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Pilates: atividade física essencial a terceira idade

 

Existem algumas atividades físicas contraindicadas para a terceira idade. Em certo momento da vida, o indivíduo começa a ter dificuldade para realizar algumas atividades e por isso fica complicado praticar alguns esportes, como o futebol, por exemplo, que é muito comum no Brasil. Se você já está na terceira idade e está tendo dificuldade para encontrar uma atividade legal que vai deixar você disposto e exercitado nós temos uma dica muito boa.

O pilates é uma opção de atividade física bem interessante para essa faixa etária e é até essencial. Vamos mostrar um pouco a importância dessa atividade física na terceira idade e falar um pouco sobre ela. Antes de começar a praticar pilates você precisa saber o que é e os benefícios que ela pode te trazer, por isso acompanhe nosso artigo.

O que é Pilates?

terapia pilates fortalecimento core

O nome é até bem conhecido, mas muitas pessoas não sabem o que é feito no pilates e o benefício que ele pode trazer para quem o pratica. Para começar e sem explicar em termos técnicos, o pilates é um método de atividade física que utiliza o alongamento e o peso do próprio corpo para executar as atividades. É uma reeducação do movimento, o pilates ajuda a melhorar o equilíbrio muscular, trabalha todo o corpo e ainda trabalha a mente.

O interessante do pilates é que com um único exercício você consegue trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo, é muito indicado na terceira idade, pois você não vai usar nenhum peso, apenas seu corpo, além disso os movimentos são suaves e contínuos, o importante aqui não é apenas fazer o exercício, mas fazer bem feito e dando ênfase a concentração.

Com isso os músculos do corpo ficam fortalecidos e ganham estabilidade, principalmente na área do abdômen, pelve e coluna. Essas áreas no indivíduo que está na terceira idade devem ser cuidadas, pois com o tempo o músculo perde a força, os ossos enfraquecem e você precisa ter mais cuidado nos movimentos. Estando com tudo fortalecido é difícil se machucar ou ter uma queda, por exemplo.

No pilates você vai ver uma mistura no treino de força e flexibilidade, esse tipo de treino ajuda a deixar a postura melhor, você terá mais alongamento e os músculos ficam tonificados, mas na medida certa e sem exageros. O pilates baseia seus métodos de ensino em seis princípios, são eles:

Centro de força (core);

Concentração;

Controle;

Fluidez de movimento;

Precisão;

Respiração.

O interessante é que o pilates pode ser feito em qualquer lugar, ele não precisa de muitos aparelhos e pode ser feito no solo com auxílio de alguns acessórios.

O benefício para a terceira idade

terapia pilates terceira idade

Agora que já sabe o que é pilates provavelmente também já sabe porque afirmamos que o pilates é essencial para a terceira idade e porque trás benefícios, o pilates é muito interessante para qualquer idade, se você quer fazer e tem apenas 20 anos que ótimo! Essa é uma atividade física muito boa e perfeita para qualquer idade.

Mas se você já está na terceira idade o pilates é essencial, principalmente se você já está enfrentando problema na musculatura, fica muito parado e tem pouca fluidez no movimento. O pilates vai ajudar a melhorar tudo isso, vai te dar mais força, você vai ficar animado depois da aula e vai perceber uma grande melhora em diversos aspectos da sua vida.

Uma pessoa na terceira idade começa a sentir algumas dores pelo corpo, tem grande perda de massa óssea e muscular e consequentemente fica mais fraco, tudo isso é natural e são características do envelhecimento. Mas isso tudo pode mudar se você fizer exercícios como o pilates, esse treino foi criado com o objetivo de desenvolver um corpo uniforme, restaurar a vitalidade, corrigir posturas e vigorar a mente.

Como se não bastasse todos os benefícios que o pilates trás como o ganho de força e equilíbrio a prática também ajuda no controle e manutenção da pressão arterial, controla a calcificação óssea e o peso. É por todos esses motivos que, você que está na terceira idade, deve praticar pilates, essa é uma atividade física para homens e mulheres e não existe contra indicação, até porque os movimentos são leves e não existe exagero nos exercícios.

Procure um local que dá aula de pilates e faça uma aula experimental, você vai curtir bastante e já pode perceber o quanto ele vai ajudar no seu condicionamento físico. Até mesmo você que tem problema de coluna o pilates pode ajudar, converse com seu médico primeiro, se ele liberar comece agora mesmo, você vai perceber uma grande melhora.

O pilates influência em muita coisa e pode acabar com o seu problema de dor nas costas rapidamente e sem grande esforço, quem sabe você deixa de tomar remédio por ter começado uma prática de exercício tão simples. Vamos mostrar agora com um pouco mais com detalhamento alguns benefícios que o pilates pode trazer para você

Uma postura melhor

beneficios do pilates na terceira idade saude osteoporose

O pilates influência muito na postura, se você tem uma postura incorreta acaba tendo problemas como artrose, dor generalizada, articulações da coluna com problema, artrite e muitas outras coisas. Além disso, o idoso sofre alterações na sua postura com o passar do tempo, a sua cervical fica mais para frente e os ombros ficam mais curvados, esse é um dos motivos de parecer que o idoso diminui de tamanho com o tempo.

Para melhorar a rigidez muscular e da articulação que instala no idoso o pilates é essencial, ele vai trabalhar as áreas certas, muitas vezes é necessário usar outros meios para melhorar a postura corporal, não só focar na coluna e é isso que esses exercícios fazem. O pilates trabalha muitos músculos do sistema respiratório, eles influenciam bastante na postura, como por exemplo o diafragma.

A flexibilidade

importancia do pilates

Os idosos e as pessoas que estão chegando na terceira idade tendem a perder flexibilidade, elas não se alongam e podem sofrer com isso, sem perceber. Os tecidos do corpo ficam mais rígidos, pouco elásticos e mais propeno a lesões, além disso, com o envelhecimento a quantidade de tecido colágeno diminui e o tecido muscular acaba se enfraquecendo. No pilates o alongamento é estimulado ajudando a melhorar a flexibilidade do corpo, ter uma vida ativa é primordial.

A Osteoporose

osteoporose
O idoso tem tendência a desenvolver osteoporose, com ela acontece uma grande fragilidade no esqueleto e maior chance de ocorrer fratura após pequenos traumas. Nos exercícios realizados no pilates é trabalhado o fortalecimento dos músculos e a extensão da coluna, tudo com o objetivo de melhorar a força muscular. O fortalecimento do músculo ajuda a prevenir quedas e dá mais força ao esqueleto.

Viu como o pilates é essencial a terceira idade? Você que já está nessa fase da vida ou está chegando precisa começar a preocupar com a saúde se ainda não pratica nenhum exercício físico. O pilates é uma boa opção, ele é simples, fácil de ser realizado e você ainda terá todos os benefícios citados aqui. Não deixe de fazer exercícios físicos, principalmente o pilates.

Se ficou alguma dúvida não deixe de compartilhar conosco, nós podemos te ajudar e solucionar algumas dúvidas. Compartilhe também com outras pessoas, principalmente as pessoas que já estão na terceira idade, o pilates é uma atividade muito boa e prazerosas que trás muitos benefícios para a saúde e ajuda a evitar muitos problemas.

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