CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

11 gatilhos de cefaleias e enxaquecas: como identificar?

Não é apenas o estresse e resfriados que causam dores de cabeça. Limpar a sua casa ou dormir tardem podem ser gatilhos de enxaquecas e dores de cabeça também.

Embora as enxaquecas sejam conhecidas e tratadas há décadas, elas continuam sendo uma doença um tanto misteriosa. A ciência médica ainda não tem um consenso sobre o que causa a enxaqueca, e essas enxaquecas geralmente não são diagnosticadas ou são diagnosticadas incorretamente.

Neste artigo, discutiremos 11 gatilhos de dor de cabeça e como evitá-los.

1. Sono e relaxamento excessivo após stress

gatilho de cefaleia sonolencia

Isso ocorre porque a tensão da semana diminui e os seus níveis de hormônio de estresse caem, o que provoca uma rápida liberação de neurotransmissores (mensageiros químicos do cérebro). Os neurotransmissores enviam impulsos para os vasos sanguíneos que se contraem e, em seguida, se dilatam, o que provoca uma cefaléia.

Algumas pessoas acreditam que mudanças em sua rotina podem contribuir para a enxaqueca. Por exemplo, mudar os padrões de sono ou mudanças causadas por longas viagens podem preceder um ataque. Mesmo mudanças agradáveis, como férias, podem estar implicadas.

Enxaqueca e estresse estão fortemente relacionados. Na verdade, ansiedade, excitação e qualquer forma de tensão e choque podem levar a um ataque de enxaqueca.

No entanto, algumas pessoas relatam que seus ataques de enxaqueca começam quando o estresse diminui. Isso às vezes é sentido como “dores de cabeça de fim de semana” quando, após uma semana agitada e estressante de trabalho, um indivíduo pode ter uma enxaqueca no fim de semana quando está mais relaxado.

Como evitar: Evite a tentação de dormir muito nos fins de semana. Dormir mais de oito horas de uma única vez pode levar a uma dor de cabeça. Reserve algum tempo de relaxamento, tais como uma aula de ioga, durante a semana de trabalho, ao invés de descansar tudo no fim de semana.

 

2. Raiva reprimida, ansiedade

gatilho de cefaleia raiva

Quando você está com raiva, os músculos na parte de trás do seu pescoço e couro cabeludo ficam tensos, causando uma sensação de esmagamento ao redor de sua cabeça. Este é um sinal de uma dor de cabeça de tensão.

Os sintomas comuns de ansiedade, como preocupação excessiva, medo e irritabilidade, podem desencadear os sintomas da enxaqueca. Os pacientes se preocupam com a chegada do próximo episódio de dor, sentem-se impotentes com a imprevisibilidade de seus sintomas e ficam frustrados com as muitas maneiras como a enxaqueca está afetando suas vidas.

Os cientistas acreditam que ter depressão ou ansiedade pode tornar as dores de cabeça mais intensas, mais duradouras e recorrentes. Pessoas com transtorno de ansiedade generalizada ou transtorno do pânico têm maior probabilidade de ter dores de cabeça.

A American Migraine Foundation relatou que 20% das pessoas com enxaqueca episódica e 30–50% das pessoas com enxaqueca crônica têm ansiedade. Além disso, constatou-se que a interrupção do sono e a incapacidade devido a dores de cabeça são preditores de ansiedade ou depressão.

Associado aos sintomas emocionais de tensão e pavor, a ansiedade pode causar sintomas físicos, como suor, taquicardia, problemas digestivos e dores de cabeça.

Como resolver o problema: Quando você começar a sentir raiva, respire profunda e lentamente. Inspire pelo nariz e expire pela boca, isso deve relaxar os músculos da cabeça e pescoço.

Leia mais sobre como controlar sua ansiedade e stress.

Pessoas com enxaqueca são mais propensas a ter ansiedade e depressão. Quando você tem os três, geralmente começa com ansiedade, depois surgem enxaquecas e, em seguida, surge a depressão.

3. Má postura

bad posture1

A postura inadequada causa tensão na parte superior das costas, pescoço e ombros.

Como resultado, isso pode levar a dores de cabeça desconfortáveis ou enxaquecas insuportáveis. Uma tensão ou dor de cabeça de estresse pode ser sentida como uma pressão semelhante a uma pinça em torno de sua testa ou na parte de trás de sua cabeça e pescoço.

Má postura pode gerar uma cefaleia chamada cervicogênica. As cefaleias cervicogênicas podem imitar a enxaqueca, por isso pode ser difícil distinguir uma cefaleia cervicogênica de uma enxaqueca. A principal diferença é que a enxaqueca está enraizada no cérebro e a cefaleia cervicogênica na coluna cervical (pescoço) ou na base da região do crânio.

Como evitar: Evite ficar sentado ou em pé em uma única posição por um longo período. Sente-se direito apoiando a parte inferior das costas. Considere o uso de um fone de ouvido especial se você ficar muito tempo ao telefone, pois a colocação de um aparelho entre a cabeça e o ombro pode criar tensão nos músculos e causar dores de cabeça.

Uma avaliação de um fisioterapeuta pode ajudá-lo a escolher os exercícios corretos para fortalecer e alongar a musculatura cervical e peitoral. Uma avaliação ergonômica do ambiente de trabalho, colchão, e postura durante o sono também pode ser útil.

 

 

 

4. Aromas e perfumes

gatilho de cefaleia perfume e armoas

Se você acha que o trabalho doméstico é o que mais dá dor de cabeça, você pode estar certo. Produtos de limpeza domésticos, como aromatizantes e purificadores de ar perfumados, contêm produtos químicos que podem levar a dores de cabeça.

Como resolver o problema: Se você é suscetível a dores de cabeça provocadas por certos cheiros, evite aromatizantes, sabonetes, shampoos e condicionadores com cheiros fortes.

Use purificadores de ar e produtos de limpeza domésticos livre de fragrâncias e mantenha suas portas e janelas abertas em casa sempre que possível para arejar o ambiente.

Se o perfume de um colega está incomodando você, coloque um ventilador em sua mesa no trabalho.

5. Mau tempo

gatilho de cefaleia tempo ruim

Se você está propenso a ter dores de cabeça, você pode achar que o céu nublado, a humidade elevada, o aumento da temperatura e tempestades podem trazer dor de cabeça.

As alterações de pressão que causam mudanças climáticas podem desencadear alterações químicas e elétricas no cérebro. Isto irrita nervos, levando a uma dor de cabeça.

Como resolver o problema: Não há muito que você possa fazer para mudar o tempo. No entanto, olhe a previsão de tempo, assim é possível prever uma dor de cabeça e tomar um analgésico preventivo com um ou dois dias de antecedência.

 

 

 

6. Ranger os dentes (bruxismo ou DTM)

gatilho de cefaleia

Ranger os dentes durante a noite (o nome médico é bruxismo) faz com que você contraia os músculos da mandíbula, causando uma dor de cabeça intensa. O bruxismo pode ocorrer durante o dia ou à noite, por isso pode ser responsável pelas dores de cabeça matinais que você tem

Uma das pistas mais importantes que ligam as dores de cabeça à ATM é o fato de que a atividade intensa da mandíbula desencadeia suas dores de cabeça.

Isso pode incluir mastigar alimentos duros, abrir bem a boca, falar por longos períodos e outras atividades que testam os músculos da mandíbula.

Alguns sintomas associados de disfunção temporomandibular incluem zumbido, sensação de pressão no ouvido ou dor. Tontura, contratura muscular cervical também podem estar associados.

Como resolver o problema: Seu dentista pode te recomendar um protetor bucal para proteger os dentes enquanto dorme.

Às vezes, a origem das enxaquecas relacionadas ao bruxismo simplesmente surge da tensão nos músculos faciais e da cabeça, causada por um desequilíbrio na articulação da mandíbula e nos músculos. A dor miofascial pode ser aliviada pela liberação miofascial ou agulhamento seco.

Se você tem dores de cabeça relacionadas ao bruxismo, então as crises de cefaleia ou enxaqueca podem não ter a resposta desejada aos medicamentos e tratamentos normais para enxaqueca. Esses tratamentos controlam apenas a intensidade dos sintomas da dor de cabeça, mas não fazem nada para reduzir a frequência com que ocorrem.

Este é um teste rápido que você pode realizar em casa. Não é infalível, mas pode dar uma dica se o bruxismo pode estar contribuindo para suas dores de cabeça. Da próxima vez que tiver dor de cabeça, segure delicadamente um lápis entre os dentes. Se mudar a dor que você está sentindo – diminuir ou aumentar – então é provável que a ATM esteja contribuindo para suas dores de cabeça.

7. Luzes fortes

luz cefaleia gatilho

Luzes brilhantes podem causar enxaquecas? A enxaqueca – o distúrbio da dor de cabeça – é uma condição neurológica que causa hiper-reatividade no cérebro. Essa hiper-reatividade responde à exposição a “gatilhos” específicos para a enxaqueca, que podem resultar em um ataque de enxaqueca.

A luz intensa e brilhante – como a luz do sol, iluminação fluorescente no alto ou brilho refletido – é um dos muitos gatilhos relatados que podem causar ou piorar esses ataques de enxaqueca.

Para quem tem enxaqueca, nem todos os comprimentos de onda da luz são criados iguais. Estudos mostram que a luz azul, especificamente aquela que ocorre a 480 nanômetros, é particularmente preocupante.

Esses comprimentos de onda não apenas afetam os padrões de sono e contribuem para o cansaço visual, mas também produzem maior desconforto para pessoas com enxaqueca e podem induzir ataques com mais facilidade.

Como resolver o problema: Óculos de sol são aliados em reduzir a intensidade da luz, e você pode usá-los dentro e fora de ambientes fechados. As lentes polarizadas também podem ajudar a reduzir a intensidade da luz.

No trabalho, ajuste o seu monitor de computador ou coloque uma tela de brilho. Você pode desligar certas luzes do ambiente ou mudar a incidência. Se não for possível, mude o local onde você se senta no escritório. A iluminação fluorescente tende a piscar, por isso, se você puder, substitua por alguma outra forma de iluminação.

Alguns aplicativos (como o f.lux) ajudam a diminuir a luz azul do computador.

 

8. Alguns alimentos como chocolate e café

gatilho de cefaleia chocolate alimentos

O consumo excessivo de cafeína pode contribuir para o início de uma crise de enxaqueca. A cafeína pode atuar como um gatilho de duas maneiras possíveis: beber café ou outras bebidas com cafeína pode iniciar um ataque de enxaqueca, e a abstinência da cafeína é um gatilho ainda mais frequente para a enxaqueca.

De acordo com a American Migraine Foundation, o chocolate é considerado o segundo gatilho mais comum para ataques de enxaqueca depois do álcool. Segundo o Instituto, cerca de 22% das pessoas que sofrem de enxaqueca relatam chocolate como gatilho.

O chocolate contém cafeína e beta-feniletilamina, que pode causar dores de cabeça em algumas pessoas.

 

Como evitar:

Você pode tentar não comer mais do que 4 ou 5 xícaras de chá, café ou coca-cola por dia. Algumas pessoas descobrem que parar repentinamente de tomar cafeína também pode ser um fator desencadeante. Se você suspeitar disso, pode reduzir o consumo de cafeína de forma mais gradual.

Mantenha um diário da sua dieta alimentar e ao suspeitar que um determinado alimento pode ser a causa de suas dores de cabeça, elimine da sua dieta por alguns meses para ver se você percebe melhorias.

Se você estiver preocupado sobre como evitar qualquer fator desencadeante relacionada aos alimentos, consulte o seu médico e peça para ser encaminhado a um nutricionista para aconselhamento especializado.

Lembre-se de comer regularmente, porque pular refeições pode precipitar crises de enxaqueca ou cefaléia.

Para as pessoas que sofrem de enxaqueca, a cafeína ingerida três ou mais dias por semana, por qualquer motivo, pode causar dependência e aumentar a frequência da enxaqueca. Para aqueles que têm dores de cabeça frequentes, o ideal é evitar toda a cafeína e pelo menos até que seja observada uma melhora na frequência das dores de cabeça.

9. Dores de cabeça sexuais

gatilho de cefaleia

As dores de cabeça sexuais são provocadas pela atividade sexual – especialmente um orgasmo. Você pode notar uma dor surda na cabeça e no pescoço que aumenta à medida que a excitação sexual aumenta. Ou, mais comumente, você pode sentir uma dor de cabeça intensa e repentina pouco antes ou durante o orgasmo. A maioria das dores de cabeça sexuais não são motivo de preocupação.

A cefaleia primária associada à atividade sexual é comumente descrita como bilateral (em ambos os lados da cabeça) e frequentemente localizada na região occipital (parte posterior da cabeça). A cefaleia primária associada à atividade sexual geralmente dura de 1 minuto à 24 horas com dor intensa e até 72 horas com dor leve.

A dor de cabeça primária associada à atividade sexual é denominada “primária” porque não é causada por outra condição ou distúrbio. Pessoas com cefaleia nova ou nunca avaliada associada à atividade sexual devem ser cuidadosamente avaliadas por seu médico para uma causa subjacente e consideradas para imagens de seu cérebro e dos vasos sanguíneos em sua cabeça para excluir condições como hemorragia subaracnoide, dissecção arterial e vasoconstrição cerebral reversível síndrome.

Como resolver o problema: Eles são inconvenientes, mas essas dores de cabeça são geralmente inofensivas e não significa que você deve evitar o sexo. Tomar um analgésico com algumas horas de antecedência do ato sexual pode impedir a dor de cabeça.

Estudos demonstraram que até 40% de todos os casos de cefaleia primária associada à atividade sexual apresentam um curso crônico por mais de um ano.

Para as pessoas que sofrem de enxaqueca, a cafeína ingerida três ou mais dias por semana, por qualquer motivo, pode causar dependência e aumentar a frequência da enxaqueca.
Para aqueles que têm dores de cabeça frequentes, o ideal é evitar toda a cafeína e pelo menos até que seja observada uma melhora na frequência das dores de cabeça.

11. Desidratação

agua desidratacao

A desidratação é um dos gatilhos de dor de cabeça mais comumente relatados. E às vezes pode ser fácil entrar. Certifique-se de beber principalmente água e sempre que sentir sede. Se você costuma ficar sem água por longos períodos, tente fazer uma pausa a cada duas horas para se perguntar se você sente sede.

Sintomas incluem sede exagerada, olhos fundo, boca e pele secas, diminuição do suor e lágrimas.

Como resolver o problema: Em geral, ingerir pelo menos 2 litros de água ou outros líquidos (como sucos) durante o dia. Em idosos ou crianças, sempre verificar a ingesta adequada de líquidos e facilitar o acesso.

Usar roupas leves, para evitar a perda de líquido pelo suor. Observar em idosos e crianças episódios de diarréia, que é uma fonte importante de desidratação.

Clinica Hong Jin Pai Sao Paulo e1621991307344

RUA SAINT HILAIRE 96 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM-SP: 158074 / RQE: 65523 - 65524 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB. Doutorado em Ciências pela USP. Pesquisador e Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do HC-FMUSP. Diretor de Marketing do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Integrante da Câmara Técnica de Acupuntura do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). Secretário do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED). Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual (SBRET). Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Dor da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Conselho Revisor - Medicina Física e Reabilitação da Journal of the Brazilian Medical Association (AMB).  

Deixe o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Artigos relacionados

Send this to a friend