AVISO: Retornaremos o atendimento parcialmente a partir de 07/04. Para maiores informações, favor entrar em contato via WhatsApp

Pé inchado

O inchaço dos pés, também conhecido como edema periférico, é causado por um acúmulo de líquido nos pés. O inchaço ocasional não costuma ser grave, muito doloroso ou grave, mas, se persistir, pode sinalizar um problema de saúde mais sério e a necessidade de consultar um médico. O edema pode ser desconfortável e os remédios caseiros geralmente são eficazes para diminuir o inchaço.

Ela é comum em alguns momentos da vida como durante a gestação ou em idosos por causa do desgaste natural. Portanto, são necessárias investigações para determinar qual dos problemas acima está causando o inchaço das pernas. Do ponto de vista vascular, é importante estabelecer a função das veias. Mas de forma geral, deve-se ter atenção, por isso, continue lendo e aprenda sobre as causas, sintomas e tratamentos do pé inchado.

O que é o pé inchado?

edema nos pes

O inchaço no pé não é motivo de muita preocupação, mas pessoas jovens que nunca apresentaram nenhum problema de circulação sanguínea precisam ficar atentos.

Quando o sistema circulatório manifesta dificuldade em bombardear o sangue dos pés para o coração, gera um inchaço nos pés, por isso, o pé inchado pode ser considerado um sinal de que o sistema circulatório não vai bem, ou mesmo sistema musculoesquelético, pois quem ajuda a retornar o sangue do pé para o coração é a panturrilha por meio de contração muscular.

Como a circulação do sangue funciona?

No sangue há diversas substâncias e estruturas, inclusive oxigênio, que deve chegar a todas as células do corpo e retornar ao coração novamente. O sangue é bombeado pelo ventrículo esquerdo do coração, lá ele distribui o sangue oxigenado para todo o corpo através de várias ramificações. Quando chega aos tecidos o sangue libera gás oxigênio e absorve o gás carbônico, esse sangue rico em gás carbônico é transportado por veias que retornam ao coração.

Esta é a circulação adequada e normalizada, mas quando a circulação não ocorre de forma adequada podem ocorrer problemas, inclusive o pé inchado. A circulação pode alterar e causar problemas por diversos fatores, por isso é sempre bom observar o funcionamento do seu corpo e possíveis sinais e alterações.

Se você notou estes sinais e outros sintomas é bom ficar atento, pois pode ser sinal de problema sério de saúde. A localização do edema pode fornecer ao profissional de saúde as primeiras pistas sobre a causa subjacente do acúmulo de líquidos.

Possíveis causas do pé inchado

inchaco edema nos pes e tornozelos

São vários os fatores que geram inchaço nos pés, verifique quais são os principais:

  • Fator idade – O idoso tem um desgaste natural do corpo, ele possui uma eficiência menor no sistema circulatório, por isso estão mais sujeitos a desenvolver problemas como edema em pés e tornozelos inchados.
  • Gravidez – Provavelmente você já viu uma grávida de pé inchado e isso é normal, pois a gravidez, principalmente no final dela o sangue das extremidades tem mais dificuldade para chegar ao coração.
  • Obesidade – O excesso de peso dificulta a circulação do sangue, isso acontece pois existe uma maior pressão arterial e os vasos sanguíneos ficam comprometidos, resultando em edema. O pé inchado em obesos pode demonstrar até um problema maior, pois os vasos podem ficar obstruídos.
  • Permanecer em pé e viagens longas de carro – Pessoas que ficam muito tempo em pé estão sujeitos a ter o problema de pés inchados, assim como as pessoas que deixam a perna em uma mesma posição por muito tempo.
  • Período menstrual – algumas mulheres ficam com os pés inchados durante o período menstrual, essa é uma causa até comum, mas é bom ficar de olho.
  • Insuficiência venosa – a insuficiência é quando as veias da perna não conseguem bombear o sangue adequadamente de volta para o coração.
  • Varizes – geralmente são mulheres que apresentam problemas com varizes, apesar de mais raro, os homens também podem ter esse problema e ele pode causar pés inchados, principalmente se houver outro fator associado (como obesidade).

Outros problemas que podem causar o pé inchado são: tabagismo, doenças renais, alguns medicamentos, inflamações, diabetes, calor e traumas. Essas são só algumas causas do pé inchado, é preciso descobrir a raiz do seu problema para tratar.

Em alguns casos apenas o repouso já resolve, como no caso das grávidas ou de pessoas que passaram o dia em pé ou na mesma posição.

Mas se o seu problema de pé inchado não é esse, é muito importante procurar ajuda de um médico especialista, principalmente se isto vem acontecendo frequentemente. O médico identificará o seu problema, classificando em grave ou simples e prescreverá tratamento adequado para o caso.

ATENÇÃO: É urgente procurar um médico caso o sintoma de pé inchado apareça juntamente com a falta de ar, dor e pressão no peito. É importante procurar um médico também se você tem histórico de doença hepática, se apresentou diminuição da diurese, se o pé apresenta vermelhidão ou está quente, se tem febre ou se está grávida e o pé inchou repentinamente.

Caso o tratamento que o médico indicar não surte os efeitos e melhoras esperadas, é preciso retornar e reavaliar.

Durante a consulta não se esqueça de informar seu médico sobre todos os sintomas que sentiu. Em alguns casos o médico pode pedir alguns exames para realizar melhor o diagnóstico como exames laboratoriais e de imagem, para afastar outras possíveis causas sistêmicas de alterações circulatórias.

Dicas para prevenir e amenizar o pé inchado

Coisas simples, como atividades diárias, que incluem alongamento e movimentação das pernas, podem ajudar a reduzir o edema. Você também pode tentar elevar as pernas ao se deitar para que elas fiquem acima do seu coração. Usar meias de compressão ao longo do dia ou ao voar de avião pode ser útil na prevenção de inchaço.

Se você está sofrendo com o pé inchado e ainda não procurou um médico ou está a espera do dia da consulta, mas já quer aliviar o inchaço, temos algumas dicas.

Mas lembre-se: presença de sintomas graves, procure um médico imediatamente, principalmente se você já tem doenças ou problema de circulação.

A seguir, nossas dicas:

  • Faça exercícios físicos e distribua o tempo que fica sentado e em pé, assim você ajuda na eliminação do excesso de fluídos nos pés. Fazer atividades como caminhada, natação, pedalada e subir escadas ajudam a evitar o acúmulo de líquido. Troque o elevador pelo menos uma vez por dia e vá de escada.
  • Eleve as pernas quando estiver deitado, se seus pés estiverem muito inchados, e faça movimentos lentos de tornozelo;
  • Reduza a quantidade de sal que você ingere diariamente e beba mais água;
  • Coma mais frutas e verduras, esses alimentos são naturais e possuem pouco sódio e muita vitamina;
  • Recorra às meias de compressão, elas podem auxiliar na melhora e até prevenção do pé inchado, principalmente se você trabalha muito tempo em pé.
  • Evite ficar sentado ou parado por muito tempo em uma posição, se fizer viagens longas tente esticar as penas e levante para caminhar algumas vezes. Se estiver no carro faça algumas paradas para caminhar.
  • Evite o uso de roupas restritivas ou que tenha liga em torno das coxas.
  • Controle o seu peso através da alimentação balanceada e prática de exercícios com regularidade.

Como foi dito no início o pé inchado pode ser apenas uma reação do corpo por um fator isolado, mas também pode ser um sinal de um problema de circulação, por isso, fique atento nas causas, geralmente é fácil saber o motivo.

Continue sempre ligado no nosso site, sempre temos muitas dicas para você e podemos te ajudar a evitar problemas mais graves. Você sofre com inchaço dos pés? Como resolve? Queremos saber, deixe nos comentários falando o que fez ou o que pretende fazer.

Referências bibliográficas

What’s causing those swollen feet? – Harvard Health

Swollen ankles, feet and legs (oedema) – NHS Health

Atualizado em 08 de outubro de 2019

3 Comentários

Deixe o seu comentário.
  • Bom dia eu tenho uma duvida espero que vcs possa me ajudar posei ni um prego ja faz uma semana fui no medico 2 vezes e me deram besetassil e uns remedio pra mim tomar em casa mais mesmo assim nao funciona meu pe continua miito inchadp e downdo miito e fica uma vermelhidao na parte de cima do meu pé e meus dedos do pe doem demais nao sei mais o que fazer

  • Bom dia gostaria de uma orientação pois ontem meu pé começou a doer e inchar sem causa aparente, mesmo assim consegui trabalhar com esse incômodo, porém hj não consigo pisar e a dor triplicou não consigo mexer os dedos. Pode me ajudar? 28/03/2020

  • María Fátima de Camargo Moretti

    A dois anos tive problema sério de ma circulação fiz tratamento tava tudo bem
    Faz três meses que não tomo mais medicamento de re rente meu pé direito começou a inchar muito rápido e ficou dolorido e tbm doendo faço tratamento com neuro os relaxante muscular que tomo diminuiu a dor um pouco porém continua inchado sou diabético ela sempre tá 150

Deixe o seu comentário

Send this to a friend