AVISO: Informamos que devido ao COVID-19, estamos fechados temporariamente a princípio até o dia 07/04. Para maiores informações, favor entrar em contato via WhatsApp

Benefícios da Acupuntura Incluem Tratamento Eficaz para Doenças Comuns de Pele

principios basicos da acupuntura

Uma análise da literatura médica aponta a acupuntura como sendo eficaz no tratamento de algumas condições dermatológicas quando comparado com tratamentos alternativos, acupuntura de placebo, ou sem qualquer tratamento. Especificamente, a evidência indica que este tipo de Medicina Tradicional Chinesa mostrou os benefícios maiores em casos de dermatite, prurido, urticária, hiperidrose e elasticidade facial.

“O uso da acupuntura é abrangente e nossas descobertas mostram que a acupuntura está crescendo dentro da dermatologia e demanda esforços contínuos para pesquisas de alta qualidade, ” Dr. Raja Sivamani, médico professor assistente no Departamento de Dermatologia da UC Davis, contou para a Medical Daily.

Energia Vital

acupuntura tratamento de pele dermatologia

Há séculos, os chineses têm usado acupuntura, que envolve estímulo de pontos ao longo da pele usando agulhas, pressão, ou calor, para tratar uma variedade de condições médicas. Como descrito por Sivamani e seus colegas, a teoria de base da acupuntura é: as doenças são causadas pelo rompimento da energia vital do corpo (qi), que flui ao longo dos canais (chamados meridianos) que formam uma rede que conecta os órgãos do corpo. Geralmente, cada ponto da acupuntura está localizado ao longo destes meridianos, e o estímulo restaura a circulação normal do qi para alcançar o equilíbrio e curar a doença, os praticantes contam.

Hoje em dia, somente um pequeno número de americanos adultos visitam acupunturistas –aproximadamente 1,4% dos adultos fazem essa jornada por ano, especialistas estimam. Mesmo assim, a medicina complementar e práticas alternativas parecem estar ficando cada vez mais populares. Se você decidir visitar um acupunturista, peça a um de seus amigos por uma boa referência e cheque suas credenciais. A maioria dos estados exige uma licença, uma certificação ou um registro para praticar acupuntura, é o que informa o National Center for Complementary and Integrative Health (Centro Nacional para Saúde Integrativa e Complementária), que destaca que relativamente poucas complicações foram reportadas.

A acupuntura resultou em “uma melhora estatisticamente significante nos resultados documentados” em 17 dos 24 estudos, Sivamani e seus colegas reportam. As condições tratadas e destacadas em cada um desses estudos incluíram acne, dermatite atópica, urticária, prurido, cloasma, neurodermatite, dermatite herpetiforme, hiperidrose, verrugas de HPV, inflamações nas mamas e elasticidade facial.

Antecipando um aumento no número de pacientes buscando acupuntura, Sivamani e seus colegas pesquisadores decidiram avaliar seus efeitos em doenças de pele. Eles começaram com uma busca por dados científicos para testes clínicos, relatórios de casos, estudos comparativos, entre outros, que focavam no uso da acupuntura para tratar condições dermatológicas. Apesar do rendimento inicial ter sido de 1.255 artigos, o time de ciência limitou o campo para 24 estudos conduzidos em centros pelo mundo inteiro, incluindo aqueles localizados na China, Coréia, Taiwan, nos Estados Unidos e na Suécia.

Esse número inesperadamente alto de artigos indica, Sivamani disse, “que pesquisas neste campo para dermatologia estão expandindo mais rápido que o esperado. ”

A acupuntura resultou em “uma melhora estatisticamente significante nos resultados documentados” em 17 dos 24 estudos, Sivamani e seus colegas reportam. As condições tratadas e destacadas em cada um desses estudos incluíram acne, dermatite atópica, urticária, prurido, cloasma, neurodermatite, dermatite herpetiforme, hiperidrose, verrugas de HPV, inflamações nas mamas e elasticidade facial. Quando a acupuntura ajudou os pacientes… e quando ela não ajudou?

Acupuntura não doi

De acordo com os mais rigorosos padrões, não podemos afirmar que a acupuntura ajuda com a acne ou com cloasma, um escurecimento da pele (mais conhecido durante a gravidez). Três estudos separados examinaram os efeitos terapêuticos da acupuntura para melhorar lesões da acne. Enquanto um, não apresentou qualquer estatisticamente significante diferença entre acupuntura e, ou medicina de ervas, ou nenhum tratamento, dois dos estudos – experimentos observacionais que careciam de um grupo de controle para comparação – reportaram melhoria nas lesões de acne na maioria dos participantes. Os resultados também apareceram misturados, os pesquisadores observam, quando a acupuntura foi usada para tratar cloasma.

Porém, temos muitas boas notícias. Muitos pesquisadores examinaram a acupuntura como um tratamento para dermatite, urticária e prurido, com um total de 14 estudos envolvendo 559 participantes. Os estudos de dermatite atópica, um tipo de eczema que causa coceira e pele seca, tiveram um número menor de participantes, ainda assim, seus resultados foram ambos positivos e significantes estatisticamente para os grupos tratados com acupuntura, comparados com grupos tratados com, tanto acupuntura de placebo, quanto, para grupos sem intervenção. Três dos estudos estavam voltados para urticária. Comparado com a acupuntura de placebo, a acupuntura reduz o grau e a duração de episódios de urticária e comparado com anti-histamínicos orais, a acupuntura resultou em menor quantidade de pápulas; os resultados de ambos os estudos são considerados estatisticamente significantes. Um estudo observacional, sem um grupo comparativo, mostrou completa cura de pápulas e prolongação de tempo entre relapsos para, aproximadamente, um quarto dos pacientes tratados com acupuntura.

A acupuntura aliviou o prurido, ou coceira na pele, em três estudos e um relatório de caso. Especificamente, um estudo mostrou a acupuntura como sendo superior à medicina de ervas e difenidramina oral, mais vitamina C, para a cura de irritações provenientes de neurodermatites. Por último, quatro estudos apontaram a acupuntura como sendo eficaz no tratamento de inflamação nas mamas, hiperidrose (suor excessivo), verrugas de HPV e elasticidade facial.

Indo mais além, existe mais trabalho a ser feito para examinarmos o valor dos efeitos da acupuntura, Sivamani acredita. “Nós planejamos colaborar com especialistas em acupuntura para conduzirmos estudos que avaliariam seus efeitos em condições de inflamação crônica da pele, como acne, ” ele contou a Medical Daily.


Originalmente publicado e traduzido de: Medical Daily

Deixe o seu comentário

Send this to a friend