Tensão muscular, estresse, má postura, escolha incorreta do travesseiro ou do colchão, dentre diversos outros fatores podem provocar dores na região cervical.
Assim como são variadas as causas, também existem diferentes tratamentos para o sintoma, um deles, e talvez o mais curioso, é o adesivo para dor no pescoço.
Leia também: Dor no pescoço: causas, tipos e quando se preocupar
Ao longo deste artigo você irá conhecer 3 tipos de adesivo para dor no pescoço e entender como cada um deles funciona.
Bandagem elástica
A bandagem elástica é uma fita adesiva sem medicamento que ajuda a aliviar dores musculares e a reabilitar disfunções ortopédicas ou neurológicas.
O método é fruto da Therapy Taping, muito utilizada por atletas de diversos países da América Latina.
Por ser um estímulo externo que fica na pele 24 horas por dia, por aproximadamente cinco a sete dias, a bandagem contribui para que estímulos sensoriais adequados sejam enviados ao cérebro, possibilitando atingir o objetivo desejado.
Os resultados da aplicação da bandagem para dor no pescoço são realmente promissores, em especial quando a terapia é associada a modalidades convencionais.
Como funciona esse adesivo para dor no pescoço?
Se as bandagens não liberam nenhum tipo de medicamento, como então elas ajudam a aliviar a dor no pescoço? Essa é a pergunta que você deve estar se fazendo agora.
O efeito benéfico acontece por causa da pressão provocada na área que se sobrepõe aos incômodos.
Além disso, a aplicação faz com que haja um constante estímulo da região, o que aponta para o corpo uma mudança, importante para que ele se mobilize a resolver a situação.
Conheça os benefícios
Além de aliviar a dor no pescoço, a bandagem elástica oferece ainda outros benefícios que fazemos questão de citar:
Melhora a circulação
Ao pressionar e movimentar a área tratada, o adesivo promove a circulação sanguínea e linfática, efeitos importantes para a recuperação de lesões.
Pode ser aplicada a outros locais
As bandagens também podem ajudar no controle de dores nas costas e nas articulações, já que levantam a pele de forma sutil para aliviar a pressão exercida nos receptores de dor.
Otimizam a performance
A bandagem também pode te ajudar a melhorar o seu desempenho na prática de atividades físicas. Para isso, é preciso posicionar o adesivo antes do treino, posicionando-o adequadamente para que ajude na contração muscular e reduza desconfortos já presentes.
Outra vantagem de utilizar a bandagem durante o treino é a prevenção de lesões, já que ela limita o movimento evitando que você ultrapasse certos limites saudáveis.
Como usar
É muito importante que você saiba posicionar o adesivo adequadamente para que alcance os resultados esperados.
Confira o passo a passo abaixo:
- Dobre o pescoço para a frente para esticar os músculos (esplênio, omo-hioideo, esterno-hioideo, angular da omoplata, trapézio superior, escaleno e esternocleidomastoideo), como se estivesse tentando tocar o queixo nele.
- Alongue o quanto conseguir, até sentir uma sensação de tração forte.
- Tenha cuidado para não ultrapassar os limites do seu corpo e mantenha os pés firmados no chão.
- Cole as bandagens em “V” invertido, começando apenas 1 cm abaixo da linha do cabelo.
- Retire o plástico do adesivo enquanto cola a bandagem à pele, como se estivesse colocando um band-aid.
- À medida que coloca as tiras, estique-as em cerca de 10 a 15%.
- O adesivo deve terminar perto do músculo trapézio, que está logo acima do ombro.
- Esfregue para aquecer a cola. Uma boa fricção é essencial para garantir que a bandagem fique bem aderente.
Adesivo de analgésico
Existem dezenas de adesivos analgésicos para dor no pescoço, que também pode beneficiar outros tipos de dores, até mesmo aquelas originadas por contusões ou traumas, além de contribuir no tratamento de cãibras e torcicolos.
Como funciona esse adesivo para dor no pescoço?
Ele é recomendado para tratar regiões com dor e inflamação. Seus efeitos têm início com um resfriamento da região, que depois é aquecida. Os benefícios incluem redução da dor e controle da inflamação, resultados das mudanças circulatórias provocadas pela variação da temperatura local.
Como usar
Novamente, é necessário saber utilizar adequadamente o adesivo para dor no pescoço.
Vamos ao passo a passo:
- Segure firmemente ambas as extremidades do adesivo e puxe delicadamente até que o filme seja separado ao meio.
- Remova cuidadosamente a menor parte do filme plástico e aplique a parte exposta sobre a região a tratar.
- Colada a menor parte do filme plástico, remoça com cuidado o restante do filme, terminando de colar o adesivo à pele.
Cada adesivo pode ser deixado na pele por até 8 horas, ou seja, podem ser usados um máximo de 3 adesivos por dia.
Possíveis efeitos colaterais
Embora efeitos colaterais sejam raros, podem ocorrer reações alérgicas, marcadas por vermelhidão, inchaço e coceira na pele.
O medicamento é contraindicado para pessoas que possuem doenças graves, feridas ou rachaduras na pele, ou que tenham alergia a algum de seus componentes.
Outros adesivos e opções
Outros analgésicos e adesivos também estão disponíveis em diferentes formatos: spray, gel e adesivo[1]Nalamachu S, Gudin J. Characteristics of analgesic patch formulations. Journal of Pain Research. 2020;13:2343..
Podem ser indicados para aliviar dores e inflamações, além de contribuir para controle da fadiga muscular e da rigidez nos ombros. Também pode ser recomendado em casos de pancadas, contusões, nevralgia e dores articulares.
Como funciona esse adesivo para dor no pescoço?
Seus componentes podem incluir Salicilato de metila, levomentol e cânfora, por isso, possui potencial analgésico e anti-inflamatório.
Como usar
Siga corretamente o modo de usar e em casos de dúvidas, não deixe de pedir informações ao farmacêutico.
Veja o passo a passo:
- Lave a região de aplicação e deixa-a bem sequinha.
- Retire o filme plástico e aplique o emplastro na região afetada.
- Faça isso de 2 a 3 vezes ao dia, evitando deixar o emplastro colocado por mais de 8 horas.
Possíveis efeitos colaterais
Seguindo as orientações do seu médico, dificilmente você terá problemas. Contudo, vale exemplificar os efeitos colaterais mais comuns para que fique atento: irritação local, coceira, vermelhidão, erupção, aparecimento de bolhas, descamação, manchas, reações no local de aplicação e eczema.
O medicamento é ainda contraindicado para pacientes com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes presentes na fórmula, mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
Embora o adesivo possa te ajudar a aliviar a dor no pescoço, não deixe de investigar a causa do sintoma. Se necessário, procure ajuda médica.
Leia também: Dor no pescoço: causas, tipos e quando se preocupar
Adesivo de lidocaína para dor
Patches com lidocaína 5% (um anestésico) podem ser prescritos para tratamento de dor periférica, nociceptiva ou neuropática (indicação usual), principalmente em regiões com sensibilidade ao toque[2]Comer AM, Lamb HM. Lidocaine patch 5%. Drugs. 2000 Feb;59(2):245-9..
Os anestésicos locais funcionam por impedir que os sinais de dor cheguem ao cérebro.
Os adesivos de lidocaína são indicados para o tratamento de diversas patologias álgicas, como neuralgia pós-herpética, polineuropatia diabética e síndrome do túnel do carpo.
Podem ser prescritas também para o tratamento de dor aguda ou dor crônica do pescoço, região cervical e cintura escapular[3]Argoff CE. New analgesics for neuropathic pain: the lidocaine patch. The Clinical journal of pain. 2000 Jun 1;16(2 Suppl):S62-6..
Podem ser utilizados por até 12 horas. Após, deve-se dar um período de descanso e reaplicá-los após mais 12 horas.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.
Referências Bibliográficas
↑1 | Nalamachu S, Gudin J. Characteristics of analgesic patch formulations. Journal of Pain Research. 2020;13:2343. |
---|---|
↑2 | Comer AM, Lamb HM. Lidocaine patch 5%. Drugs. 2000 Feb;59(2):245-9. |
↑3 | Argoff CE. New analgesics for neuropathic pain: the lidocaine patch. The Clinical journal of pain. 2000 Jun 1;16(2 Suppl):S62-6. |