AVISO: Informamos que devido ao COVID-19, estamos fechados temporariamente a princípio até o dia 07/04. Para maiores informações, favor entrar em contato via WhatsApp

Como combater a fadiga

A fadiga é uma  queixa comum, especialmente depois que as pessoas atingem a meia idade. Felizmente, há muitas maneiras simples de aumentar a energia.

Algumas até mesmo podem ajudar a retardar o processo de envelhecimento.

Leia mais para descobrir o que pode estar causando os sintomas, e como você pode lutar contra a fadiga.

combater fadiga

Boas ou más notícias?

Geralmente, 70-80% das pessoas que consultam o seu médico sobre cansaço não tem uma doença física diagnosticada que possa justificar estes sintomas.

Mesmo sem um diagnóstico preciso, o cansaço ainda é real, e seus sintomas podem ser debilitantes.

Assim, você pode ajudar a superar esses sintomas com essas dicas.

É importante procurar seu medico para descartar problemas de saúde.

A fadiga é um sintoma comum de muitas doenças, incluindo diabetes, doenças cardíacas, artrite, anemia, doenças da tireoide e apneia do sono. Converse com seu médico se você sentir-se invulgarmente cansado.

Muitos medicamentos podem contribuir para a fadiga. Estes incluem alguns medicamentos pressão arterial, anti-histamínicos, diuréticos e outras drogas. Se você começar a experimentar fadiga após o início de um novo medicamento, informe o seumédico.

Causas físicas de cansaço

Muitas doenças podem causar cansaço. Felizmente, muitos deles são facilmente tratados.

Junto com o cansaço, outros sintomas podem direcionar você e seu médico no sentido de uma causa tratável.

Uma possível causa: anemia

Sintomas: menstruações excessivas; sensação de desmaio

Tratamento: substituição do ferro/vitamina B12 (dependendo de níveis em seu corpo); a encontrar e tratar a causa da perda de sangue ou seu corpo não fazendo o suficiente de glóbulos vermelhos

Uma possível causa: hipoatividade da tireóide

Sintomas: ganho de peso sem alimentação excessiva; constipação; cabelo seco e a pele; sentindo frio.

Tratamento: uso contínuo de medicamentos, com exames de sangue anuais para verificar os seus níveis de hormônios de tireóide (mais frequentemente até que seu médico tenha encontrado a dose certa para você).

Uma possível causa: insuficiência cardíaca

Seu coração não está bombeando sangue eficientemente para seu organismo.

Sintomas: falta de ar no exercício e deitado; inchaço nos tornozelos (edema).

Tratamento: otimização medicamentosa anti-hipertensiva, medicamentos que otimizam a função cardíaca. Prevenção de complicações.

Uma possível causa: diabetes tipo 2

Sintomas: sensação de sede; muitas vezes, perda de peso; infecções menores (tipo 1 diabetes também pode causar todos esses sintomas, mas são prováveis que venha mais rapidamente e ser muito mais severa).

Tratamento: dieta e mudar o estilo de vida; cuidar de seu peso; medicação para controle de açúcar no sangue, pressão arterial e colesterol

Uma possível causa: problemas de rim e fígado

Sintomas e tratamento: depende da causa. Um simples exame de sangue irá sinalizar possíveis problemas com qualquer um desses órgãos.

Uma possível causa: Síndrome da fadiga crônica

Sintomas e tratamento: cansaço é absolutamente avassaladora, muito diferente do cansaço ‘normal’ e não melhorou significativamente.

Muitas vezes fica muito pior o dia depois de fazer muita coisa e não melhorar durante vários dias.

Outros sintomas incluem dores musculares, falta de concentração e problemas de sono.

Tratamento depende muito da gravidade de seus sintomas e devem ser adaptadas para você.

Seu tratamento pode estar te fazendo sentir cansado?

cefaleia e abuso de analgesicos medicamentos

Muitos medicamentos podem causar cansaço como um efeito colateral.

Culpados comuns incluem analgésicos fortes; beta-bloqueadores (usado para problemas cardíacos); antidepressivos; tratamentos de câncer; e estatinas para baixar o colesterol.

Os sintomas são propensos a iniciar quando você começa a tomar um novo medicamento.

Este tipo de cansaço, muitas vezes, instala-se dentro de algumas semanas, mas se não, seu médico pode aconselhar sobre medicinas alternativas que talvez te sirva melhor.

Stress

acupuntura tratamento de stress

Que todos nós precisamos de algumas pressões na vida – caso contrário que não nos preocupamos para sair da cama! No entanto, estresse é definido como o sentimento que a pressão exercida sobre você é mais do que você pode lidar.

Quando você está muito estressado, seu corpo está em um constante estado de ‘alerta’ que torna difícil a funcionar eficientemente, e o cansaço é um sintoma comum.

Pergunte-se:

Se sente fora de controle ou sobrecarregado com as pressões da vida?

Você acha difícil concentrar-se ou dormir por causa de preocupações agitadas?

Você tem problemas para pensar com clareza ou tomada de decisões?

Você acha difícil relaxar?

Você se encontra habitando no negativo?

Exercite-se!

exercicios de pilates para dores

Exercícios de Pilates para stress e dores

Se você está constantemente exausto, exercício físico regular será a última coisa em sua mente. Mas o exercício regular mobiliza natural de sentimento bom nos hormônios em seu corpo, que aumentam a energia e melhoram o humor, como a serotonina.

Estudos mostram que funciona para cansaço devido a depressão e mesmo para cansaço causada pelo câncer.

Os benefícios duram muitas horas depois que você parar de se exercitar. Qualquer forma de exercício que faz de você um pouco fora de sopro vai funcionar.

Você tem que começar devagar, mas deve estar apontando para uma hora e meia, cinco vezes por semana. No entanto, verifique com seu médico se existem algumas condições onde exercício não é recomendado, pelo menos nas fases iniciais.

Assuma o controle do cansaço

a acupuntura e o idoso

A grande maioria dos pacientes que vejo com cansaço tem tomado tanto em suas vidas que não conseguem ver um caminho para fora disso. Torná-la uma prioridade para sentar e escrever um plano de ação.

Olhe as coisas que causam você salientar um de cada vez e pensa em possíveis soluções. Alguém poderia compartilhar o fardo?

Você poderia trabalhar melhor ao invés de ser um workaholic? Precisa aprender a dizer ‘não’ quando outros acumulam mais trabalho para você?

Para cada situação de stress, anote como muitas soluções possíveis que você puder, então pergunte-se qual solução é realista.

Você pode se surpreender.

Veja abaixo 9 maneiras de como combater a fadiga

envelhecimento idoso bem sucedido com acupuntura

1. Coma muitas vezes para vencer o cansaço.

Uma boa maneira de manter sua energia durante o dia é comer refeições regulares e lanches saudáveis a cada três ou quatro horas, ao invés de uma grande refeição menos frequentemente.

2. Anime-se com o exercício.

Você pode se sentir muito cansado para se exercitar, mas exercício regular vai se sentir menos cansado no longo prazo, e você terá mais energia.

Mesmo uma simples caminhada de 15 minutos pode dar-lhe um impulso de energia, e os benefícios aumentam com a atividade física mais frequente.

Comece com uma pequena quantidade de exercício.

Aumente gradualmente sua atividade física durante semanas e meses até chegar a meta recomendada de três horas de exercícios aeróbicos de intensidade moderada (tais como andar de bicicleta ou andar rápido) semanalmente.

3. Perca peso para ganhar energia.

A obesidade pode resultar em fadiga crônica.

O excesso de peso também coloca pressão extra sobre seu coração, que você pode fazer cansado.

Perca peso e você vai se sentir com muito mais energia.

Além de comer de forma saudável, a melhor maneira de perder peso é ser mais ativo e fazer mais exercício.

4. Durma bem

Parece óbvio, mas dois terços de nós sofrem de problemas de sono, e muitas pessoas não dormem o que precisam para ficar alerta durante o dia.

O Royal College of Psychiatrists aconselha a ir para a cama e acordar de manhã ao mesmo tempo todos os dias.

Evite cochilos durante o dia, e tomar um banho quente pelo menos 20 minutos antes de dormir.

5. Reduza o stress para aumentar a energia

Stress usa muita energia.

Tente introduzir atividades relaxantes no seu dia.

Isto poderia ser malhando na academia, ou uma opção mais suave, como ouvir música, ler ou passar tempo com amigos. Isso ajudará a melhorar sua energia.

6. Terapias comportamentais para combater fadiga

Há algumas evidências que terapias tais como aconselhamento ou terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ajudar a combater a fadiga.

Consulte o seu médico para um encaminhamento para tratamento.

7. Corte a cafeína

Segundo recomendações do Royal College of Psychiatrists, ninguém sentindo fadigado deveria consumir cafeína.

Segundo a Associação, a melhor maneira de fazer isso é gradualmente parar de vez todas as bebidas de cafeína (isso inclui café, chá e coca-cola bebidas) durante um período de três semanas.

Tente ficar sem cafeína completamente durante um mês para ver se você se sente menos cansado sem ele.

Você pode achar que não consumir cafeína poderá lhe dar dores de cabeça. Se isso acontecer, corte mais lentamente a quantidade de cafeína que você bebe.

8. Beba menos álcool

Embora alguns copos de vinho a noite possam ajudar você cair no sono, você dorme menos profundamente (menor fase de sono reparador) depois de beber álcool. No dia seguinte, você vai estar cansado, mesmo se você dormir oito horas.

Reduza a ingesta de álcool antes de dormir.

Você vai ter uma melhor noite de sono e ter mais energia. Associações médicas recomendam que homens e mulheres não devem regularmente beber mais de seis canecas de cerveja ou 10 pequenos copos de vinho por semana.

9. Beba mais água para a melhor energia

Às vezes você se sente cansado simplesmente porque você está um pouco desidratado.

Um copo de água irá ajudar, especialmente após atividades físicas.

Procure ter o hábito de sempre deixar um copo de água próximo. Para saber que está bem hidratado, observe a cor de sua urina. É importante que ela se mantenha clara.

10. Acupuntura

Estudos científicos vêm demonstrando que a acupuntura pode ser uma ótima adjuvante no tratamento de fadiga crônica, pela liberação de neurotransmissores endógenos como a serotonina, além de ajudar a regularizar o sono.

Deixe o seu comentário

Send this to a friend