AVISO: Retornaremos o atendimento parcialmente a partir de 07/04. Para maiores informações, favor entrar em contato via WhatsApp

Dor do joelho: O que é, causas, tratamentos.

A dor de joelho é uma das dores que mais incomodam e prejudicam a qualidade de vida. Quando uma pessoa sente dor no joelho muitas vezes prefere ficar sentada ou deitada, não consegue se locomover direito por causa da dor e fica muitas vezes de cama. Claro que tudo depende do nível da dor, mas no geral essa é sim uma dor que incomoda bastante.

osteoartrose mitos e verdades

O que é a dor do joelho?

A dor do joelho é comum e afeta qualquer idade, ela pode acontecer por vários motivos, pode ser um problema de saúde, nesse caso a dor no joelho atinge pessoas de mais idade. Mas pode ser causada também por uma lesão ou ligamento rompido, essas lesões são comuns em jovens que praticam atividades físicas muito intensas. Mas existem outras causas da dor de joelho e vamos mostrar aqui para você.

O mais importante é saber que se você está com dor no joelho e uma dor mais constante que não para, é melhor procurar um médico, a causa não importa muito. Você precisa procurar um médico para se tratar, a descoberta da causa pode acontecer juntamente com o médico, até porque pode ser uma doença que estar causando a dor no joelho.

O joelho é bastante delicado, ele é uma região bem complexa formada por três ossos, ligamentos, músculos e meniscos. A articulação do joelho é bastante instável, o funcionamento dela depende muito de outras estruturas. O fêmur é o maior osso que nós temos, ele possui uma depressão chamada sulco troclear, a patela desliza por essa depressão, ela transmite e alavanca o impulso e dá força para os músculos durante uma movimentação.

Essa operação acontece diversas vezes no decorrer do dia, ela protege o joelho das sobrecargas e ajuda a estabilizar a articulação. Os ligamentos e meniscos também têm um papel fundamental, eles contribuem para a absorção dos impactos e para maior estabilidade do joelho. Deu para perceber como o joelho é sensível e precisa de apoio para se sustentar, por isso todo cuidado é pouco com seu joelho.

Causas de dores do joelho

artrose do joelho alinhamento corporal fisiatria

Como já foi dito, a causa pode ser decorrente de vários fatores, principalmente por ser uma articulação muito complexa, como você viu. Mas existem alguns principais motivos, um deles é a sobrecarga, essa sobrecarga pode ser por causa da obesidade, mas pode ser também pela carga exagera nos exercícios físicos.

Quando uma pessoa está acima do peso ou é obeso aumenta muito a sobrecarga da articulação do joelho. Por causa disso começa a sentir dor em atividades simples do dia a dia como caminhar, muitas vezes subir e descer escadas torna um pesadelo.

Outra causa é a falta de estabilidade, isso pode acontecer por causa da fraqueza muscular ou pelo mal funcionamento das estruturas como os meniscos. Vamos ver mais algumas causas:

  • A idade – com o avanço da idade a cartilagem passa a receber menos nutrição, com isso a força muscular diminui, tudo isso contribui para a dor e até para o desgaste da estrutura do joelho.
  • Preparo físico ruim – muitas vezes o atleta exagera nos exercícios físicos sem estar preparado isso pode ocasionar dor nos joelhos.
  • Artrite e artrose – a artrite reumatoide, gota e osteoartrite causam dor no joelho, essas são doenças que precisam ser tratadas e avaliadas por um médico especialista, para tentar diminuir a progressão e piora dos sintomas.
  • Distúrbio do tecido conjuntivo – algumas doenças causam esse distúrbio como o lúpus eritematoso sistêmico, e outras doenças reumatológicas precisam ser avaliadas adequadamente
  • Lesões – causada por diversos motivos, como traumas, pancadas, para evitar piora e progressão das dores.
  • Tendinite – outra doença que causa dor no joelho.
  • Síndrome Dolorosa Miofascial – é a causa mais comum de dor musculoesquelética, devendo sempre ser avaliada pelo médico fisiatra, pois pode ser dor local ou dor irradiada de outra articulação ou musculatura
  • Rompimento da cartilagem ou ligamento – assim que acontece o rompimento a pessoa sente dor no joelho.
  • Problemas biomecânicos – algumas anormalidades na estrutura também causam a dor como, por exemplo, ter uma perna maior que a outra, ou ter joelhos desalinhados (em varo ou valgo, como na figura acima). Os pés chatos também podem ser a causa da dor no joelho. O tipo de calçado utilizado também pode influenciar nas dores
  • Falta de flexibilidade – o encurtamento muscular associado ao sedentarismo é uma das principais causas das lesões no joelho, com ela está também a falta de força muscular comum nestes pacientes.
  • Esportes de grande intensidade – alguns esportes contribuem para o problema no joelho, principalmente os esportes que exigem muito das pernas e que precisam dar pulos como basquete, vôlei, saltos e outros
  • Síndrome femoropatelar – é uma causa importante de dor de joelho devido a diminuição do espaço articular entre o fêmur e a tíbia, ocorrendo principalmente em atletas, com uma dor anterior na região do joelho.

Mostramos aqui as principais causas, mas existem muitas outras e você precisa ficar atento. Se você começou a sentir dor no joelho e não fez nenhuma atividade física com intensidade, não andou muito, não tem sobrepeso, o problema pode ser uma doença e nesse caso você não pode deixar para procurar um médico depois que a dor estiver insuportável.

Quanto antes descobrir o problema melhor será. É claro que algumas vezes você não vai precisar procurar o médico, se a dor é leve e você sabe o que causou, como por exemplo, exagerou na atividade física, essa dor vai passar. Você só precisa tomar cuidado e ficar de repouso e claro não exagerar novamente na atividade física. Mas se a dor é intensa procure já, um médico.

Sintomas

Como Acupuntura Ajuda com Artrite e Dores nas Juntas

A dor no joelho não é o único sintoma, existem outros e esses sintomas vão depender do que causou a dor. O principal sintoma é a dor, mas a intensidade e a localização podem variar dependendo da causa, muitas vezes o médico vai olhar e já vai saber o problema por causa da localização da dor, mas vejamos outros sintomas recorrentes:

  • vermelhidão e calor;
  • inchaço;
  • rigidez muscular;
  • instabilidade ou fraqueza;
  • incapacidade para endireitar ou esticar o joelho totalmente.

Diagnóstico e tratamento

raio-x de joelho osteoartrose

Descobrir a causa da dor no joelho irá depender de uma série de fatores. É necessário uma avaliação médica adequada. Primeiramente, você deve informar se algo aconteceu para ter começado essa dor, pode ser uma atividade física, por exemplo. O médico fisiatra também poderá avaliar outros fatores biomecânicos que podem ter causado a dor, e outras comorbidades associadas.

Seu médico também pode pedir uma ressonância magnética do joelho, essa ressonância é feita muitas vezes quando há suspeita de rompimento de ligamento ou menisco. Para completar o diagnóstico o médico também pode pedir raio X do joelho, para avaliação de inflamações, fraturas, ou osteoartrose de joelhos. Os exames de imagem são importantes para o diagnóstico diferencial.

O diagnóstico é muitas vezes simples e assim que vocês descobrirem a causa o médico vai passar o tratamento correspondente. Ele pode simplesmente tratar a dor do joelho, mas se a dor é causada por alguma doença é preciso tratar a doença, assim a dor passará naturalmente.

Em casos de dores com sinais de inflamação articular, como as pioartrites, para completar o diagnóstico o médico pode pedir alguns exames como o exame de cultura do líquido articular, nesse exame é retirado o fluido do joelho para ser examinado no microscópio.

tratamento osteoartrose infiltracao

A acupuntura pode ser uma boa opção terapêutica para muitos casos de dores em joelho, como a síndrome dolorosa miofascial, a osteoartrose de joelhos, artrite reumatóide, a síndrome femoropatelar, dentre outros. Vários estudos demonstram o efeito analgésico da acupuntura nestes casos, ainda mais associado a terapia convencional e a reabilitação.

O médico pode indicar a procura de um fisioterapeuta, esse especialista vai ensinar o paciente a realizar alongamentos de forma correta. Você também pode ter o acompanhamento do ortopedista, mas tudo vai depender da causa da sua dor de joelho. Em alguns casos a cirurgia também pode ser necessária, assim o médico fará as correções necessárias.

Em casos mais simples o médico pode prescrever anti-inflamatórios para ajudar a passar a dor, mas se a dor é muito intensa o médico fisiatra ou reumatologista poderá aplicar uma infiltração com medicamento esteroide no joelho para reduzir a inflamação e dor.

É importante lembrar que você não pode se automedicar nem fazer alongamentos sem a supervisão de um médico, muitas vezes você pode piorar o problema e não ajudar.

Você pode tomar algumas medidas para diminuir a dor que não vão atrapalhar em nada o tratamento e claro, você também pode tomar essas medidas até a consulta médica. É muito importante descansar e evitar atividades que vão piorar o problema, por isso nada de fazer exercícios físicos intensos sem orientação adequada. É interessante também aplicar gelo no local da dor, ele vai ajudar a amenizar o problema em casos agudos.

Manter o joelho levantado vai ajudar a diminuir o inchaço e você também pode fazer uso de analgésicos para dores. É claro que dos analgésicos simples que não precisam de prescrição médica. Para ajudar a diminuir a dor você também pode dormir com o travesseiro embaixo dos joelhos.

A dor no joelho é muito incômoda, mas se você seguir nossas dicas e procurar um médico sua dor logo vai passar. Deixe seu comentário falando se já teve esse problema e o que fez para melhorar, e se está com dor no joelho esperamos ter ajudado.

1 Comente

Deixe o seu comentário.

    Deixe o seu comentário

    Send this to a friend