CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Tratamento com Acupuntura para Zumbido no Ouvido

O uso da acupuntura para zumbido no ouvido só é recomendado quando o procedimento for indicado por um profissional otorrinolaringologista.

Além disso, é necessário realizar as consultas com um acupunturista que já possui experiência na área.

Você sabia que o zumbido no ouvido é um sintoma que ainda não tem cura?

O tratamento para o problema não garante o seu fim definitivo, mas especialistas afirmam que a acupuntura pode melhorar os chiados e diminuir a intensidade dos ruídos.

O que é a acupuntura?

A acupuntura é uma técnica originada na China há muitos anos. O método foca na aplicação de agulhas finas em vários pontos energéticos específicos do corpo.

Dessa forma, ele pode auxiliar no tratamento de diversos problemas de saúde, envolvendo doenças físicas e psicológicas, como distúrbios emocionais, asma, dor na coluna, sinusite e dor de cabeça.

Além disso, a acupuntura ainda ajuda a aumentar a imunidade, mantendo o corpo mais saudável e seguro.

O principal objetivo do procedimento é restabelecer o equilíbrio energético do corpo, mantendo o fluxo de energia no nível ideal para a saúde.

Você sabe em quais problemas de saúde a acupuntura pode ajudar?

Bom, a abrangência é enorme, já que a técnica possui diferentes modalidades e cada uma delas atua de formas distintas.

Mas, os principais tipos de doenças tratadas pela acupuntura são:

A acupuntura geralmente não atua sozinha, pois serve, na maioria das vezes, como um tratamento complementar que acelera e facilita procedimentos médicos.

Ela vem sendo usada dessa maneira, ajudando a aliviar distúrbios de saúde mental como a ansiedade e a depressão.

O método ainda pode servir para auxiliar no tratamento de doenças mais graves, como o câncer. Porém, nesses casos, é sempre necessário contar com a aprovação de um médico especializado na área.

Nesse tipo de doença, a acupuntura é utilizada para reduzir dores e outros sintomas físicos.

Acupuntura para zumbido no ouvido: É um tratamento eficaz?

Acupuntura para Zumbido no Ouvido

A utilização da acupuntura para zumbido no ouvido é bem comum entre as pessoas que sofrem com esse problema.

Apesar disso, essas pessoas devem ser acompanhadas por um especialista enquanto realizam o procedimento.

A acupuntura é uma técnica que tem sido interesse de muitos estudiosos por se tratar de um método inovador na medicina complementar. Esses mesmos estudiosos observaram um efeito positivo em pacientes que trataram os zumbidos no ouvido utilizando-a.

Muitos estudos, atuais e antigos, mostram que o estímulo realizado com as agulhas promove a distribuição da carga elétrica do corpo, desencadeando potenciais de ação.

Isso serve para restabelecer o equilíbrio na saúde corporal.

Pesquisas realizadas pelo Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, revelam que a acupuntura tradicional chinesa, em conjunto com a eletroacupuntura bilateral, apresentou em um pequeno período uma melhoria considerável para o zumbido no ouvido dos pacientes que participaram do estudo.

Os resultados dessas pesquisas demonstram que além de reduzir a intensidade dos zumbidos no ouvido, a acupuntura ainda consegue melhorar o sintoma.

É importante saber que o procedimento não pode ser feito se não for recomendado por um otorrinolaringologista.

Os motivos por trás do surgimento indiscriminado desses impulsos ainda são uma incógnita.

O que causa o zumbido no ouvido?

O zumbido no ouvido consiste na percepção consciente de algum som que se origina na região das orelhas ou no sistema nervoso auditivo de uma pessoa.

Até hoje, ele representa um grande desafio no que diz respeito à melhor forma de tratamento.

Isso acontece porque os motivos por trás do surgimento indiscriminado desses impulsos ainda são uma incógnita, pelo fato do zumbido não ser uma doença em si, mas o possível sintoma de uma.

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 28 milhões de cidadãos passam por esse problema, muito conhecido como Tinido.

Já a nível mundial, os números também são grandes.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 278 milhões de pessoas sofrem com o zumbido no ouvido.

O que sabemos até agora é que o problema é resultado de acontecimentos internos, que também podem ser causados por fatores externos.

Quando buscar a acupuntura para zumbido no ouvido?

Acupuntura para Zumbido no Ouvido

A acupuntura para o zumbido no ouvido mostra-se cada vez mais eficaz como uma aliada da medicina tradicional no tratamento do problema.

Os pacientes que utilizam a técnica têm demonstrado uma melhora significativa, além de outros efeitos positivos.

O sintoma em si não tem cura, mas o tratamento pode ajudar a aliviar os incômodos no ouvido.

Por esse motivo, os especialistas afirmam que a técnica ajuda a melhorar o tinido e diminuir a intensidade dos ruídos que os pacientes costumam relatar.

Para aquelas pessoas que desejam ter a acupuntura como procedimento auxiliar no tratamento de zumbido, é necessário consultar um profissional da área antecipadamente.

As consultas e a realização de exames são a melhor maneira de detectar o problema precocemente e encontrar uma solução viável para tratá-lo.

O recomendado é que a pessoa com zumbido no ouvido procure um médico especialista rapidamente e, se for o caso, inicie o tratamento com acupuntura o mais rápido que for possível.

Com o alívio dos ruídos, o esperado é que isso aumente as chances de melhora da qualidade de vida e auditiva.

Quanto mais cedo o paciente buscar uma intervenção médica, mais rapidamente o zumbido no ouvido pode apresentar melhoras, mesmo em casos em que a causa não pode ser identificada.

Pontos de acupuntura para tratar zumbido no ouvido

Normalmente na acupuntura para zumbido no ouvido são utilizados pontos específicos localizados perto da orelha.

Conheça também a acupuntura auricular, uma das modalidades da acupuntura.

Cada um desses pontos recebe nomes diferentes e alguns deles possuem funções distintas, e são escolhidos depois que o acupunturista conhece os problemas do paciente.

Analisando a estrutura anatômica dessa área, ela possui pontos de acupuntura com diversos vasos sanguíneos e nervos.

Na região se localizam a artéria temporal superficial anterior, a veia temporal superficial anterior, o nervo auriculotemporal e o nervo auricular grande.

Alguns outros pontos de acupuntura são aplicados dependendo de cada caso individual.

É válido ressaltar que a acupuntura abdominal também demonstra eficácia no tratamento de zumbido nervoso – aquele causado ou intensificado pela ansiedade – e na melhoria da saúde e qualidade de vida.

Além disso, a eletroacupuntura também tem mostrado muitos efeitos clínicos positivos.

Ela atua causando uma estimulação elétrica nos acupontos da região próxima ao ouvido, promovendo contrações musculares locais, aumentando a circulação sanguínea do ouvido e estimulando a regeneração de fibras nervosas.

Clinica Hong Jin Pai Sao Paulo e1621991307344

RUA SAINT HILAIRE 96 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 | Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa.

Deixe o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.