CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

O que causa dor entre as escápulas? Qual o tratamento recomendado?

dor na escapula é muito comum e vai desde dor aguda à ardência, podendo também se espalhar até o ombro e outras regiões

Dor entre as escápulas, também conhecida como dor interescapular, pode ter muitas causas. Embora este sintoma seja normalmente causado por algo menor como um episódio de distensão, mau jeito ou tensão muscular, é importante estar ciente que ele pode ser também um sinal de algo mais sério como um ataque cardíaco ou um câncer pulmonar.

Dor é a forma do corpo nos avisar que algo está errado. No entanto, às vezes é difícil saber se algo é somente um incômodo ou algo que requer atenção urgente. De uma forma ou de outra, contudo, é importante descobrir a razão do que está causando o problema.

Visão Geral

Quando consideramos a dor em qualquer região do corpo, é útil pensarmos sobre as estruturas que estão naquela área.

Estruturas entre as escápulas incluem:

  • Pele;
  • Músculos: os músculos presentes na região entre as escápulas incluem os romboides e os músculos médios e inferiores do trapézio. Estes músculos desempenham o papel fundamental de manterem as escápulas para trás e para baixo;
  • A coluna torácica;
  • A aorta torácica (a parte da torácica do maior vaso sanguíneo que carrega o sangue do coração para o resto do corpo);
  • Parte do esôfago;
  • Parte do coração,
  • Uma porção dos pulmões.

A dor que ocorre entre as escápulas pode começar em qualquer uma destas estruturas. Pode também surgir em regiões distantes da área por transmissão dos nervos sensitivos locais.

Quais são os sintomas comuns de dor na escápula?

Uma pessoa com dor na escápula pode experimentar diversos sintomas, dentre eles:

  • Dor nas costas ou na parte superior do ombro ao levantar o braço acima da cabeça, ou encolher os ombros;
  • Sensação ou som de estalo, ranger, ranger ou estalo na área da escápula ao levantar o braço;
  • Sensação de fraqueza no braço;
  • Dificuldade em realizar movimentos do braço acima da cabeça devido à dor ou fraqueza na área da escápula;
  • Uma diferença visível em como a escápula dolorosa se move.

Causas da dor na escápula

dor na escapula porque

Existem várias causas possíveis para as dores que são sentidas entre as escápulas. A dor pode ser sentida pelas patologias que afetam as estruturas localizadas diretamente nesta região, ou pode, ao invés disso, ser dor referida – dor que é sentida entre as escápulas, mas que surge de outra área.

Algumas causas possíveis da dor entre as escápulas incluem:

Tensão muscular

A causa mais comum de dor entre as escápulas é a tensão muscular. Este pode resultar de má postura (geralmente ao inclinar-se para frente sentado ou em pé de maneira exagerada), excesso de levantamento de peso, atividades que envolvem torção, como golfe ou tênis ou mesmo dormir em um colchão inadequado, sem suporte lombar. Pode resultar em torcicolo.

Síndrome dolorosa miofascial

Contratura na musculatura do trapézio e romboides, em pessoas com sobrepeso e alteração postural podem também levar a um desequilíbrio muscular e ligamentar na cintura escapular torácica, resultando em dor miofascial, com formação de bandas tensas musculares e pontos gatilhos musculares, que podem gerar dor espontânea ou referida.

Trauma

Lesões que podem gerar dor entre as escápulas após um trauma geralmente incluem separação da articulação acromioclavicular e lesões do manguito rotador. Uma separação do ombro difere de uma luxação do ombro, sendo sentida geralmente na articulação do ombro.

Discos com hérnia ou abaulados

Doença degenerativa do disco na coluna cervical e coluna torácica pode causar dor referida nesta região. 

Não é incomum que pessoas com doença de disco em seus pescoços sintam dor somente em outras regiões, o que pode resultar na demora do diagnóstico. 

Outros sintomas podem incluir dormência e formigamento, ou dor em um, ou ambos braços. Algumas vezes a dor devido à doença de disco no pescoço é posicional; por exemplo, ela pode aumentar ou piorar com a flexão e extensão do seu pescoço.

Artrite

Artrite no pescoço ou mesmo nas costelas pode causar dor interescapular. Assim como doença do disco, artrite no pescoço pode causar dor entre as escápulas ou outras regiões mesmo na ausência de dor no pescoço.

Ataque cardíaco

Ataques cardíacos, especialmente ataques cardíacos em mulheres, nem sempre começam com dor no peito. Em um estudo de dor em pessoas com ataques cardíacos, 3% tiveram dor confinada à área entre as escápulas. 

Esta dor tende a ser irritante e pode estar acompanhada de dor no peito, falta de ar ou tontura. É importante para todos estarem familiarizados com como os sintomas do ataque cardíaco em mulheres diferem daqueles dos homens. 

Sintomas de doença no coração em mulheres são frequentemente atípicos e vagos, o que é considerado responsável pelo alto índice de mortes entres as mulheres com ataque cardíaco.

Câncer

O câncer pulmonar, especialmente tumores de Pancoast, pode causar dor referida entre a dor no ombro pressionando os nervos perto do topo dos pulmões. 

Outros tipos de câncer que podem causar dor nessa região incluem câncer de esôfago, mesotelioma, linfomas e câncer no fígado. Cânceres que se espalham nos ossos do pescoço como câncer de mama podem também causar dor entre as escápulas, às vezes sem quaisquer outros sintomas.

Doença na vesícula biliar

A dor referida da vesícula biliar sempre ocorre como uma dor aguda entre as escápulas e pode ser associada com dor no quadrante superior direito do abdômen e náusea. Geralmente ocorre após comer uma refeição gordurosa.

Aprisionamento dos nervos

O nervo aprisionado como em uma síndrome de dor miofascial dos romboides pode causar dor entre as escápulas.

Refluxo ácido

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) pode causar dor referida na região traseira entre as escápulas. 

Sintomas do refluxo podem também incluir dor no peito, rouquidão e dificuldade em engolir. Não só a doença do refluxo gastroesofágico não tratada pode causar desconforto, mas está associada ao desenvolvimento tardio de estenoses e câncer esofágico. 

Inflamação no pâncreas também pode causar este tipo de dor devido à irritação na parte inferior do diafragma.

Escoliose

A escoliose na coluna torácica pode causar dor nesta região. Frequentemente as pessoas estão cientes que elas têm uma curvatura na espinha, mas não sempre.

Ruptura da aorta torácica ou dissecção da aorta

A dor que acompanha uma dissecção aórtica torácica (quando uma lágrima na parede do vaso sanguíneo permite o sangue vazar entre as paredes da aorta) é sempre rápido e muito severo, e é uma emergência médica. Isto geralmente é sentido como uma dor repentina aguda e lacerante nas costas médias superiores.

Embolismo pulmonar

A embolia pulmonar ocorre quando coágulos nas pernas (trombose venosa profunda) se rompem e viajam para os pulmões. A dor é súbita no início, aguda e pode estar associada com falta severa de ar, embora algumas vezes as pessoas notem apenas um leve desconforto. É sempre precedida de sintomas de coágulos sanguíneos nas pernas, incluindo dor, vermelhidão e inchaço. 

Alguns fatores de risco para embolia pulmonar incluem condições médicas como câncer, viagem prolongada de carro ou avião, descanso prolongado na cama, gravidez e cirurgia recente.

Fraturas por compressão vertebral torácica

Compressões por fraturas, sempre devido à osteoporose, podem causar dor interescapular. Como as fraturas nesta região são menos suspeitas do que as fraturas na cervical ou na espinha lombar (e a área é visualizada com menos frequência), o diagnóstico pode demorar.

Herpes zoster

A herpes zoster pode causar dor em quase todo o corpo, dependendo de qual raízes nervosas o vírus afeta e podem ocorrer bem antes que a erupção cutânea seja notada. A dor pode ser mais pronunciada na região entre suas escápulas, mas tende a concentrar-se em um ou outro lado do corpo.

Anestesia epidural

Mulheres que têm epidural por causa do trabalho ou por causa de uma cesárea às vezes experienciam uma dor interescapular intensa. Felizmente, esta dor se resolve quando o gotejamento é diminuído e desaparece rapidamente após o parto.

Quando procurar ajuda médica

Algumas causas da dor nas escápulas são sérias e podem ser fatais.

Se seus sintomas estão acompanhados de falta de ar, dor no peito e tontura, ou mesmo se você apenas tiver um pressentimento de que algo ruim está acontecendo no seu corpo, chame o 199 imediatamente. Não espere. Muitas das causas da dor discutidas acima são tratáveis com tratamento médico urgente.

Algumas das condições mais graves causam dor na área que inclui ataques cardíacos (infarto do miocárdio), dissecção de aneurismas aórticos (uma condição encontrada frequentemente em homens com síndrome de Marfan, na qual o sangue penetra entre as camadas que revestem a aorta) e embolia pulmonar (coágulos sanguíneos) nas pernas que rompem e viajam para os pulmões.

Tenha em mente que a dor entre as escápulas pode sempre ser mais séria que a dor sentida em outras regiões de seu corpo.

O que informar ao seu médico?

Ao procurar ajuda médica para a dor na escápula, é importante saber responder a algumas perguntas úteis do médico. Dessa forma, o diagnóstico correto será facilitado. Confira algumas perguntas de extrema utilidade na sua consulta:

  • Quando a dor começou?
  • A dor começou repentinamente ou mais gradualmente?
  • Quão severa é a dor? Pode ajudar se você descrever sua dor numa escala de 1 a 100, com 1 significando que você tem uma dor mínima, e 10 descrevendo a pior dor que você pode imaginar.
  • Que outros sintomas você está experienciando, como dor no peito, falta de ar, perda de peso inexplicável, dificuldade em engolir, dor em na mandíbula ou dor no braço? Não se preocupe em parecer um hipocondríaco. Mesmo sintomas pequenos podem ajudar o médico a descobrir a causa de sua dor.
  • Você (ou alguém na sua família) tem histórico de doença no disco ou osteoporose?
  • A dor é de natureza aguda ou sem brilho, lancinante ou irritante?
  • Há algo que piora a dor ou melhora a dor?
  • Você já experienciou algum trauma?
  • Você começou algum exercício novo?
  • Você tem levantado peso?
  • Você tem algum fator de risco para ataque cardíaco como histórico familiar, colesterol alto ou pressão alta?
  • Você fuma ou já fumou?

Tratamento de dor nas escápulas

O tratamento de sua dor dependerá das causas subjacentes de seus sintomas.

Como discutimos, o primeiro passo é resolver a causa raiz da dor na escápula. Este é o passo mais essencial para planejar um tratamento especializado para você e seu tipo único de dor.

Sua causa raiz guiará seu tratamento e ditará qual é a melhor maneira de tratar sua dor. Isso, juntamente com a identificação de fatores de risco que podem predispor você a ter sua dor e lesão, permitirá que você comece a ficar livre da dor novamente.

O próximo passo é começar a diminuir a dor, modificar as atividades e começar a abordar todas as deficiências que causam essa sensação ruim que descobrimos durante sua avaliação.

Dor em romboide miofascial
  • 01.Medicamentos

    Medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares podem ser utilizados em uma fase inicial.
  • 02.Fisioterapia

    Fisioterapia motora, com analgesia, eletroterapia e exercícios de alongamento e fortalecimento são úteis para dores agudas e crônicas.
  • 03.Agulhamento seco (dry needling)

    Tratamento minimamente invasivo para alívio de dor miofascial e dores musculares, soltando bandas tensas e pontos gatilho locais.
  • 04.Tratamento por Ondas de Choque

    Tratamento ortopédico, com emissão de ondas acústicas (radiais ou focais) para alívio de dor e inflamação.
  • 05.Mesoterapia

    Tratamento minimamente invasivo, com injeção de medicamentos em doses mínimas na derme, para dessensibilização e analgesia local.
  • 06.Infiltrações de Ponto Gatilho

    Injeção de medicamentos (como anestésicos ou corticóides) para alívio local da dor.

Perguntas frequentes

Um manguito rotador rompido pode causar dor na escápula?

Sim, um manguito rotador rompido causa dor na omoplata ou escápula, também conhecida como síndrome da escápula em ressalto. Além da ruptura do manguito rotador, lesões em outras partes do corpo ao redor dos ombros podem causar dor na escápula.

Como é a dor da escápula?

Você pode sentir dor ou dor moderada a grave ao redor da escápula, principalmente na borda superior e interna. Você sente fraqueza no braço afetado ao tentar movimentos acima da cabeça ou pode se sentir fatigado ao usar o braço com força.

Como relaxar a escápula?

Há um exercício bastante eficaz para relaxar a escápula. Primeiro, puxe para trás a escápula, sem ultrapassar os glúteos. Depois, com os cotovelos estendidos, encaixe os ombros para acionar os estabilizadores da escápula, contraindo o períneo. Segure o ar por 10 segundos, mantenha a coluna alinhada e relaxe. Repita de 5 a 10 vezes.

O que ajuda a diminuir a dor na escápula?

Anti-inflamatórios podem ajudar com a dor na escápula, além de repouso e compressa fria. Para ter acesso ao melhor tratamento para o seu caso, consulte um médico.

Massagem pode ajudar na dor da escápula?

Sim, a massagem é uma forma de ajudar a aliviar a dor na escápula.

Onde fica a escápula?

A escápula é um osso localizado abaixo do ombro.

O que causa dor entre as escápulas: conclusão

Existem muitas causas de dor na região das escápulas. Se você está sentindo este tipo de dor, é importante marcar uma consulta com seu médico. Se você tiver consultado seu médico e não tiver uma resposta, pergunte novamente, ou busque uma segunda opinião.

A dor é a forma que nosso corpo nos informa que algo está errado. Ouça seu corpo. Muitas condições médicas, mesmo as graves, são mais tratáveis em estágios iniciais.

Referências Bibliográficas

  1. Fennell J, Phadke CP, Mochizuki G, Ismail F, Boulias C. Exercício de Fortalecimento do Afastador do Ombro para Minimizar a Atividade Muscular Romboide e o Impacto Sub acromial. Physiother Can. 2016; 68 (1): 24-8. doi: 10.3138 / ptc.2014-83
  2. Mitchell C, Adebajo A, E Hay, Carr Uma . Dor no ombro: diagnóstico e tratamento na atenção primária. BMJ. 2005; 331 (7525): 1124-8. doi: 10.1136 / bmj.331.7525.1124
  3. Devon HA, Noureddine S. 20 coisas que você não sabia sobre mulheres e doenças cardíacas . J Cardiovasc Nurs. 2014; 29 (5): 384-5. doi: 10.1097 / JCN.0000000000000129
  4. Sultan HE, Younis el-tantawi GA. Papel do aprisionamento do nervo escapular dor interescapular. Arch Phys Med. Reabilitação. 2013; 94 (6): 1118-25. doi: 10.1016 / j.apmr.2012 .11.040
  5. Fukui T – J Intensive Care (2018) Tratamento da dissecção aguda da aorta e ruptura da aorta torácica .doi: 10.1186 / s40560-018-0287-7
clinica dr hong jin pai al jau 687

AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP

TRATAMENTO DE DOR FISIOTERAPIA CLINICA HONG JIN PAI

Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP

Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.

O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.

Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.

Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.

As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.

CONSULTA
1
Somos um centro de excelência no tratamento da dor crônica e entendemos como a dor contínua pode afetar todos os aspectos da sua vida.
DIAGNÓSTICO
2
Nós entendemos sua dor e sabemos que uma intervenção bem-sucedida começa com uma avaliação completa e um diagnóstico preciso.
PLANO DE TRATAMENTO
3
Nossa equipe de especialistas pode fornecer uma ampla gama de tratamentos e terapias para ajudá-lo a voltar a viver com qualidade.
RECEPCAO CLINICA HONG JIN PAI
  • 01.Tratamento conservador de dor

    Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica.
  • 02.Excelência em um só lugar

    A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor.
  • 03.Tratamento individualizado

    Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Como é o tratamento inicial?
Em nossa clínica, focamos em tratamentos não cirúrgicos. Para a maioria dos casos, iniciamos um tratamento minimamente invasivo com acupuntura médica + fisioterapia. A duração do tratamento, para dores crônicas, pode ser de pelo menos 1 a 3 meses. Assim como outros tratamentos conservadores (como terapias e exercícios), o sucesso no tratamento depende não apenas da equipe médica, mas também da persistência do paciente em seguir a frequência e o tratamento adequado. Em alguns casos, podemos realizar outros tratamentos para dor, como ondas de choque, toxina botulínica e infiltrações.
Vocês atendem convênio?

Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.

O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.

Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.

O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).

Quais são as terapias físicas para o tratamento da dor crônica?
Estudos mostram que a fisioterapia e exercícios pode atrasar ou mesmo evitar a necessidade de cirurgia. Em alguns casos, pode aliviar a causa raiz da dor de longo prazo, portanto, medicamentos ou cirurgias não são mais necessários. Na Clínica Dr. Hong Jin Pai, oferecemos uma ampla gama de terapias físicas para tratar a dor de longo prazo e diminuir a necessidade de medicação ou cirurgia.
Quais tratamentos para dor são oferecidos?
Oferecemos uma variedade das melhores e mais confiáveis tratamentos não cirúrgicos, desde acupuntura e fisioterapia em um estágio inicial, assim como procedimentos como dry needling, infiltração de pontos gatilhos, toxina botulínica para dor, tratamento por ondas de choque e bloqueios anestésicos. Somos inovadores em nossa abordagem ao tratamento da dor. Entendemos o efeito que a dor crônica pode ter em todos os aspectos da sua vida e adaptamos nossos pacotes de tratamento para atender você. Como parte do seu pacote multidisciplinar de controle da dor, combinaremos os melhores tratamentos terapêuticos e direcionados para fornecer o equilíbrio certo para você.

Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.

Al. Jaú 687 – São Paulo – SP

Atendimento de segunda a sábado.

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 / RQE: 67991 | Médico Fisiatra e Neurofisiologista. Formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Residência Médica em Fisiatria e Neurofisiologia Clínica (Eletroneuromiografia, Aplicação de Toxina Botulínica tipo A) pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professor Colaborador do Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa (CEIMEC). Título de Especialista em Acupuntura pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

6 Comentários

Deixe o seu comentário.
  • Eu sinto dor na escápula esquerda e no mamilo esquerdo, e braço a dor não é muito forte melhora ao deitar, e queimação no estômago porém doe ao pegar peso e uma dor na nuca…. O’que pode ser ???

  • Josiane Chiorattotenho dor

    Tenho dor na asa do braço as vezes me dá falta de ar mais foi depois que quebrei duas costela só que a costela sarou

  • Estou no tratamento de infecção urinária, porém estou sentindo muita dor entra as escapulas, não se está relacionado, muita dor mesmo

  • Essa pagina foi a que melhor especificou o que sinto e me explicou qual poderia ser a origem, e olha que eu tenho ido a ortopedistas.
    Sinto dores agudas, persistentes atras de ambas as escapulas mas especialmente da direita. Já fiz bloqueio, infiltração, pilates… nada melhora. Há dez dias tomo remedio pra fibromialgia, espero que dê algum resultado pois viver com dor o tempo todo é muito ruim. Obrigado pelos esclarecimentos dr. Pena que eu moro em outro estado (Bahia) senão iria me consultar aí.

  • Estou sentindo formigamento na região da escapula direita, as vezes chega a queimar, mas não dói é incômodo, fazem uns 12 dias. Vou consultar na próxima semana. O que pode ser?

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.