AVISO: A partir de 13/07, estamos atendendo na Rua Saint Hilaire 96 (a 5 minutos da clínica antiga), de segunda a sábado. Maiores informações, entrar em contato via WhatsApp

Tratamento por Ondas de Choque alivia dores articulares

ABORDAGEM MODERNA: A Terapia por Ondas de Choque Extracorpóreas (ESWT) é uma abordagem não invasiva para lidar com dores articulares ou ligamentares.

 

O tratamento por ondas de choque auxilia no tratamento de processos inflamatórios, aliviando dores e potencializando uma recuperação mais acelerada de dores músculo-esqueléticas.

Ela é utilizada na medicina esportiva, fisiatria, ortopedia, urologia e medicina veterinária. Suas principais vantagens são o rápido alívio da dor e a restauração da mobilidade. Além de ser uma terapia não cirúrgica sem necessidade de analgésicos, é uma terapia ideal para acelerar a recuperação e curar várias patologias que causam dor aguda ou crônica.

 

Efeitos analgésicos

ondas-de-choque-efeitos-sao-paulo

A Terapia por Ondas de Choque tem um efeito analgésico que resulta em alívio da dor, além de aumentar o fluxo sanguíneo para a região de forma que facilita o processo de cura e crescimento celular.

A Onda de Choque é uma onda acústica que transporta alta energia para pontos dolorosos e tecidos mioesqueléticos com condições subagudas, subcrônicas e crônicas. A energia promove regeneração e processos reparativos dos ossos, tendões e outros tecidos moles.

Essas condições muitas vezes podem ser debilitantes, dolorosas e desconfortáveis de modo que limitam as atividades diárias como o caminhar.

Tratamentos conservadores típicos incluem massagem, alongamento e fortalecimento, compressas quentes e frias, enfaixamento e bandagens terapêuticas, troca de calçado e uso de órteses. Embora essas modalidades de tratamento sejam um ótimo começo, nem sempre podem ter o resultado esperado para se livrar da dor, em especial em casos de moderados a graves.

 

 

Doenças tratáveis com ondas de choque

A terapia por ondas de choque é a opção de tratamento mais moderna disponível para tratar problemas musculoesqueléticos tanto em crianças como em adultos, no entanto, a clínica tem foco em tendinite de Aquiles, fascite plantar, esporão de calcanhar, canelite e dores miofasciais por pontos-gatilho.

A terapia por ondas de choque utiliza de uma abordagem baseada em evidências com tecnologia comprovada. Funciona utilizando a energia de ondas acústicas para produzir pulsos de pressão mecânica. Esses pulsos são aplicados na área dolorida, e produzem uma série de ondas de choque que se expandem por todo o tecido.  O processo estimula uma reação de cura ao causar efeitos biológicos intersticiais e extracelulares microscópicos que resultam na regeneração tecidual.

As ondas de choque têm um efeito analgésico que trazem alívio da dor, e aumentam o fluxo sanguíneo na região o que facilita o processo de regeneração. A terapia por ondas de choque é rápida e eficaz, com cada sessão de tratamento levando, em geral, apenas alguns minutos, não requer medicação e não é invasiva, não tem tempo de inatividade e não tem efeitos colaterais negativos.

 

 

Quantas sessões precisarei?

Em geral, as pessoas precisam de três a cinco sessões de tratamento, dependendo da doença em tratamento, da gravidade e há quanto tempo o problema existe.

É normal sentir algum alívio logo na primeira sessão, e muitas vezes as pessoas saem com menos dor por causa do efeito analgésico das ondas de choque.  O tratamento costuma ser um pouco desconfortável, depende da gravidade da dor dos pacientes, no entanto, as sessões tendem a se tornar mais toleráveis conforme se tornam mais frequentes.

Antes de iniciar o tratamento, é importante passar por uma avaliação médica clínica para determinar se o tratamento será benéfico. A avaliação é feita a partir da obtenção do histórico médico completo, de uma avaliação biomecânica total e um exame musculoesquelético para determinar se há causa subjacente para o problema a ser tratado.

Um plano de tratamento pode ser delineado para você, que inclui ondas de choque e quaisquer outras modalidades de tratamento que possam ser benéficas para aliviar a dor o mais rápido possível.

Se você sofre de dores articulares e seu tratamento atual não avançou muito, a terapia por ondas de choque pode ser uma ótima opção para ajudar a acelerar essa recuperação.

Send this to a friend