AVISO: NOVO LOCAL DE ATENDIMENTO - Rua Saint Hilaire 96 (a 5 minutos da clínica antiga), de segunda a sábado. Maiores informações, entrar em contato via WhatsApp

Acupuntura pode prevenir boca seca (xerostomia) induzida por radioterapia, segundo estudo

Acupuntura no tratamento da xerostomia – secura das membranas mucosas na boca devido a danos de glândulas salivares.

Demonstrou-se pela primeira vez que a acupuntura ajuda a reduzir o efeito colateral debilitante da xerostomia (boca seca) quando administrado junto com a terapia de radiação para câncer de cabeça e pescoço, , de acordo com nova pesquisa da conceituada Universidade do Texas MD Anderson Cancer Center e o Centro de Câncer de Shanghai Fudan University.

O estudo, publicado na revista científica Cancer, da American Cancer Society, relatou resultados do primeiro estudo randomizado e controlado da acupuntura para a prevenção da xerostomia.

acupuntura para tratar xerostomia apos radioterapia

Xerostomia, ou boca seca severa, é caracterizada pelo fluxo salivar reduzido, que comumente afeta os pacientes que receberam radioterapia para câncer de cabeça e pescoço. Os tratamentos atuais são mais paliativos e oferecem benefício limitado, de acordo com Lorenzo Cohen, professor do Departamento de Oncologia Geral e Ciência Comportamental do MD Anderson, e diretor do Programa de Medicina Integrativa.

Secura ne boca decorre de diferentes doenças e situações. O seu tipo específico está relacionado ao dano das glândulas salivares de um evento adverso relacionado com a radioterapia da área da cabeça e pescoço. O desenvolvimento da oncologia moderna leva ao alargamento constante do grupo de pessoas que sofrem de xerostomia.

A xerostomia prejudica a qualidade de vida dos pacientes, pois cria dificuldades de comer, falar e dormir, enquanto também aumenta o risco de infecções orais.

“Tem havido uma série de pequenos estudos examinando os benefícios da acupuntura depois de se desenvolver xerostomia, mas ninguém avaliou se a acupuntura poderia impedir a xerostomia,” disse Cohen, que também é o pesquisador principal do estudo. “Descobrimos que ao se incorporar a acupuntura juntamente da radioterapia houve uma diminuição da incidência e da severidade desse efeito colateral.”

xerostomia cancer neoplasia radioterapia acupuntura

Cohen e seus colegas examinaram 86 pacientes com carcinoma nasofaríngeo, tratados no Centro de Câncer de Shanghai da Universidade de Fudan. Quarenta pacientes foram randomizados para acupuntura e 46 para o tratamento padrão. Aqueles no braço tratamento receberam terapia de acupuntura três vezes por semana durante o curso de sete semanas de radioterapia. Os pacientes foram avaliados antes da radioterapia, semanalmente durante a radioterapia e então mais duas vezes, após um e seis meses depois do final do tratamento.

Os resultados foram baseados em dados obtidos a partir de dois questionários de auto-relato e o fluxo de medição real de saliva. Pacientes completaram o Questionário Xerostomia (XQ), uma pesquisa de oito itens que avaliou sintomas consistentes com a condição. Score de XQ abaixo dos 30 correspondeu a leve ou sem sintomas da xerostomia.

O segundo questionário, o Inventário MD Anderson de Sintomas de Cabeça e Pescoço (MDASI-HN), classificou a gravidade dos sintomas relacionados ao câncer, além de xerostomia e sua interferência com a qualidade de vida. A equipe também mediu o fluxo de saliva usando técnicas de coleta padronizadas..

Benefícios da acupuntura na xerostomia notados rapidamente

acupuntura no tratamento de xerostomia

“O que foi bastante notável foi que começamos a ver as diferenças do grupo que recebeu o tratamento por acupuntura logo em três semanas de radioterapia para o desenvolvimento da xerostomia, que são sintomas relacionados ao câncer que interferem com a qualidade de vida e taxas de fluxo de saliva, uma importante medida objetiva,” disse Zhiqiang Meng, M.D., pH.d., co-pesquisador do projeto e um dos diretores do Departamento de Oncologia Integrativa, Fudan University Shanghai Cancer Center.

As maiores diferenças de grupo no score do questionário XQ foram vistas até o final da radioterapia, mas as diferenças persistiram ao longo do tempo.

Por um mês após o término da radioterapia, 54,3% do grupo de acupuntura relataram pontuações XQ maiores que 30, comparado ao grupo controle em 86.1%.

Por seis meses após a radioterapia, o número caiu para 24,1% no grupo de acupunturam, e 63,6% do grupo controle ainda relatavam sintomas da xerostomia.

As taxas de fluxo de saliva também foram maiores no grupo de acupuntura, começando com três semanas em radioterapia e persistindo através de um e seis meses de seguimento.

A acupuntura também ajudou nos sintomas relacionados ao câncer, além de xerostomia, medida pelo questionário MDASI-HN, com diferenças que emergiram na terceira semana e continuaram por seis meses.

“As implicações médicas são muito profundas em termos de qualidade de vida, porque enquanto a boca seca crônica pode soar benigna, ela pode ter um impacto significativo sobre o sono, alimentação e fala”, disse Cohen.

“Sem saliva, pode haver um aumento no crescimento microbiano, possível infecção óssea e déficits nutricionais irreversíveis.”

Estudos adicionais são necessários para determinar os mecanismos para os benefícios da acupuntura, e enquanto o estudo não examinou esta questão, Cohen disse que o tratamento por acupuntura pode ter um impacto no fluxo de sangue local, especificamente na glândula parótida, auxiliando no tratamento da boca seca.

Uma pesquisa maior e complementar é planejada, incluindo um grande estudo a ser realizado no MD Anderson, em colaboração com a Universidade de Fudan – Shanghai Cancer Center.

Ambos os centros irão avaliar 150 pacientes submetidos a radioterapia para câncer de cabeça e pescoço: 50 receberão acupuntura, 50 receberão acupuntura sham e os outros 50 vão ser inscritos em um grupo de controle.

Os pesquisadores também examinarão constituintes da saliva e uma série de outras medidas para melhor determinar os mecanismos da acupuntura no tratamento da xerostomia.

Acupuntura e xerostomia

acupuntura e relaxamento stress

Acupuntura no tratamento de ansiedade e stress

A acupuntura é um método eficaz de tratamento desta condição. Em 2008, um relatório preliminar foi publicado por um grupo de cientistas brasileiros descrevendo um efeito benéfico da acupuntura na produção de saliva em pacientes com xerostomia após a radioterapia. Este grupo de pesquisadores continuou pesquisando e publicou um outro artigo, desta vez provando que a acupuntura previne a xerostomia.

Uma equipe de pesquisadores norte-americanos, que trabalham na China trouxeram resultados semelhantes. Na sua pesquisa em um experimento controlado com placebo, a acupuntura melhorou significativamente a qualidade de vida dos pacientes através dos XQ e MDASI-HN questionários. Outro estudo randomizado, chamado Arix, foi realizado na Grã-Bretanha provando que a acupuntura traz mais resultados do que a educação de higiene oral.

Explicações sobre a influência da acupuntura na produção de saliva pelas glândulas salivares danificadas por radioterapia não são muito conhecidas. Verificou-se que a acupuntura aumenta significativamente o fluxo sanguíneo na pele acima das glândulas salivares. Outras pesquisas identificaram resultados da acupuntura no aumento da secreção de Peptídeo Intestinal Vasoativo e calcitonina Gene peptídeo relacionado à saliva.

Randomized controlled trial of acupuncture for prevention of radiation-induced xerostomia among patients with nasopharyngeal carcinoma

Abstract

BACKGROUND:

Xerostomia (dry mouth) after head/neck radiation is a common problem among cancer patients, and available treatments are of little benefit. The objective of this trial was to determine whether acupuncture can prevent xerostomia among head/neck patients undergoing radiotherapy.

METHODS:

A randomized, controlled trial among patients with nasopharyngeal carcinoma was conducted comparing acupuncture to standard care. Participants were treated at Fudan University Shanghai Cancer Center, Shanghai, China. Forty patients were randomized to acupuncture treatment and 46 to standard care. Patients were treated 3×/wk on the same days they received radiotherapy. Subjective measures included the Xerostomia Questionnaire and MD Anderson Symptom Inventory-Head and Neck (MDASI-HN). Objective measures were unstimulated and stimulated whole salivary flow rates. Patients were followed for 6 months after the end of radiotherapy.

RESULTS:

Xerostomia Questionnaire scores for acupuncture were statistically significantly lower than for controls starting in week 3 through the 6 months (P = .003 at week3, all other P < .0001), with clinically significant differences as follows: week 11, relative risk (RR) 0.63 (95% confidence interval [CI], 0.45-0.87); 6 months, RR 0.38 (95% CI, 0.19-0.76). Similar findings were seen for MDASI-HN scores. Group differences emerged as early as 3 weeks into treatment for saliva (unstimulated whole salivary flow rate, P = .0004), with greater saliva flow in the acupuncture group at week 7 (unstimulated whole salivary flow rate, P < .0001; stimulated whole salivary flow rate, P = .002) and 11 (unstimulated whole salivary flow rate, P < .02; stimulated whole salivary flow rate, P < .03) and at 6 months (stimulated whole salivary flow rate, P < .003).

CONCLUSIONS:

Acupuncture given concurrently with radiotherapy significantly reduced xerostomia and improved quality of life.

Cancer 2011. © 2011 American Cancer Society.

infografico 9 razoes para voce fazer acupuntura

Aprenda mais sobre a Acupuntura, e veja 9 motivos interessantes de como a Acupuntura pode te ajudar neste Infográfico

 

Fonte: MD Anderson Cancer Center.

Traduzido, modificado e editado por Dr. Marcus Yu Bin Pai e Equipe da Clínica Dr. Hong Jin Pai – Acupuntura Médica e Dor.

Atualizado em 10 de setembro de 2016

Deixe o seu comentário

Send this to a friend