CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Fisioterapia para fibromialgia: Entenda

A fibromialgia acomete hoje 2,5% da população mundial, sendo mais comum em mulheres. 

O principal sintoma da doença é dor crônica generalizada que persiste por no mínimo 3 meses. 

Ainda não há cura para a fibromialgia, mas existem diversos tratamentos que auxiliam na redução de sintomas e na melhora do quadro clínico do paciente. 

Saiba mais sobre a fibromialgia, suas causas, sintomas e tratamento! 

Neste artigo vamos ver os benefícios da fisioterapia para  fibromialgia.

Diagnóstico da fibromialgia 

O diagnóstico da fibromialgia é realizado através de acompanhamento clínico e avaliação de sintomas. 

A síndrome não é diagnosticada através de exames de imagem ou de laboratório, por isso é importante observar os sintomas apresentados. 

Fibromialgia - o que é, sintomas, causas e tratamentos. Aprenda mais
Watch this video on YouTube.
Inscreva-se YouTube - Vídeos de Dor

Sintomas de fibromialgia 

O principal sintoma da fibromialgia é a dor crônica generalizada. A dor persiste por mais de 3 meses e pode causar incapacidade parcial do paciente, impedindo que ele realize as atividades mais corriqueiras . 

Além desse sintoma, outros são utilizados como base para se chegar ao diagnóstico de fibromialgia: 

  • cefaleia tensional 
  • distúrbio do sono: sono não reparador (acordar com a sensação de cansaço)
  • Palpitações 
  • Fadiga
  • Enxaqueca
  • Depressão e ansiedade
  • Alterações intestinais
  • Dor ao fazer xixi
  • Formigamentos
  • Rigidez muscular e articular
  • Sensibilidade extrema ao toque
  • Falhas de memória
  • Distúrbios cognitivos

Após fazer a análise clínica do paciente e levantar os sintomas, o médico vai avaliar a hipótese dos sintomas apresentados corresponderem a alguma outra doença. 

O diagnóstico da fibromialgia só estará completo após a eliminação de outras síndromes que possam apresentar os mesmos sintomas.

Tratamento da Fibromialgia

fisioterapia para fibromialgia

Ainda não existe cura para a fibromialgia, por isso o tratamento é realizado através do controle dos sintomas, preservando a qualidade de vida do paciente. 

A forma de intervenção vai depender do grau dos sintomas que o paciente apresenta, muitas vezes no início do tratamento o médico prescreve fármacos como analgésicos e relaxantes musculares antes de prescrever outra forma de tratamento como, por exemplo, os exercícios físicos, tornando mais tolerável as dores antes de iniciar outra fase de intervenção. 

Tratamento multidisciplinar

O tratamento da fibromialgia é acompanhado por uma equipe multidisciplinar.

Além do médico que irá acompanhar o paciente a equipe pode ser composta por:

Psicólogos ou psiquiatras que irão atuar para reduzir os sintomas de ansiedade e depressão, que são muito comuns em pacientes com a síndrome. 

Nutricionista para prescrever uma dieta específica e não inflamatória. A alimentação para pacientes de fibromialgia é parte importante para o tratamento, auxiliando inclusive na melhora do sono e de sintomas de dor, além de fortalecer o corpo. 

Fisioterapeutas que vão auxiliar na melhora da flexibilidade muscular do paciente, fortalecendo a musculatura de forma a reduzir sintomas de dores, alteração de sono entre outros.

Tratamento de fibromialgia através da fisioterapia

fisioterapia para fibromialgia

A força  muscular e a flexibilidade musculoesquelética dos pacientes portadores da síndrome de fibromialgia ficam comprometidas, muitas vezes porque a prática de exercícios se torna dolorosa a ponto de não ser possível realizar atividades físicas. 

Para amenizar as dores e aumentar a qualidade de vida do paciente é necessário manter a musculatura em atividade e para isso são indicadas sessões de fisioterapia que atuam diretamente na musculatura e na postura do corpo. 

Cinesioterapia 

A cinesioterapia ajuda na reabilitação de pacientes através do fortalecimento e alongamento dos músculos, e é feita através de um conjunto de exercícios terapêuticos de alongamentos e práticas aeróbicas. 

Como os pacientes de fibromialgia possuem limitações devido à dor que apresentam, os exercícios devem ser prescritos de acordo com a condição de cada paciente, por isso a intensidade e o impacto dos exercícios aeróbicos deve ser baixa. 

Os exercícios aeróbicos mais indicados são a caminhada ao solo e a bicicleta estacionária. 

Nos exercícios de alongamento deve-se buscar a posição de médio desconforto e manter por aproximadamente 30 segundos, o alongamento é importante para realinhar a postura, reduzir os pontos de dor e recuperar a funcionalidade muscular. 

Eletrotermoterapia

A eletrotermoterapia é utilizada para alívio da dor em curto prazo. Ela não trabalha o condicionamento físico do paciente, mas pode modular o sistema sensorial através de estímulos energéticos trazendo uma sensação de analgesia ao paciente. 

Geralmente é utilizada em pontos que têm alta intensidade dolorosa. 

Hidroterapia 

Também conhecida como fisioterapia aquática ou aquaterapia, a hidroterapia é uma atividade terapêutica que consiste em realizar exercícios dentro de uma piscina. 

A água permite que os exercícios sejam realizados com menor impacto causando assim menos dor aos pacientes. 

Com a prática de hidroterapia por pacientes portadores de fibromialgia, é possível fortalecer os músculos, aumentar a amplitude articular, melhorar o funcionamento cardiorrespiratório e controlar a pressão sanguínea, além de reduzir a dor dos pacientes e melhorar a qualidade do sono.   

Massagem 

A massagem terapêutica também é muito utilizada no tratamento de fibromialgia. 

O profissional fisioterapeuta vai identificar os pontos doloridos do paciente e executar massagem específica. 

A massagem realizada pelo fisioterapeuta promove o relaxamento muscular, combate a fadiga e o cansaço, melhora a qualidade do sono e reduz consideravelmente a dor. 

É importante que o tratamento com fisioterapia seja realizado juntamente com outras intervenções da equipe multidisciplinar para que os resultados sejam ainda mais positivos para o paciente. 

Saiba mais sobre a fibromialgia, suas causas, sintomas e tratamento!

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM-SP: 158074 / RQE: 65523 - 65524 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB. Doutorado em Ciências pela USP. Pesquisador e Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do HC-FMUSP. Diretor de Marketing do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Integrante da Câmara Técnica de Acupuntura do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). Secretário do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED). Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual (SBRET). Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Dor da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Conselho Revisor - Medicina Física e Reabilitação da Journal of the Brazilian Medical Association (AMB).  

Deixe o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Send this to a friend