AVISO - COVID-19: Estamos com atendimento segunda/terça/quinta/sexta/sábado. Maiores informações, entrar em contato via WhatsApp

Acupuntura e Medicina Esportiva

a acupuntura na medicina esportiva

A acupuntura existe há séculos e se tornou recentemente uma das terapias alternativas mais usadas no mundo ocidental. Tem sido muito bem estudada para condições e problemas múltiplos, como redução da dor, desequilíbrio hormonal, problemas com a saúde mental e lesões.

Inúmeros estudos foram realizados nos benefícios da acupuntura em, tanto dores crônicas, como em lesões graves de esporte. Como você sabe, quando praticamos um esporte ou estamos ativamente nos exercitando, sempre existe um risco de ocorrer uma lesão. Essas lesões podem se tornar crônicas se não forem tratadas rápida e propriamente. Enquanto a fisioterapia é uma ótima ferramenta para curar essas lesões, eu tenho notado, na minha prática, que programas de tratamento que incluam uma combinação de tanto acupuntura, como fisioterapia, estão, em sua maioria, entre os mais rápidos e mais bem-sucedidos. Isso também vale para as lesões mais antigas e crônicas e para manejo da dor.

Problemas musculoesqueléticos são um dos motivos maiores para as pessoas buscarem a acupuntura, já que foi demonstrado em diversos trabalhos que a acupuntura pode auxiliar no tratamento de lesões, além de poder auxiliar no desempenho atlético!

Como a acupuntura é praticada de um ponto de vista ocidental?

acupuntura para hernia de disco

A acupuntura é a inserção de agulhas bem finas, descartáveis e esterilizadas no corpo. Utiliza os pontos da acupuntura tradicional chinesa, com o conhecimento das patologias e da fisiologia atual, e com evidências baseadas na medicina. Os locais (pontos) da acupuntura tradicional chinesa têm mostrado estarem próximos a áreas de ligamentos ou de grupos de terminações nervosas. A medicina ocidental não utiliza o conceito de ying/yang ou do fluxo do Qi, que se acredita ser uma fonte de energia na acupuntura tradicional. Devido ao fato que os locais de inserção estão alinhados com ligamentos e nervos, usar estes pontos surtiu um impacto positivo nos problemas musculoesqueléticos.

Como a acupuntura funciona?

Acupuntura beneficios: tratamento de ansiedade

A acupuntura tem sido reconhecida como uma forma aceitável de analgésico. Em adição de dores provenientes de lesões esportivas, ela também pode controlar dores relacionadas a fibromialgia, artrite, dores nas costas, nos nervos ciáticos, cólicas menstruais, dores de cabeça relacionadas a tensão e enxaquecas. Isso é alcançado ao reduzirmos o que chamamos de substancia P, que tem mostrado causar dor.

A acupuntura também tem mostrado reduzir os marcadores inflamatórios que causam inflamações.

Como a Acupuntura ajuda na Medicina Esportiva?

tratamento hernia de disco sao paulo acupuntura

Em lesões esportivas graves, a inflamação é o que causa a vermelhidão (eritema), calor, inchaço e, é claro, dor, na área lesionada. A acupuntura pode rápida e significativamente, reduzir o tamanho da inflamação que ocorre em volta da área afetada, auxiliando na recuperação.

Músculos hipertônicos ou espásticos, frequentemente ocorrem junto com dores e lesões e podem também ser causados pelo estresse, longos períodos sentados, e uma postura ruim. Músculos espásticos são músculos que ficam presos em uma flexão bem tensionada, sem que isso seja feito de propósito. Isso pode ser algo constante ou ir e vir em ondas. Músculos hipertônicos são músculos que não ficam totalmente relaxados quando em repouso.

A maioria das pessoas pode se relacionar a isso quando elas sofrem de torcicolo ou ombros tensos. Durante uma lesão esportiva, os músculos, muitas vezes, tornam-se hipertônicos enquanto tentam proteger a área lesionada ao reduzir a movimentação. A hipertonicidade pode também ser causada ao compensar de mais o lado oposto ao machucado. Por exemplo, alguém que tenha machucado o tornozelo ou pé, irá usar a outra perna para se levantar e colocar mais peso nesse lado. Isso faz com que os músculos do lado lesionado do corpo relaxem e os músculos no lado que está compensando sejam usados em excesso. Depois de um tempo, estes músculos tornam-se hipertônicos ou até mesmo espásticos.

A acupuntura é uma solução natural para músculos tensos e espasmos! Não somente, ela pode fisicamente relaxar os músculos, as pessoas, muitas vezes, saem de uma sessão sentindo-se mentalmente relaxadas e calmas. É uma sensação similar a o que uma pessoa se sentiria depois de uma leve massagem terapêutica.

A acupuntura também funciona para liberar certos químicos ao cérebro. Esses químicos são nossos hormônios “da felicidade”, sendo a seratonina uma delas. Ter uma liberação de seratonina pode resultar no aumento do prazer e na redução da dor.

Quando levamos em consideração a acupuntura, é importante garantir que o praticante esteja totalmente treinado. Isso irá garantir que eles tenham um entendimento maior da anatomia e conhecer como e onde inserir as agulhas com segurança.

acupuntura dor em joelho

1 Comente

Deixe o seu comentário.

    Deixe o seu comentário

    Send this to a friend