Acupuntura para o controle da dor no trabalho de parto: uma revisão sistemática
Lee H, Ernst E. Acupuncture for labor pain management: A systematic review. Am J Obstet Gynecol. 2004; 191: 1573-9.
A acupuntura é amplamente usada para aliviar os sintomas de uma variedade de situações dolorosas. Na obstetrícia e ginecologia a acupuntura também tem sido aplicada em uma série de condições incluindo a dor do trabalho de parto. Esta revisão sistemática tem por objetivo avaliar criticamente a comprovação do efeito analgésico da acupuntura durante o trabalho de parto. Pesquisas na literatura computadorizada de 7 bases de dados foram realizadas com relação a ensaios clínicos randomizados (RCTs) de acupuntura, envolvendo inserção de agulhas para dor durante o trabalho de parto. Três RCTs foram identificados e sua qualidade metodológica era, em geral, boa. Dois RCTs compararam a acupuntura coadjuvante somente com o cuidado habitual e relataram uma redução da meperidina e/ou analgesia peridural (EDA). Um ensaio clínico de acupuntura placebo controlado mostrou uma diferença estatisticamente significante tanto nos resultados das medições da dor subjetiva quanto objetiva.
Nos 3 RCTs foram incluídas 496 parturientes, destas 258 receberam tratamento de acupuntura no grupo de intervenção e 238 atuaram como controles. Dois RCTs comparam a acupuntura manual com cuidado convencional e 1 RCT comparou a acupuntura manual com a acupuntura placebo. Todos foram conduzidos em ambiente hospitalar.
Nesheim e col. conduziram um ensaio clínico randomizado, não cego em 198 parturientes saudáveis. O grupo que recebeu acupuntura manual individualizada (n = 106) foi comparado com o grupo de cuidado convencional (n = 92). Um número significativamente menor de mulheres no grupo de acupuntura solicitou meperidina em comparação com o grupo de cuidados convencionais.
Ramnerö e col. realizaram um ensaio clínico randomizado, não cego, em 90 parturientes com nascimentos sem complicação. As parturientes foram randomicamente designadas ou para receber acupuntura manual (n = 46) ou somente cuidados habituais (n = 44). Todas tiveram acesso a todos os métodos analgésicos convencionais disponíveis na ala de parto, incluindo abordagens não farmacológicas (TENS, bolsa de arroz quente, banho/ducha e injeções intracutâneas de água estéril) e tratamentos farmacológicos (óxido nitroso, EDA, meperidina e bloqueio do nervo paracervical). Comparado com o grupo controle, o grupo acupuntura requereu menos EDA. O alívio da dor e a solicitação de outras analgesias farmacológicas não foram diferentes entre os grupos. Contudo, as que receberam acupuntura relataram um grau significativamente maior de relaxamento.
Skilnand e col. realizaram um ensaio clínico placebo controlado. As parturientes foram randomicamente distribuídas para receber acupuntura (n = 106) ou acupuntura placebo (n = 102); isto é, colocação superficial de agulhas em pontos que não os pontos da acupuntura). O efeito analgésico da acupuntura foi avaliado pelo uso de um relatório de dor das parturientes em uma escala visual analógica (VAS) e o número de pacientes que solicitaram petidina e EDA. Houve significativamente menos solicitação tanto de EDA quanto de petidina em parturientes que receberam tratamento por acupuntura do que nas do grupo placebo. As do grupo de acupuntura mostraram uma duração do trabalho de parto e necessidade de aumento de ocitocina significativamente menor.
Nenhum evento adverso de acupuntura foi mencionado em qualquer dos testes.
Conclui-se que os dados agrupados dos RCTs sugerem que a acupuntura alivia a dor e reduz o consumo de analgésicos durante o trabalho de parto, mas devido à escassez de estudos clínicos nesta área, a efetividade da acupuntura permanece incerta. Pesquisa adicional é necessária para estabelecer o valor da acupuntura como um tratamento auxiliar durante o trabalho de parto.
Resumido por Fumie Morita
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.