Cuidado com os pés não é apenas uma questão de estética. Engana-se quem pensa assim Você não imagina como pode ser benéfico para sua saúde o cuidado com seus pés.
Para se ter uma ideia basta lembrar a quantidade de doenças ou incômodos que pode acarretar um pé não saudável.
Só para começar nossa conversa olha só o que um pé mal cuidado pode trazer.
Cuidados com os Pés – Principais doenças e incômodos:
Esporão nos pés
Também chamado de esporão calcâneo. Trata-se de uma calcificação que acomete a fáscia e o tendão muscular. Uma parte do osso calcâneo cresce de forma incomum causando dores intensas no solado dos pés.
Um esporão de calcanhar é um depósito de cálcio que causa uma saliência óssea na parte inferior do osso do calcanhar.
Esta é uma condição que ocorre devido à falta de atenção com relação ao tipo de calçado que se usa. Isto quer dizer que usar calçados inadequados pode levar ao surgimento de um esporão.
Fatores de risco para esporão de calcanhar incluem:
- Anormalidades da marcha a pé, que colocam estresse excessivo no osso do calcanhar, ligamentos e nervos próximos ao calcanhar
- Correr, especialmente em superfícies duras
- Sapatos mal ajustados ou mal usados, especialmente aqueles sem suporte de arco adequado
- Excesso de peso e obesidade
Exercícios de alto impacto também entram na lista de causadores do problema. Para tratar se faz necessário procurar um médico especialista.
Como cuidar do esporão calcâneo?
Para cuidar você terá que recorrer a um podólogo, mas há alguns paliativos para aliviar a dor.
Você pode reduzir as atividades físicas, evitar sapatos apertados, usar palmilhas ou almofadas ortopédicas. Aplicar gelo também reduz a inflamação e diminui a dor. Exercícios musculares como alongamento da panturrilha também ajudam.
Metatarsalgia
Se você sente dores na parte da frente dos pés, cuide-se pois pode ser metatarsalgia. O problema afeta os ossos que ficam entre os ossos do tornozelo e os ossos dos dedos.
Estes ossos são chamados de metatarsos e daí vem o nome da doença. Esta patologia é causada pelo alto impacto de atividades físicas, calçados inadequados e excesso de peso.
Fascite plantar
A fascite plantar é caracterizada por infecção da fáscia plantar. Trata-se de inflamação no tecido que junta o osso do calcanhar aos dedos. Este tecido é que constitui a fáscia plantar. Fica na planta dos pés e tem elasticidade que o capacita a favorecer esticar os pés conforme os movimentos.
A fáscia plantar é projetada para absorver as altas tensões e tensões que colocamos em nossos pés. Mas, às vezes, muita pressão danifica ou rasga os tecidos. A resposta natural do corpo à lesão é a inflamação, que resulta na dor no calcanhar e na rigidez da fascite plantar.
Os sintomas mais comuns da fascite plantar incluem:
- Dor na parte inferior do pé perto do calcanhar
- Dor com os primeiros passos após sair da cama pela manhã, ou após um longo período de descanso, como após uma longa viagem de carro. A dor desaparece após alguns minutos de caminhada
- Maior dor após (não durante) exercício ou atividade
Bicho de pé
O bicho de pé é uma pulga. Acredita nisso? Pois é verdade.
Trata-se de uma pulga denominada pela ciência de tunga penetrans. Por isto a infecção é também chamada de tungíase.
O bicho de pé penetra na pele dos pés e se alimenta do sangue, vai então pondo ovos e proliferando. Isto causa coceira, dor e inflamação. O sintoma característico é a presença de um ponto preto circulado por região mais clara que a pele.
Invade a área dos dedos unhas e a sola dos pés. Mas pode penetrar também em ouras partes do corpo. É um bichinho terrível. Para se ver livre dele e sua família, você deve procurar ajuda médica para retirar o bicho.
Depois da retirada será preciso o uso de remédios como antibióticos tópicos e às vezes vacina antitetânica. Não fure os pés aleatoriamente sem cuidados pois pode piorar a situação e espalhar a infecção.
Cuidados com os pés para evitar tungíase (bicho de pé)
Não ande descalço em zona rural, solo contaminado sem saneamento básico ou em areia da praia. Estando nestes locais, redobre os cuidados de limpeza e vistoriação dos pés.
Chulé
Este é um dos piores e mais constrangedores incômodos nos pés. Acontece devido à proliferação de bactérias nos pés. O mau cheiro é justamente proveniente destas bactérias.
O Chulé pode ser causado por muitos fatores, além da falta de cuidados. Pode surgir devido a estresse, problemas hormonais. O cheiro pode ser evitado com cuidados específicos e medicação própria.
Cuidado com o pé que tem Chulé?
- Lave bem os pés de preferência com sabão antibacteriano. Estes sabões ou sabonetes eliminam com muita eficiência o mau cheiro. Outro cuidado importante é secar perfeitamente os pés.
- Nunca deixe-os úmidos, pois é tudo que as bactérias mais querem. Um pé úmido e quente, fechado em um sapato apertado é o ambiente propício para as danadinhas.
- Na farmácia você encontra talcos para eliminar o mau cheiro. Use meias de algodão que auxiliam na absorção do suor.
- Use sapatos de couro ou lona e alterne o uso, deixando cada par descansar pelo menos por 24 horas. Podendo escolher, escolha calçados abertos que permitem ao pé respirar e evitam mais o suor.
- Consulte um podólogo. Ele pode ajudar com medicamentos que acabam com o problema.
Pé de atleta
É uma infecção causada por fungos. Costuma aparecer na sola dos pés ou entre os dedos. Estes fungos proliferam em calçados fechados devido ao calor e umidade.
O suor excessivo nos pés que ficam em sapatos fechados por longos períodos são o ambiente propício para o crescimento destes fungos. Os sintomas são: vermelhidão, coceira e ardor.
Joanete
É uma deformidade do osso que surge na lateral dos pés. Causado por herança genética, calçados inadequados ou artrite. O nome científico desta patologia é Hallux valgus.
Onicomicose
A onicomicose é uma infecção por fungos que ataca as unhas. Os fungos que provocam esta doença se alimentam de queratina, substância que fortalece as unhas. Esta patologia pode ser causada por contaminação devido à falta de esterilização do material de pedicure.
A baixa imunidade nos idosos, também pode ser um fator de risco. O principal sintoma é a inchação da pele que rodeia as unhas.
Como cuidar dos pés com onicomicose?
A onicomicose deixa as unhas com aparência mal cuidada e feia. Para tratar você deve recorre ao dermatologista, que é o mais indicado para receitar pomadas ou medicamentos orais adequados.
Unha encravada
A unha encravada é um problema que afeta a muita gente. É cientificamente conhecida como onicocriptose. A unha encravada é percebida através da dor em torno das unhas. É uma inflamação causada pela unha que quando mal cortada encrava na pele.
Este é um problema que se agrava muito quando a pessoa demora a cortar as unhas e fica longos períodos sem tratá-las.
Como cuidar dos pés e evitar a unha encravada?
- Corte as unhas de forma correta. Sem deixá-las muito curtas.
- Apare-as com frequência
- Nunca corte as unhas arredondando as laterais. Mas, sim de forma reta.
- Lixe as unhas com frequência sempre privilegiando a forma reta. Isto evita que entrem na pele.
- Evite sapatos apertados
Calosidade nos pés
As calosidades dão um aspecto muito ruim aos pés. Além disso são dolorosas e incômodas. São causadas por sapatos apertados, ficar muito tempo de pé, calor excessivo em sapatos fechados, etc.
Para cuidar dos pés com calosidade.
Enquanto não procura um podólogo, você pode: lixar com pedra pome; hidratar; manter os pés bem cuidados e limpos e escolher com cuidado os calçados é uma boa para evitar as calosidades.
O cuidado constante com os pés ajuda a prevenir a maior parte destes problemas. A higiene é essencial para evitar contágios por fungos, bactérias e outras infecções. Fazer as unhas sempre não é suficiente
Cuidado com os pés no dia a dia
Veja importantes cuidados que seus pés precisam para permanecerem saudáveis.
- Mantenha os pés sempre limpos e secos.
- Ao lavar lembre-se de limpar debaixo das unhas. Use uma escovinha para a limpeza adequada.
- A cutícula protege as unhas dos pés de infecções. Evite retirá-las.
- Escolha sapatos confortáveis e adequados.
- Na hora de tomar banho lave os pés esfregando com uma escovinha. Lembre-se de lavar bem entre os dedos.
- Seque bem os pés.
- Use creme hidratante,
- Use talco para os pés. Eles são antitranspirantes e desodorantes.
- Corte sempre as unhas na forma quadrada.
- Cuidado ao ir à pedicure, certifique-se de que ali o material é limpo e esterilizado.
Não esqueça de seus pés, cuide deles com carinho e dê a eles a atenção que eles precisam. Caso precise de ajuda médica os profissionais mais indicados são ortopedistas, podólogos ou dermatologistas.
Cuidado com os pés é tudo que você precisa para manter a saúde deles. É uma tranquilidade poder andar como sobre plumas, com os pés macios, bem tratados, limpos e bonitos. Você já sofreu algum problema com os pés. Como resolveu? conte para nós.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.