte para notebook, melhorar a postura e qualidade de vida. A equipe interdisciplinar proporcionara um bom êxito no tratamento.