CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Tech Neck – Síndrome postural pode gerar dor recorrente

O Tech Neck, ou Síndrome do “Pescoço Tecnológico”, é uma lesão que tem tudo a ver com nossas práticas diárias da atualidade.

Hoje em dia, é comum que a maioria das pessoas passe horas ligadas em seus aparelhos eletrônicos, principalmente os smartphones, conversando no WhatsApp, assistindo a vídeos no YouTube ou maratonando aquela série na Netflix.

Enquanto tudo isso acontece, várias partes do corpo vão sendo prejudicadas por causa da má-postura. É daí que surge o Tech Neck, que em sua tradução literal quer dizer “Pescoço Tecnológico”.

Onde a lesão aparece e qual é o tratamento necessário? Continue a leitura para saber mais sobre essa doença moderna!

O Tech Neck, também conhecido como a Síndrome do “Pescoço Tecnológico” (por estar ligado ao uso intenso do celular e do computador) ou Cifose Cervical, é uma lesão dolorosa, resultado da constante má-postura cervical.

Além da dor, o hábito de olhar para baixo enquanto passa os dedos pelas telas ou teclas gera diversas consequências, entre elas rugas e papada.

Como surge?

O Tech Neck surge quando o pescoço permanece em uma má-posição por um longo período de tempo.

Manter a cabeça inclinada para baixo em um ângulo igual ou maior que 45 graus, por exemplo, situação que costuma ocorrer várias vezes durante o dia, equivale a um impacto de cerca de 22 quilos sobre a região dos ombros.

Isso causa uma tensão e um peso enorme sobre os músculos do pescoço, das costas e dos ombros.

Com os músculos trabalhando dobrado, carregando o peso grandioso que vem da cabeça, que se encontra fora do centro de gravidade do corpo, ocorre uma dor intensa na região.

Tech Neck – Efeitos e sintomas

tech neck

A Síndrome afeta a região do pescoço, mas pode também se irradiar para algumas partes das costas.

Entre os efeitos e sintomas do Tech Neck, estão:

Anormalidade estrutural na região das costas e pescoço

O Tech Neck, além de causar um forte impacto na sua respiração, afeta a parte estrutural do corpo.

Enquanto a sua postura fica cada vez pior, os músculos da região superior das costas se esticam. E com a inclinação da cabeça para a parte frontal do corpo, os músculos da frente enfraquecem.

Em suma, como a cabeça está pesando bem mais do que o normal, o Tech Neck prejudica várias áreas da parte superior do corpo.

Dor no pescoço e nos ombros

Os smartphones são aparelhos pequenos, por causa disso muitas pessoas costumam encolher os ombros para segura-los, enquanto usam a outra mão para mexer neles. Essa é a principal causa da dor no ombro em um Tech Neck.

Além disso, há também a dor no pescoço, o sintoma mais comum da doença, causado pela posição errada da cabeça.

Rigidez

A rigidez dos tecidos do pescoço é um dos sintomas mais desconfortáveis de um Tech Neck.

Causada pelo estresse e pelas inflamações dos tecidos conjuntivos, a rigidez ou endurecimento dos tecidos pode limitar ou até impedir a movimentação do pescoço.

Degeneração da coluna vertebral

A constante má postura da coluna vertebral pode gerar sérios danos a longo prazo, causando alto desgaste e degeneração dos ossos.

Surgimento de rugas e papada

O Tech Neck também é responsável pelo envelhecimento precoce dos tecidos externos do pescoço, além de causar o surgimento de papada.

Curvatura Anormal

Ao inclinar o pescoço e a cabeça para frente por muito tempo podemos fazer essa posição se tornar permanente, postura que só pode ser corrigida através de tratamento fisioterapêutico.

Existem diversas formas de tratamento.

Qual o tratamento?

A tecnologia, apesar de ser a grande culpada pelo Tech Neck, é também a melhor aliada no tratamento da condição.

Alguns procedimentos, como ultrassom microfocado, laser, radiofrequência, toxina botulínica, ácido hialurônico e bioestimulantes de colágeno são exemplos de tratamentos que podem ser recomendados, a depender da condição do paciente.

O uso de algumas dessas técnicas em conjunto costuma gerar resultados ainda melhores. Porém, isso só deve ser feito sob a recomendação e supervisão de um profissional.

Conheça também a Reeducação Postural Global (RPG)!

Formas de prevenir o desenvolvimento de um Tech Neck

Com o surgimento cada vez mais comum de casos de Tech Neck, torna-se essencial falarmos sobre prevenção.

Cuidados com o posicionamento da tela do celular

Uma das formas mais eficazes de evitar a inclinação do pescoço e da cabeça é ajustar e melhorar a posição dos aparelhos eletrônicos. A melhor posição para eles é próximo ao nível dos olhos.

O problema geralmente encontrado nessa posição é o fato dela poder facilmente cansar os braços. Mas, para resolver isso, você pode comprar um suporte para elevar o seu telefone ou que sirva de apoio confortável para o seu braço enquanto você faz o uso do dispositivo.

Você pode fazer o mesmo se estiver utilizando um computador ou tablet.

Escolha uma cadeira mais confortável e que permita uma melhor postura do corpo

No mercado existem diversas cadeiras e equipamentos que permitem trabalhar, estudar ou fazer qualquer atividade que exija longos períodos sentado em frente a uma tela, sem afetar a sua postura negativamente.

Para evitar a Síndrome do “Pescoço Tecnológico” você pode escolher uma cadeira com um apoio para a cabeça, por exemplo.

A postura correta da cabeça e do pescoço é a melhor forma de evitar o Tech Neck.

Faça movimentos constantemente

Caso o seu trabalho envolva ficar horas em uma cadeira, o ideal é que você levante com uma certa frequência. Isso ajuda o sangue a circular melhor, além de servir como um descanso para seu pescoço e outros membros do corpo.

Então, o certo é se levantar, tentar alongar um pouco, andar e fazer um descanso de uns 5 minutos, caso precise voltar a se sentar.

Se exercite

Pratique exercícios diariamente para manter a saúde corporal e as articulações do corpo em bom funcionamento.

Você pode:

Deve-se ter cuidado ao escolher os exercícios, pois aquelas atividades que causem dor no pescoço enquanto você as pratica não devem ser opção.

Preste atenção nos sinais do seu corpo e não ignore os sintomas

Você deve dar atenção total aos sintomas que surgem no seu corpo, principalmente a dor, que deve ser sempre um sinal de alerta.

Procure um médico se você:

 

Leia o nosso artigo sobre as causas da dor no pescoço. Clique aqui!

Procure sempre a ajuda de um profissional

Procurar os profissionais é sempre a melhor opção para prevenir e curar um Tech Neck e também qualquer outra doença ou lesão.

É muito importante visitar um médico de coluna, visto que, se você sofre de dor no pescoço, deve-se descartar possíveis lesões e condições mais graves.

Apenas esses profissionais podem indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Clinica Hong Jin Pai Sao Paulo e1621991307344

RUA SAINT HILAIRE 96 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 / RQE: 67991 | Médico Fisiatra e Neurofisiologista. Formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Residência Médica em Fisiatria e Neurofisiologia Clínica (Eletroneuromiografia, Aplicação de Toxina Botulínica tipo A) pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professor Colaborador do Centro de Estudos Integrados de Medicina Chinesa.

Deixe o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Artigos relacionados

Send this to a friend