AVISO: Atendimento de segunda à sábado, seguindo protocolos de segurança.

Pilates: atividade física essencial a terceira idade

Existem algumas atividades físicas contraindicadas para a terceira idade. Em certo momento da vida, o indivíduo começa a ter dificuldade para realizar algumas atividades.

O pilates é uma opção de atividade física bem interessante para essa faixa etária e é até essencial.

Mostraremos um pouco a importância dessa atividade física na terceira idade e falar um pouco sobre ela. Antes de começar a praticar pilates você precisa saber o que é e os benefícios que ela pode te trazer, por isso acompanhe nosso artigo.

 

 

O que é Pilates?

terapia pilates fortalecimento core

 

O nome é até bem conhecido, mas muitas pessoas não sabem o que é feito no pilates e o benefício que ele pode trazer para quem o pratica. Para começar e sem explicar em termos técnicos, o pilates é um método de atividade física que utiliza o alongamento e o peso do próprio corpo para executar as atividades. É uma reeducação do movimento, o pilates ajuda a melhorar o equilíbrio muscular, trabalha todo o corpo e ainda trabalha a mente.

O interessante do pilates é que com um único exercício você consegue trabalhar vários grupos musculares em simultâneo.

Com isso os músculos do corpo ficam fortalecidos e ganham estabilidade, principalmente na área do abdômen, pelve e coluna. Essas áreas no indivíduo que está na terceira idade devem ser cuidadas, pois com o tempo o músculo perde a força, os ossos enfraquecem e você precisa ter mais cuidado nos movimentos. Estando com tudo fortalecido é difícil se machucar ou ter uma queda, por exemplo.

No pilates você verá uma mistura no treino de força e flexibilidade, esse tipo de treino ajuda a deixar a postura melhor, você terá mais alongamento e os músculos ficam tonificados, mas na medida certa e sem exageros. O pilates baseia seus métodos de ensino em seis princípios, são eles:

  • Centro de força (core);
  • Concentração;
  • Controle;
  • Fluidez de movimento;
  • Precisão;
  • Respiração.

O interessante é que o pilates pode ser feito em qualquer lugar, ele não precisa de muitos aparelhos e pode ser feito no solo com auxílio de alguns acessórios.

 

 

O benefício para a terceira idade

terapia pilates terceira idade

 

Agora que já sabe o que é pilates provavelmente também já sabe porque afirmamos que o pilates é essencial para a terceira idade porque traz benefícios, o pilates é muito interessante para qualquer idade, se você quer fazer e tem apenas 20 anos que ótimo! Essa é uma atividade física muito boa e perfeita para qualquer idade.

Mas se você já está na terceira idade o pilates é essencial, principalmente se você já está enfrentando problema na musculatura, fica muito parado e tem pouca fluidez no movimento. O pilates ajudará a melhorar tudo isso, vai te dar mais força, você ficará animado depois da aula e perceberá uma grande melhora em diversos aspectos da sua vida.

Uma pessoa na terceira idade começa a sentir algumas dores pelo corpo, tem grande perda de massa óssea e muscular e consequentemente fica mais fraco, tudo isso é natural e são características do envelhecimento. Mas isso tudo pode mudar se você fizer exercícios como o pilates, esse treino foi criado com o objetivo de desenvolver um corpo uniforme, restaurar a vitalidade, corrigir posturas e vigorar a mente.

Como se não bastassem todos os benefícios que o pilates traz como o ganho de força e equilíbrio a prática também ajuda no controle e manutenção da pressão arterial, controla a calcificação óssea e o peso.

 

 

Uma postura melhor

beneficios do pilates na terceira idade saude osteoporose

 

O pilates influência muito na postura, se você tem uma postura incorreta acaba tendo problemas como artrose, dor generalizada, articulações da coluna com problema, artrite e muitas outras coisas. Além disso, o idoso sofre alterações na sua postura com o passar do tempo, a sua cervical fica mais para frente e os ombros ficam mais curvados, esse é um dos motivos de parecer que o idoso diminui de tamanho com o tempo.

Para melhorar a rigidez muscular e da articulação que instala no idoso o pilates é essencial, ele trabalhará as áreas certas, muitas vezes é necessário usar outros meios para melhorar a postura corporal, não só focar na coluna e é isso que esses exercícios fazem.

O pilates trabalha muitos músculos do sistema respiratório, eles influenciam bastante na postura, como por exemplo o diafragma.

 

 

A flexibilidade

importancia do pilates

Os idosos e as pessoas que estão chegando na terceira idade tendem a perder flexibilidade, elas não se alongam e podem sofrer com isso, sem perceber.

Os tecidos do corpo ficam mais rígidos, pouco elásticos e mais propeno a lesões, além disso, com o envelhecimento a quantidade de tecido colágeno diminui e o tecido muscular acaba se enfraquecendo.

No pilates o alongamento é estimulado ajudando a melhorar a flexibilidade do corpo.

 

 

A Osteoporose

osteoporose
O idoso tem tendência a desenvolver osteoporose, com ela acontece uma grande fragilidade no esqueleto e maior chance de ocorrer fratura após pequenos traumas. Nos exercícios realizados no pilates é trabalhado o fortalecimento dos músculos e a extensão da coluna, tudo com o objetivo de melhorar a força muscular.

O fortalecimento do músculo ajuda a prevenir quedas e dá mais força ao esqueleto.

 

Tendo em vista o que a idade faz com nosso corpo e mente, fica fácil sabem que o Pilates para idosos é uma ótima alternativa, recomendada por médicos, para quando a idade chega.

Equipe Clínica Dr. Hong Jin Pai

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos relacionados

Send this to a friend