AVISO: Informamos que devido ao COVID-19, estamos fechados temporariamente a princípio até o dia 07/04. Para maiores informações, favor entrar em contato via WhatsApp

Estudo: A Acupuntura é eficaz na analgesia de pacientes com câncer de mama

Estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute Monographs evidencia a eficácia da Acupuntura no tratamento de dor em pacientes com câncer de mama.

Neste estudo, realizado pelo Dr. Jun Mao, diretor do Programa de Oncologia Integrativa do Abramson Cancer Center da Universidade da Pensilvânia, de Filadélfia, a Acupuntura ajudou a diminuir dores articulares em mais de 40% dos pacientes.

No estudo, foram inclusos 41 pacientes com câncer de mama, divididos em 2 grupos de tratamento: Acupuntura Real (Eletroacupuntura) e Acupuntura Falsa (Placebo). Os pacientes não sabiam qual tratamento estavam recebendo.

Segundo o Dr. Mao, no grupo da Acupuntura Real, a resposta analgésica não era dependente ao fato do paciente saber ou não se a Acupuntura funcionava. No entanto, de acordo com ele, no grupo Placebo, a resposta à dor variava com as elevadas expectativas do funcionamento da terapia.

Segundo o estudo, os pacientes no grupo de Acupuntura Real apresentaram um nível consistente de redução da dor se comparados ao grupo placebo, com mais de 40% de redução na escala analógica da dor. Segundo o Dr, um resultado maior que 30% é considerado significativo, o que para o autor, significa que “acupuntura real funciona, quer você acredite ou não.”

Fonte: Jun Mao, M.D., associate professor, family medicine and community health, and director, integrative oncology program, Abramson Cancer Center, University of Pennsylvania, Philadelphia; Leslie Bernstein, Ph.D., director, cancer etiology, City of Hope Comprehensive Cancer Center, Duarte, Calif.; November 2014, Journal of the National Cancer Institute Monographs

Deixe o seu comentário

Send this to a friend