AVISO: Retornaremos o atendimento parcialmente a partir de 07/04. Para maiores informações, favor entrar em contato via WhatsApp

10 gatilhos de cefaléias e enxaquecas

Não é apenas o estresse e resfriados que causam dores de cabeça. Limpar a sua casa ou dormir tardem podem causar dor de cabeça também. Nós revelamos os 10 maiores gatilhos de dor de cabeça e como evitá-los.

Você dorme poucas horas por dia, de segunda a sexta-feira e você se sente bem, até chegar o sábado, que você acorda com uma enorme dor de cabeça. Por que isso acontece?

1. Sono e relaxamento excessivo após stress

gatilho de cefaleia sonolencia excessiva

Isso ocorre porque a tensão da semana diminui e os seus níveis de hormônio de estresse caem, o que provoca uma rápida liberação de neurotransmissores (mensageiros químicos do cérebro). Os neurotransmissores enviam impulsos para os vasos sanguíneos que se contraem e, em seguida, se dilatam, o que provoca uma cefaléia.

Como evitar: Evite a tentação de dormir muito nos fins de semana. Dormir mais de oito horas de uma única vez pode levar a uma dor de cabeça. Reserve algum tempo de relaxamento, tais como uma aula de ioga, durante a semana de trabalho, ao invés de descansar tudo no fim de semana.

2. Raiva reprimida

gatilho de cefaleia raiva

Quando você está com raiva, os músculos na parte de trás do seu pescoço e couro cabeludo ficam tensos, causando uma sensação de esmagamento ao redor de sua cabeça. Este é um sinal de uma dor de cabeça de tensão.

Como resolver o problema: Quando você começar a sentir raiva, respire profundamente e lentamente. Inspire pelo nariz e expire pela boca, isso deve relaxar os músculos da cabeça e pescoço.

Leia mais sobre como controlar sua ansiedade e stress.

3. Má postura

ma postura cefaleia

Má postura causa tensão na parte superior das costas, pescoço e ombros, o que pode levar a uma dor de cabeça. Tipicamente, as pulsações começam na base do crânio e, por vezes, se espalham pelo rosto, especialmente a testa.

Como evitar: Evite ficar sentado ou em pé em uma única posição por um longo período de tempo. Sente-se direito apoiando a parte inferior das costas. Considere o uso de um fone de ouvido especial se você ficar muito tempo ao telefone, pois a colocação de um aparelho entre a cabeça e o ombro pode criar tensão nos músculos e causar dores de cabeça.

Você também pode consultar um terapeuta físico, como um fisioterapeuta. Eles podem ser capazes de ajudá-lo a identificar e corrigir quaisquer problemas de postura.

4. Aromas e perfumes

gatilho de cefaleia perfume e armoas

Se você acha que o trabalho doméstico é o que mais dá dor de cabeça, você pode estar certo. Produtos de limpeza domésticos, como aromatizantes e purificadores de ar perfumados, contêm produtos químicos que podem levar a dores de cabeça.

Como resolver o problema: Se você é suscetível a dores de cabeça provocadas por certos cheiros, evite aromatizantes, sabonetes, shampoos e condicionadores com cheiros fortes. Use purificadores de ar e produtos de limpeza domésticos livre de fragrâncias e mantenha suas portas e janelas abertas em casa sempre que possível para arejar o ambiente. Se o perfume de um colega está incomodando você, coloque um ventilador em sua mesa no trabalho.

5. Mau tempo

gatilho de cefaleia tempo ruim

Se você está propenso a ter dores de cabeça, você pode achar que o céu nublado, a humidade elevada, o aumento da temperatura e tempestades podem trazer dor de cabeça.

As alterações de pressão que causam mudanças climáticas podem desencadear alterações químicas e elétricas no cérebro. Isto irrita nervos, levando a uma dor de cabeça.

Como resolver o problema: Não há muito que você possa fazer para mudar o tempo. No entanto, olhe a previsão de tempo, assim é possível prever uma dor de cabeça e tomar um analgésico preventivo com um ou dois dias de antecedência.

6. Ranger os dentes

gatilho de cefaleia bruxismo

Ranger os dentes durante a noite (o nome médico é bruxismo) faz com que você contraia os músculos da mandíbula, causando uma dor de cabeça intensa.

Como resolver o problema: Seu dentista pode te recomendar um protetor bucal para proteger os dentes enquanto dorme.

7. Luzes fortes

luz cefaleia gatilho

Luzes brilhantes e intensa, especialmente cintilantes, podem induzir a enxaquecas. Isso ocorre porque as luzes brilhantes e cintilantes aumentam os níveis de certas substâncias químicas no cérebro que ativam a enxaqueca.

Como resolver o problema: Óculos de sol são aliados em reduzir a intensidade da luz, e você pode usá-los dentro e fora de ambientes fechados. As lentes polarizadas também podem ajudar a reduzir a intensidade da luz.

No trabalho, ajuste o seu monitor de computador ou coloque uma tela de brilho. Você pode desligar certas luzes do ambiente ou mudar a incidência. Se não for possível, mude o local onde você se senta no escritório. A iluminação fluorescente tende a piscar, por isso, se você puder, substitua por alguma outra forma de iluminação.

8. Alguns alimentos como chocolate e café

gatilho de cefaleia chocolate alimentos

O sanduíche de peru e queijo, além de uma pequena barra de chocolate escuro podem ser opções saborosas para o almoço, mas cuidado com a dor de cabeça que pode vir depois. Todos estes alimentos contêm substâncias químicas que podem desencadear uma enxaqueca. Outros culpados incluem queijos envelhecidos, como stilton e brie, bebidas gaseificadas, carnes processadas e peixes.

Como evitar: Mantenha um diário da sua dieta alimentar e ao suspeitar que um determinado alimento pode ser a causa de suas dores de cabeça, elimine da sua dieta por alguns meses para ver se você percebe melhorias.

Se você estiver preocupado sobre como evitar qualquer fator desencadeante relacionada aos alimentos, consulte o seu médico e peça para ser encaminhado a um nutricionista para aconselhamento especializado.

Lembre-se de comer regularmente, porque pular refeições pode precipitar crises de enxaqueca ou cefaléia.

9. Dores de cabeça sexuais

gatilho de cefaleia sexo

É uma piada conhecida que dores de cabeça são usadas como desculpa para evitar o sexo, mas para muitos homens e mulheres dores de cabeça no ato sexual que surgem no auge são problemas reais e angustiantes.

Os médicos acreditam que dores de cabeça sexuais ocorrem devido ao acúmulo de pressão nos músculos da cabeça e pescoço. As dores de cabeça podem acontecer durante as preliminares ou antes do orgasmo e pode durar de alguns minutos até uma hora.

Como resolver o problema: Eles são inconvenientes, mas essas dores de cabeça são geralmente inofensivas e não significa que você deve evitar o sexo. Tomar um analgésico com algumas horas de antecedência do ato sexual pode impedir a dor de cabeça.

10. Sorvete

gatilho de cefaleia sorvete

Você sente uma dor aguda, bem na sua testa quando você morde uma casquinha de sorvete? Então você está suscetível a dores de cabeça de sorvete, causados por pela sensação fria que se move pelo céu da boca e na parte de trás da sua garganta. Milkshake e outras bebidas geladas tem o mesmo efeito.

Como resolver o problema: A boa notícia é que as dores de cabeça de sorvete não necessitam de tratamento. Na verdade, raramente dura mais de um minuto ou dois.

Deixe o seu comentário

Send this to a friend