CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Terapia por Ondas de Choque é promissora no tratamento da tendinites

Terapia por ondas de choque extracorpórea (ESWT) diminui a dor e melhora o funcionamento em pacientes com tendinite calcária do ombro e pode ser uma boa alternativa a terapias convencionais, de acordo com um novo artigo publicado sobre 28 testes de controle aleatórios. O artigo foi publicado recentemente na revista científica “Annals of Internal Medicine”.

 

terapia por ondas de choque fascite plantar

Ondas de choque para fascite plantar

 

A ação das ondas de choque é determinada através da sua penetração nos tecidos sem lesões cutâneas, vasculares ou nervosas.

Ao atingirem a área lesada, promovem estimulação mecânica que induz uma série de efeitos biológicos, tais como: aumento da produção de prostaglandinas relacionadas ao processo de reparo tecidual; aumento da congestão e microcirculação sanguínea local; e aumento da concentração local de ácido nítrico, com alívio da dor.

A terapia por ondas de choque pode ser usada para tratar inflamações crônicas do tendão do quadril, joelho, ombro, cotovelo, calcanhar e sola do pé. Isso inclui, tendinopatia calcificada do ombro, síndrome da dor trocantérica maior, plantar fascite, tendinopatia de Aquiles, tendinopatia patelar e isquiotibiais e epicondilite lateral.

Ainda assim, muito deve ser aprendido sobre a segurança e eficácia desse procedimento, escrevem os autores.

Os investigadores usaram vários dados para identificar 28 testes de controle aleatórios que testam ESWT de alta, e baixa-energia e o placebo como tratamento para tendinite crônica calcária e não-calcária do ombro.

Os pesquisadores reportam que, em pacientes com tendinite calcária, o tratamento com ondas de choque de alta-energia, parece ajudar a aliviar as dores no ombro, e melhorar o funcionamento e a calcificação. Entretanto, a ESWT de baixa-energia melhorou somente o funcionamento.

Com base em suas análises de 6 estudos sobre os efeitos analgésicos da ESWT comparado ao placebo, 4 estudos aliviaram a dor em tendinite calcária em comparação ao placebo (2 ESWT de alta-energia e 2 ESWT de baixa-energia). Uma das duas terapias de ondas de choque de baixa-energia aliviou somente um pouco da dor, e o outro não teve efeito algum.

Com a tendinite não-calcária, os resultados foram bem diferentes, os pesquisadores disseram: a ESWT não teve efeito contra a dor, e isso aconteceu independentemente da intensidade de energia liberada no ombro afetado.

A Ondas de Choque de alta-energia melhorou significativamente o funcionamento do ombro que a ESWT de baixa-energia e pareceu auxiliar, de maneira mais eficaz, nos depósitos de cálcio.

Dos 8 estudos sobre os resultados do funcionamento, 4 terapias de Ondas de Choque de alta-energia melhoraram a função em pacientes com tendinite calcária e 3 terapias do tratamento com ondas de choque de baixa-energia, melhoraram o funcionamento em comparação com o placebo (2 com tendinite calcária e 1 com não-calcária).

Os pesquisadores enfatizam que suas análises foram sujeitas a limitações; principalmente, o fato do número de estudos que eles tiveram acesso foi relativamente pequeno e o esquema dos estudos variou consideravelmente.

Ainda assim, eles concluíram que as ondas de choque de alta-energia pode ser uma alternativa eficaz quando lidamos com casos refratários de tendinite calcária crônica.

Em conclusão, eles escrevem, “Terapias de ondas de choque extracorpórea, estão crescendo como um tratamento inovador para doenças musculoesqueléticas. Assim como nosso entendimento sobre seus efeitos fisiológicos avançam e mais estudos homogêneos de controle devem ser conduzidos para melhor definir a dosagem e técnica de administração mais eficaz. A terapia por ondas de choque pode ser uma abordagem promissora quando tratamos transtornos crônicos dos tecidos mole. ”

Clinica Hong Jin Pai Sao Paulo e1621991307344

RUA SAINT HILAIRE 96 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM-SP: 158074 / RQE: 65523 - 65524 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB. Doutorando em Ciências pela USP. Pesquisador e Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do HC-FMUSP. Diretor de Marketing do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Integrante da Câmara Técnica de Acupuntura do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). Secretário do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED). Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual (SBRET). Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Dor da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Conselho Revisor - Medicina Física e Reabilitação da Journal of the Brazilian Medical Association (AMB).  
Send this to a friend