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Torcicolo: O que é, causas, sintomas e tratamentos

Um torcicolo é tipicamente caracterizado por dor e dificuldade em mover o pescoço, especialmente ao tentar virar a cabeça para o lado. Também pode ser acompanhada por dor de cabeça, dor no pescoço, dor no ombro e / ou dor no braço.

Devido ao ritmo de vida moderno, aumentaram-se os fatores estressores presentes no dia-a-dia, por isso, a maioria da população adulta já passou ou ainda vai passar pela situação de tensão na região do pescoço ou torcicolo.

O pescoço é uma das áreas do corpo humano com mais quantidade de músculo, não em extensão, mas em quantidade, isto é, é uma área composta por pelo menos 16 músculos, divididos em quatro grupos, a saber: músculos supra-hioideos; músculos infra-hioideos; músculos da região lateral e músculos pré-vertebrais.

O principal músculo do pescoço que está envolvido com o torcicolo é o esternocleidomastoideo, localizado na lateral do pescoço, próximo à jugular. No entanto, o torcicolo não envolve apenas o nível muscular, pode ter relação com outras estruturas orgânicas.

A causa de um torcicolo pode ser atribuída a uma infinidade de problemas, incluindo má postura no trabalho, dormir mal, exageros em exercícios, ansiedade ou problemas de saúde.

A boa notícia é que ter um torcicolo geralmente não é uma lesão grave. Às vezes, porém, é um sinal de que você deve ir a um médico para avaliação. Veja o que você precisa saber.

O que é torcicolo?

dor no pescoco sintomas e tratamento

O torcicolo é um problema bastante conhecido popularmente, assim, quando se pergunta do que se trata, logo o ouvinte ou leitor associa com o travamento do pescoço. E isto está correto, o torcicolo consiste na torção rígida causada pela contração, com ou sem espasmos, do músculo esternocleidomastoideo esquerdo ou direito.

Com isto, o pescoço se posiciona para um lado específico, a cabeça fica inclinada para um lado e o queixo para o outro, com dificuldade de rotação para o outro lado e para trás.

É bastante comum que a rigidez inicie pela manhã, logo quando o paciente acorda, mesmo que antes de dormir não tenha sentido nenhum sintoma significativo. Este distúrbio afeta ambos os sexos em qualquer idade, mas é mais frequente em mulheres e em pessoas de meia idade.

Causas comuns de um torcicolo

O pescoço rígido devido a problemas musculares (dor miofascial) é talvez a causa mais comum de rigidez nos dias atuais. A maioria de nós terá episódios de tensão muscular no pescoço ou nos ombros.

Um torcicolo é quase sempre um problema agudo. A dor surge subitamente (tipicamente, acordamos com ela) e tende a desaparecer sozinha dentro de uma semana.

Causas de um torcicolo incluem:

  • Dormir em uma posição desconfortável ou em uma cama desconfortável
  • Estresse, preocupações ou ansiedade
  • Uma quantidade incomum de tempo dirigindo
  • Longas horas na frente de um computador

No entanto, em muitos casos, nenhuma causa óbvia pode ser encontrada. Espasmos nos músculos do pescoço e dos ombros pioram a dor, o que, por sua vez, limita o movimento do pescoço e da parte superior da coluna.

Um torcicolo pode dificultar as tarefas diárias normais. Por exemplo, tome cuidado especial ao dirigir para garantir que você possa virar a cabeça o suficiente para ver o tráfego ao seu redor.

Causas incomuns de torcicolo

O torcicolo pode ser casado por diversos fatores, assim, as causas são critérios de classificação do torcicolo em tipos distintos. A grande maioria dos casos é auto-limitada. Porém, há algumas outras patologias que podem gerar um torcicolo crônico, como as abaixo:

Torcicolo congênito: durante a gestação, ocorre fibrose congênita de apenas um lado do músculo esternocleidomastoideo, causando um encurtamento das fibras deste músculo ou durante o nascimento, em que pode ocorrer um traumatismo capaz de gerar endema no músculo, isto é, acumulo de líquido, o que pode gerar o torcicolo temporário ou definitivo;

Torcicolo dermatogênico: quando há lesão na pele do pescoço e a mesma é encurtada, causa limitação do movimento, geralmente ocorre em casos de queimaduras ou retrações causa das por cicatrizes;

Torcicolo espasmódico: este é o mais comum, a rigidez neste caso é causada pelo aumento do tônus muscular, de forma que a carga emocional, sobrecarga física ou movimento brusco e súbito são os fatores desencadeantes mais comuns neste tipo de torcicolo;

Torcicolo vestibular: relacionado não ao músculo, mas à estrutura intra-auricular responsável pelo equilíbrio, ou seja, o labirinto. Neste caso, a rigidez é quando há disfunção no labirinto, de forma que a pessoa busca compensar o desequilíbrio alterando a posição da cabeça;

Torcicolo neurogênico: quando ocorre algum distúrbio ou acidente em nível neural, como AVC e traumatismos;

Torcicolo ocular: este tipo tem sua causa relacionada com a paralisia de músculos envolvidos com a inclinação e a rotação da cabeça, isto é, os músculos oblíquos extra-oculares;

Torcicolo reumatológico: sua causa é relacionada a doenças reumatológicas que afetam os músculos do pescoço;

Dessa forma, as causas do torcicolo podem estar relacionadas com a musculatura do pescoço, quando há alteração fisiológica no nascimento, quando há hipertonicidade devido ao estresse, à má postura, lesões, exposição ao frio, fadiga muscular, etc.

As causas podem ainda estar relacionadas com outras estruturas orgânicas, como a pele, o labirinto, o sistema nervoso e os olhos.

Sintomas do torcicolo

Os sinais mais comuns de uma dor na região cervical (ou torcicolo) incluem:

-Rigidez do pescoço;

-Dor no pescoço;

-Dor de cabeça;

-Limitação em movimentar a cabeça;

-Elevação do ombro do lado da torção;

-Inchaço na região;

-Tensão;

-Tremor em alguns casos.

É importante esclarecer que raramente o paciente apresenta todos os sintomas, mas sim, um conjunto com a maioria deles, dessa forma, os principais para fins diagnósticos são a dor e a rigidez no pescoço, a tensão e a limitação de movimento.

Também é relevante explicar que a dor no pescoço é sentida quando há tentativa de movimento ou quando a região é apalpada, quando a pessoa mantém a cabeça estática na mesma posição, a dor é evitada.

A duração dos sintomas costuma atingir, no máximo, uma semana.

Quando o período ultrapassar este limite ou quando houver muita freqüência de episódios com intervalos curtos, é recomendado procurar o médico. Caso contrário, isto é, quando os sintomas somem rapidamente e o episódio é esporádico, o tratamento pode ser realizado pelo próprio paciente.

Dor miofascial e torcicolo

Um ponto gatilho é um ponto sensível em seu músculo. As pessoas costumam descrevê-las como “nós” – um feixe de músculos tensos e contraídos que se contorcem e espalham dor quando pressionados ou movidos.

Quando a dor se espalha, isso é chamado de dor referida. Por exemplo, um ponto de gatilho pode estar em seu ombro, mas atire a dor no pescoço quando for cutucado.

Os pontos-gatilho fazem com que os músculos fiquem estressados e se contraiam, o que resulta em fraqueza e dormência muscular, além de movimentos musculares limitados.

Pontos gatilho são normalmente causados por fatores mecânicos – isto é, fatores que colocam tensão ou estresse em seus músculos. Um trauma espinhal, como um traumatismo causado por um acidente de carro ou uma lesão relacionada a esportes, pode causar a formação de pontos gatilho.

Você também pode incentivar um ponto-gatilho a se desenvolver fazendo coisas repetitivas e rotineiras todos os dias que prejudicam a saúde da coluna ao longo do tempo. Por exemplo, você pode esticar os músculos do pescoço mantendo uma má postura por um longo período (como dormir em um travesseiro sem apoio ou esticar o pescoço enquanto trabalha em um computador) ou carregando uma bolsa pesada que sobrecarrega os músculos do pescoço, parte superior das costas e ombros.

Tratamento para o torcicolo

analgesia-acupuntura

Primeiramente, é importante conhecer as medidas de prevenção. Sabemos que o estresse é um forte fator desencadeante do torcicolo, por isso, uma das medidas de prevenção inclui a eliminação de fatores estressores no dia-a-dia, principalmente quando os episódios de torcicolo são muito frequentes.

Eliminar os fatores estressores ou evitar situações estressoras inclui reconsiderar o emprego, afastar-se de pessoas tóxicas, reavaliar o ambiente no qual está inserido, pois somos reflexo do ambiente, solucionar pequenos problemas presentes na rotina e, por fim, investir mais no lazer e em momentos descontraídos.

Além disso, outras medidas preventivas incluem trocar o colchão e travesseiros por modelos mais anatômicos e confortáveis; trocar a mobília do trabalho, ou seja, utilizar uma cadeira ou poltrona que favoreça a postura; realizar atividade física, como uma caminhada, contribui ao fortalecer a musculatura, ao melhorar a postura, ao equilibrar o tônus muscular e ao reduzir o estresse; realizar alongamento diariamente; proteger o pescoço do frio; alinhar o computador na altura da cabeça e levantar objetos pesados do chão flexionando os joelhos totalmente.

Agora, em relação ao tratamento propriamente dito, este envolve inicialmente o repouso e relaxamento. Verifique as recomendações indicadas para esta finalidade:

Ambiente relaxador: é importante que seja organizado um ambiente relaxante para o repouso, sem que haja estímulos que possam trazer tensionamento, preocupação, estresse ao paciente;

Exercícios: com suavidade e muita cautela, pode-se realizar exercícios de rotação, tentando mexer o pescoço de um lado para o outro, porém, é preciso respeitar o limite individual, vale enfatizar que devem ser feitos com suavidade, lentamente e com muito cuidado;

Massagem: deslizar as mãos ou solicitar que alguém o faça, pressionando levemente a região afetada, isto pode aliviar a dor e proporcionar relaxamento do músculo tensionado;

Colar cervical: imobilizar o pescoço é importante durante o repouso, podendo ser substituído por uma toalha macia envolta do pescoço e prendendo-a firmemente;

Evitar atividades físicas: somente durante o repouso e até que os sintomas sejam controlados, é preciso evitar caminhar muito, correr, nadar, musculação, etc, pois estas atividades são benéficas na prevenção do torcicolo, mas quando o mesmo já está instalado, deve-se evitar a contração do músculo;

Aplicação de temperatura: intercalar compressas quentes e frias é recomendado, pois o calor auxilia no relaxamento muscular e o frio auxilia no alívio da dor.

Em relação ao tratamento medicamentoso, podem ser administrados oralmente analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes musculares, bem como podem ser aplicados adesivos, géis ou pomadas que contenham propriedade analgésica.

A fisioterapia pode ser indicada para casos reincidentes. Os médicos costumam indicar também para pacientes recidivos, acupuntura e atividades físicas que não sobrecarreguem o pescoço, como natação, pilates e Yoga, estes últimos proporcionam alongamento e mais flexibilidade.

A aplicação de toxina botulínica pode ser indicada também para pacientes que apresentam frequentes episódios de torcicolo espasmódico, pois a substância conhecida popularmente como botox é capaz de paralisar as contrações musculares, evitando o surgimento do entorse no pescoço.

Nos casos congênitos o tratamento deve iniciar logo na primeira infância, nos casos dermatogênicos, o tratamento deve iniciar também logo após a detecção da agravante. Em ambos os casos, pode ser necessária a intervenção cirúrgica para correção do músculo ou da pele, respectivamente.

Quando procurar um médico por torcicolo?

É importante ficar atento e procurar o médico caso os sintomas persistam e se intensifiquem.

Outros motivos incluem:

-A dor ou rigidez não melhora depois de alguns dias ou semanas
-Você não pode controlar a dor usando analgésicos comuns
-Você está preocupado que sua dor no pescoço poderia ter uma causa mais séria

Seu médico examinará seu pescoço e fará algumas perguntas para ajudar a identificar qualquer condição subjacente. Eles também podem prescrever medicamentos para ajudar a melhorar seus sintomas.

O torcicolo parece inofensivo, mas pode ser um sinal de alerta para outras doenças ou distúrbios emocionais que devem ser tratados adequadamente.

Por isso, a consulta médica se faz fundamental, uma vez que o médico poderá eliminar outras suspeitas e encaminhar para profissionais específicos tanto da área médica como nos casos em que o estresse é um fator predominante, encaminhar ao psicoterapeuta.

Conclusão

Podemos verificar que o torcicolo é um distúrbio relativamente comum, principalmente o tipo torcicolo espasmádico. Vimos também que é possível prevenir o aparecimento dos sintomas. No entanto, quando a prevenção não acontece ou quando ainda assim os fatores causais atingem o paciente, o tratamento é simples, porém, jamais se pode descartar a consulta médica.

Mesmo quando a situação não parece ser necessariamente preocupante, é interessante procurar o médico como uma forma de prevenção primária de agravantes piores, assim, a saúde como um todo é mais preservada.

Isto é, mesmo que o médico recomende apenas uma atividade física e uma adoção de hábitos melhores, estas já são medidas extremamente importantes na preservação da saúde. O diagnóstico precoce é de suma importância em todos os casos de torcicolo, pois a partir dele é possível traçar o tratamento adequado para cada tipo.

10 dicas para prevenção de torcicolo

Siga essas 10 dicas para proteger o seu pescoço de lesões:

  1. Durma com um travesseiro cervical.

durma com travesseiro cervical

Travesseiros cervicais, ou travesseiros ortopédicos, são desenhadas para dar suporte aos espaços embaixo da cabeça e do pescoço com partes rebaixadas onde a cabeça irá repousar e suporte extra para o pescoço. Eles ajudam a manter o pescoço em alinhamento com a coluna.

  1. Durma de barriga para cima.

durma com barriga para cima

Dormir de barriga para cima é a melhor posição para que sua coluna inteira repouse confortavelmente. Se você prefere dormir de lado ou de barriga para baixo, verifique que seu travesseiro não esteja muito alto – em torno de 10 a 15 centímetros de grossura. Isso irá prevenir sua cabeça e pescoço de virarem de um lado ou de outro de uma forma antinatural.

  1. Posicione seu computador a altura dos olhos.

posicione computador na altura dos olhos

Sente-se confortavelmente na sua cadeira de escritório e feche os olhos. Quando os abrir, seu olhar deve estar direcionado ao centro da tela do seu computador. Se não estiver, use livros ou outros itens para ajustar a altura da sua tela.

Não deixe que sua cabeça se incline para frente dos seus ombros. E não se esqueça de fazer pausas frequentes – levante-se e mova-se a cada, pelo menos, 30 minutos.

  1. Use um headset de telefone.

use headset de telefone

Tome cuidado para não segurar o telefone entre sua orelha e ombro. Um equipamento que permita que suas mãos fiquem livres é uma ótima maneira de falar no telefone sem sentir-se tentado a segurá-lo de forma incorreta.

  1. Exercite os músculos do seu pescoço.

exercite musculos do pescoco

Mantenha os músculos do seu pescoço fortes ao praticar exercícios fortalecedores e alongadores frequentemente ao longo do dia. Um dos exercícios mais simples de se fazer sempre é o de levar seu queixo em direção ao seu pescoço.

Este exercício ajuda a fortalecer os músculos que mantém a cabeça em alinhamento sobre os ombros. Também alonga os músculos escaleno e sub-occipital.

  1. Mantenha-se hidratado.

mantenha se hidratado

Os discos entre a vertebra e a espinha são constituídas, em sua maior parte, de água.

Beba um pouco de água ao longo do dia para manter-se hidratado, mantendo os discos flexíveis e saudáveis. Idealmente, tente beber 8 copos grandes de água por dia.

  1. Ao carregar peso, distribua-o igualmente.

distribua peso das sacolas

Um erro comum que as pessoas cometem é o de carregar uma bolsa ou pasta pesada de um só lado do corpo. Isso faz com que os ombros fiquem desnivelados, forçando os músculos e causando dor.

Leve somente o essencial na sua bolsa ou pasta, e faça um esforço, ao carregar o peso, de manter seus ombros nivelados a todo momento. Considere usar uma mochila que distribua o peso igualmente sobre os ombros.

  1. Mantenha uma postura adequada.

mantenha postura adequada

Uma postura ruim pode causar torcicolo por forçar os músculos e ligamentos que sustentam o pescoço, resultando numa lesão ao longo do tempo.

A postura de cabeça e ombros caídos para frente é um exemplo mais comum de postura ruim que contribui para o torcicolo. Isso ocorre quando a cabeça é inclinada para frente, posicionando a cabeça à frente dos ombros.

Essa postura causa a parte superior das costas a cair para frente também, criando um estresse na coluna inteira.

  1. Alivie pontos gatilhos da dor.

alivie pontos gatilhos de dor com acupuntura

Uma irritação nas facetas articulares da parte inferior da vértebra cervical pode resultar em pontos gatilhos nos músculos que causam dor, resultando em dor miofascial. Esses pontos gatilhos são pequenos nós no músculo ou fáscia que podem levar a dor, piorando ou amplificando a dor já existente. Existem certas massagens que você pode aplicar em si mesmo para trabalhar esses pontos alvos e diminuir a dor. A Acupuntura ou infiltração de pontos gatilhos são ótimas alternativas para o alívio imediato e inativação destes pontos gatilhos.

  1. Evite o “efeito chicote”.

evite o efeito chicote

O “efeito chicote” (em inglês, whiplash) ocorre quando uma pessoa sofre um impacto na parte traseira do seu veículo. A melhor maneira de se proteger contra uma lesão resultante do efeito de chicotada é dirigir um carro com uma proteção para cabeça altamente reconhecida. Ajuste a proteção da cabeça seguindo o manual do veículo.

Sempre pratique direção defensiva: quando preso no trânsito, cheque o retrovisor do seu veículo para certificar-se de que não haja ninguém acelerando em sua direção. Sempre tenha uma rota de escape planejada (geralmente o acostamento) para que você saiba para onde escapar no caso que realmente tenha alguém acelerando em sua direção.

Dica bônus: mantenha-se informado.

Sabemos que não é possível evitar todas as dores no pescoço de ocorrerem, mas essas dicas irão ajudar a mantê-lo o mais saudável possível. Temos várias páginas no nosso site contando tudo sobre prevenção, diagnóstico e tratamentos para torcicolos e outros tipos de dor, confira! Invista em sua saúde!

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM-SP: 158074 / RQE: 65523 - 65524 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB. Doutorando em Ciências pela USP. Pesquisador e Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do HC-FMUSP. Diretor de Marketing do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Integrante da Câmara Técnica de Acupuntura do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). Secretário do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED). Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Dor da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Conselho Revisor - Medicina Física e Reabilitação da Journal of the Brazilian Medical Association (AMB).

7 Comentários

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  • Obrigada, Dr.
    Fiquei bastante esclarecida.
    Tenho tido esse problema do torcicolo e estava melhor e entretanto voltou porque deveria ter mais cuidado e facilitei…
    Bem haja.

  • Em primeiro lugar quero agradecer os Dr,foi muito esclarecedora as informações,que me ajudou a me precaver,que Deus lhe abençoe.

  • Gostei muito foi esclarecedor grata

    Muito obrigado foi muito esclarecedor hoje fui virar na cama senti como dor forte e tô aqui com pescoço imobilizado pelo colar cervical uma dor intensa e pega a nuca até o ombro ! O pior não sei o que tomar mas mesmo assim tomei Dorflex

  • Parabéns Dr. Você explicou bem detalhadamente, foi muito proveitoso para tirar minhas dúvidas, muito obrigado!

  • Excelentes informações… principalmente em relação no que se deve evitar

  • Obrigado mim ajudou tou com muita dor no pescoço para o braço esquerdo tomei lidador e amoxilina mais não tá passado. Faz 3 dias

  • Eu tenho torcicolo espasmodico ha 16 anos. Tenho sentido muita dor. Faco tramento com a toxina botulinica. Mas parece que esse tratamento ja nao sendo tao ificaz.

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