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Corte seu colesterol

Trinta anos atrás a maioria das pessoas nunca tinha ouvido falar sobre o colesterol, muito menos se preocupava com isso. Hoje, no entanto, a maioria de nós teve seu colesterol checado e teve muitas discussões com seus médicos sobre a importância de baixar os níveis de colesterol.

A maioria do colesterol no seu corpo é produzida no fígado, onde comidas ricas em gorduras saturadas são processadas. O tipo principal de colesterol ruim é conhecido como LDL – o aumento do colesterol LDL é um dos maiores fatores de risco para ataques do coração e derrame, juntos conhecidos como doenças cardiovasculares.

A maioria das pessoas deve ter como objetivo ter um nível total de colesterol abaixo dos 5 millimols por litro (mmol/l) e um LDL abaixo de 3mmol/l. Se você tem alguma condição médica, esse nível é restrito a 4mmol/l e abaixo de 2 para LDL.  Claro, outros fatores de riscos como pressão alta e tabagismo influenciam também.

Felizmente, hoje existe muita ajuda e suporte nos consultórios médicos para combater a todos eles.

Excesso de coisa boa

corte seu colesterol

Nosso corpo precisa colesterol. O colesterol forma uma parte vital das membranas de muitas de nossas células. Mas se você tem muito colesterol no seu sistema, ele fica acumulado no revestimento das artérias como placas de gorduras.

Isso pode encher suas artérias e desacelerar o suprimento de sangue. E se uma dessas placas se quebra, se forma um coágulo de sangue em torno da artéria, parando o fluxo de sangue completamente. Se o coágulo está em uma artéria que fornece sangue para o seu coração ou seu cérebro, você sabe o que acontece.

Viva o HDL!

origem do colesterol

De forma improvável, uma forma de colesterol, conhecida como HDL, protege você contra ataques do coração e derrames. Ele coleta o colesterol ruim das suas artérias e deposita no fígado para ser mandado embora.

Você pode aumentar seus níveis de HDL com exercícios regulares e mudanças na sua dieta.

Quebrando mitos sobre o colesterol

colesterol e triglicerides

A maioria do colesterol no seu corpo não vem da ingesta de alimentos ricos em colesterol. Médicos costumavam pensar que sim, e por anos advertiram pacientes para evitar alimentos como camarões e gemas de ovos, que são ricos em colesterol.

Tudo isso mudou, então você pode comer o seu omelete favorito sem culpa (sem exageros!).

Faça a diferença

exercicios fisicos ajudam a combater ansiedade da dor cronica

Há muitas mudanças que você pode fazer em seu estilo de vida que ajudarão a reduzir o colesterol. A melhor coisa é, todas eles se somam, e juntas, essas mudanças podem fazer uma grande diferença. Elas incluem:

Perder peso (perder 6 kg poderia cortar seu LDL, o colesterol ruim em cerca de 10%)

Ter uma dieta de estilo mediterrâneo, com mais frutas, legumes e azeitona (ou colza) do óleo, mais peixe e menos carne vermelha e comidas gordurosas.

Grelhar em vez de fritar, cortando a gordura visível da carne fora e mantendo bolos, biscoitos, bolos e chocolates apenas para deleites.

Os alimentos que contêm esteróis vegetais ou estanóis podem diminuir o seu colesterol em quase 10%

Exercitar-se regularmente – exercício aeróbico, como caminhada rápida, dança ou natação – são ótimos.

Estatinas: você deveria usar?

É dificil de acreditar que as estatinas eram algo completamente novo há 30 anos atrás- Agora milhões de pessoas no Reino Unido estão fazendo uso delas.  As estatinas podem cortar drasticamente os ricos de doenças cardiovasculares se você tiver diabetes tipo 2 ou já tiver tido um ataque do coração ou derrame e recomenda-se que todos nestes grupos utilizem as estatinas.

Para outras pessoas, as estatinas são recomendadas se o paciente tiver outros fatores de risco, tais como tabagismo, pressão arterial alta ou níveis elevados de colesterol. Se o risco é limítrofe, você pode ser capaz de reduzi-lo sem medicamentos, fazendo alterações em seu estilo de vida, para evitar tomar estatinas.

Na verdade, mudanças no estilo de vida podem ajudar a reduzir a maioria dos fatores de risco, a parte aqueles que você não pode mudar como por exemplo ser do sexo masculino e mais velho.

Efeitos colaterais: Por que eu deveria me preocupar?

A maioria das pessoas se sente bem com estatinas, mas elas podem causar efeitos colaterais como dor muscular, o que pode afetar sua qualidade de vida. Fale com o seu médico que pode ser capaz de mudar a dosagem para uma versão que mais lhe convier.

Se você tem sintomas graves, não demore em procurar ajuda.


E quanto a alimentação?

Comer bem para controlar o colesterol

Níveis altos de colesterol pode levar ao acúmulo de colesterol e bloqueio em suas artérias, o que pode causar complicações como acidente vascular cerebral e doença cardíaca.

O que você come pode afetar de forma significativa a quantidade de colesterol no sangue. Aqui estão algumas dicas para a adoção de uma dieta saudável para o coração que é projetado para manter o colesterol em níveis ideais.

Evite gorduras saturadas e trans

Gorduras saturadas, muitas vezes constituem a maior fonte de colesterol na dieta de uma pessoa. As gorduras saturadas aumentar lipoproteína de baixa densidade (LDL), ou “ruim”, colesterol que entope as artérias. As fontes comuns de gorduras saturadas são carnes gordas; cheio de gordura produtos lácteos, como leite, sorvete e queijo; e certos óleos tropicais, como palma e coco.

As gorduras trans podem ter um efeito ainda pior em seus níveis de colesterol. Estas gorduras formam-se quando o hidrogénio é adicionado a óleos vegetais num processo chamado de hidrogenação que faz com que os óleos menos probabilidade de estragar. As gorduras trans são comumente encontrados na margarina, gordura, e comercialmente frito e cozido alimentos.

Escolha gorduras insaturadas

Substituir gorduras saturadas por gorduras insaturadas pode diminuir o seu colesterol total.

Gorduras insaturadas estão presentes em óleos vegetais tais como azeite, cártamo e soja; porcas;azeitonas; abacates; e peixes gordos, como salmão e sardinha.

Minimize o colesterol da dieta

Colesterol em alimentos pode aumentar tanto o colesterol total e o ruim. Fontes de colesterol da dieta incluem ovos, carnes e produtos lácteos com gordura total; ovos contribuem com mais colesterol. Os médicos recomendam a diminuir o colesterol da dieta para reduzir os níveis de LDL. A American Heart Association recomenda consumir menos de 300 miligramas de colesterol por dia.

Escolha fibras solúveis

A fibra solúvel torna mais difícil para o seu corpo a absorver o colesterol da dieta. Ela pode ser encontrada em alimentos como aveia (incluindo aveia), cevada, feijão e algumas frutas e legumes.

Coma mais alimentos de origem vegetal

Alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, nozes, sementes e óleos vegetais, não contêm colesterol. Em vez disso, eles contêm compostos derivados de plantas chamadas fitoesteróis, que são semelhantes em estrutura e função de colesterol. Mas fitoesteróis ajudar a reduzir colesterol em pessoas com níveis normais a alto de colesterol.

Inclua ômega-3 e ácidos graxos

Os ácidos graxos ômega-3 são ácidos graxos essenciais que seu corpo não produz e tem de começar a partir dos alimentos que você come. Eles levantam a lipoproteína de alta densidade (HDL), ou “boa”, o colesterol, o que ajuda a evitar a acumulação de colesterol nas artérias.

Omega-3 e ácidos graxos podem ser encontrados no peixe e nos óleos de peixe gordos, bem como em nozes, sementes, e óleos de canola e soja.

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