CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Dor no calcanhar: o que pode ser?

A dor no calcanhar é um problema comum nos pés. A dor geralmente ocorre sob o calcanhar ou logo atrás, onde o tendão de Aquiles se conecta ao osso do calcanhar. A dor em alguns casos pode afetar a região lateral do calcanhar.

O osso do calcanhar é o maior dos 26 ossos do pé humano, que também tem 33 articulações e uma rede de mais de 100 tendões, músculos e ligamentos. Como todos os ossos, está sujeito a influências externas que podem afetar sua integridade e sua capacidade de nos manter de pé. A dor no calcanhar, às vezes incapacitante, pode ocorrer na região da frente, atrás, ou no fundo do calcanhar.

Cada quilômetro a pé você coloca 60 toneladas de estresse em cada pé. Seus pés podem aguentar uma carga pesada, mas muito estresse os empurra acima de seus limites. Quando você bate os pés em superfícies duras praticando esportes ou usando sapatos que irritam os tecidos sensíveis, você pode desenvolver dor no calcanhar, o problema mais comum que afeta o pé e o tornozelo.

Um calcanhar dolorido geralmente melhora sozinho, sem cirurgia, se você descansa o suficiente. No entanto, muitas pessoas tentam ignorar os primeiros sinais de dor no calcanhar e continuar fazendo as atividades que causaram isso. Quando você continua a usar um calcanhar dolorido, ele só piorará e poderá se tornar uma condição crônica que leva a mais problemas. Cirurgia raramente é necessária.

O que causa a dor no calcanhar

A dor no calcanhar pode ser devida à fascite plantar (inflamação da fáscia plantar), ao esporão do calcâneo, fratura de stress do calcâneo, entorse do tornozelo

 

 

Dor no calcanhar tem muitas causas.

A dor no calcanhar é geralmente o resultado de defeitos na biomecânica da marcha (anormalidades na marcha) que colocam muita tensão no osso do calcanhar e nos tecidos moles que se ligam a ele.

O estresse também pode resultar de ferimentos, ou uma contusão ocorrida durante a caminhada, corrida ou salto em superfícies duras; vestindo calçados inadequados (como chinelos frágeis); ou estar acima do peso.

Veja abaixo algumas causas comuns de dor na região do calcanhar:

  • Corrida – Correr pode colocar muito estresse nos pés. Com o tempo, toda aquela batida na calçada pode irritar a parte inferior dos pés. De acordo com a American Foot and Ankle Society, a dor no calcanhar é a condição mais comum do pé e tornozelo. A boa notícia é que você provavelmente não precisará pendurar o tênis para sempre. Dor no calcanhar geralmente resolve por conta própria com tratamento conservador se você descansar seu calcanhar dolorido.

 

  • Rigidez – A rigidez nos músculos da panturrilha ou tendão de Aquiles pode causar dor no calcanhar.

 

  • Desalinhamento dos pés – quando o pé é desalinhado a dor no calcanhar é bem comum. Nesse caso a sobrecarga aplicada em cada lado é diferente, algumas vezes o desalinhamento é para dentro, e por isso o indivíduo tem o tipo de pisada supinada, pois a força está sendo exercida na parte externa do pé. No tipo de pisada pronada a pressão é na parte de dentro do pé.

 

  • Sobrecarga – O excesso de carga é um grande vilão das dores nos pés. O excesso de peso não sobrecarrega apenas o pé, mas o sistema musculoesquelético todo. Mas essa sobrecarga também pode ser relacionada ao aumento de trino ou uma pisada inadequada. Se uma pessoa aplica uma pressão muito grande, enquanto corre ou simplesmente caminha pode acabar gerando uma dor no calcanhar.

 

  • Traumas – Já falamos dos impactos que o pé sofre com a sobrecarga em uma corrida ou caminhada, mas também existem os traumas como entorses e fraturas. As entorses de tornozelo são lesões comuns, principalmente nos esportes. Já as fraturas são bem mais graves e podem precisar de um procedimento cirúrgico para corrigir. Elas podem acontecer diretamente no calcâneo ou nos ossos que fazem parte dessa região.

 

  • Calçados inadequados – Muitas vezes uma pessoa têm dor no calcanhar e não imagina que a causa pode ser o calçado. Os calçados com solado rígido não absorve o impacto, mas eles não são os únicos, os calçados com a parte de trás rígida e que aperta a região também ajuda a causar a dor.

 

  • Calos – sim, os calos podem causa dor no calcanhar, isso porque a região recebe muita carga e sofre pressão, por causa disso podem aparecer calos e ressecamentos e por esse motivo a dor pode aparecer.

 

  • Esporão de calcâneo – esse é um problema que já falamos sobre ele com mais detalhes aqui, se você quiser saber mais, é só clicar aqui. Em uma simples explicação o esporão é um crescimento ósseo embaixo do calcâneo, esse crescimento causa bastante dor no calcanhar.

 

  • Fascite plantar – é uma inflamação na fáscia plantar, ou seja, no tecido que recobre a sola dos pés. Os sintomas desse problema são bastante parecidos com o esporão de calcâneo. É a causa mais comum de dor na parte inferior do calcanhar. Aproximadamente 2 milhões de pacientes são tratados para essa condição a cada ano.

 

  • Tendinite de calcâneo – A tendinite de Aquiles é uma condição comum que ocorre quando o tendão grande que corre pela parte de trás da perna fica irritado e inflamado. Embora o tendão de Aquiles possa suportar grandes tensões decorrentes da corrida e do salto, ele também é propenso a tendinites, uma condição associada ao uso excessivo e à degeneração. Também já falamos sobre a tendinite aqui.

 

  • Bursite retrocalcânea – é uma inflamação da bursa. Uma bursa é um saco cheio de líquido. Seu corpo tem muitos deles. Eles são encontrados em áreas onde atrito pode ocorrer, como entre tendões e ossos. O fluido dentro deles ajuda a aliviar o atrito durante o movimento. Se eles se machucarem ou ficarem irritados, você poderá sentir dor na região de trás do tornozelo.

 

  • Deformidade de Haglund – esse é um crescimento ósseo anormal que ocorre por excesso de carga e demanda do tendão de calcâneo, o problema pode causar inflamação no tendão ou na bursa retrocalcânea.

Já deu para conferir que a dor no calcanhar pode ter inúmeras causas, algumas delas são bem simples e não causam muita dor ou problema. Mas outras já são um pouco mais complicadas e demandam um pouco mais de atenção.

É por isso que sempre estamos falando e voltamos a dizer o quanto é importante buscar a ajuda de um profissional. Só o médico vai descobrir a real causa do problema e vai poder tratar. Então não deixe de procurar seu médico quando sentir dor no calcanhar.

 

Fascite plantar pode também gerar dor no calcanhar

fascite plantar pode gerar dor na sola dos pes e calcanhar

 

Consultando o médico e tratamento

O esporão do calcâneo é resultado do crescimento anormal de uma parte do osso do calcanhar. Pode causar dor muito forte

 

Assim que começar a sentir dor no calcanhar e observar que não obteve uma melhora só com o repouso você deve procurar ajuda médica. Não é legal esperar demais, principalmente se sua dor estiver piorando mesmo com o repouso ou tratamento caseiro. Procure logo um médico também se a dor começar forte e repentina, pode ser um problema grave.

É importante procurar o médico também se você observar inchaço no calcanhar ou vermelhidão, além da dor. Você tem muitas opções de médico para procurar, pode ir em um primeiro momento em um clinico geral, principalmente se estiver sentindo muita dor. Mas se a dor existe, mas não é muita você pode marcar uma consulta com um ortopedista ou traumatologista e até um reumatologista.

 

Como você viu as causas são muitas e o médico só irá passar o tratamento depois que descobrir a causa.

Lembre-se de falar na consulta o que esta sentindo, o grau da dor, quando foi que começou, entre outras coisas. É importante falar se a dor apareceu depois de uma queda ou esforço físico grande com os pés, como por exemplo, depois de uma longa corrida.

O médico irá analisar essas informações, elas são de grande importância para o diagnóstico médico, por isso não esconda ou omita nada. Depois desse primeiro momento o médico pode solicitar um raio-x do pé para observar o problema. Como você viu as causas são muitas e o médico só irá passar o tratamento depois que descobrir a causa.

 

Além disso, o tratamento depende da causa e algumas vezes o médico pode indicar uma consulta com o fisioterapeuta para que você aprenda exercícios de alongar e fortalecer o pé. O médico também pode recomendar o uso de palmilhas ortopédicas para proteção do calcanhar. Se a dor for muito grande e houver inflamação o médico pode receitar também anti-inflamatórios que vão aliviar a dor e agir na região com problema.

Claro que se o problema for outras doenças como o esporão o tratamento será para esse problema e não apenas para aliviar a dor. Em alguns casos é necessário até uma cirurgia, mas só em alguns casos e em casos mais graves que já estavam acontecendo, mas o paciente não procurava ajuda.

Nunca se auto medique, mas alguns remédios podem ser ingeridos sem a receita médica e se você estiver sentindo muita dor pode tomar uma dipirona, por exemplo, para aliviar a dor até sua consulta médica. Depois da consulta e do diagnóstico o médico irá passar o tratamento e é importante que você siga a risca as orientações.

Não importa se o problema já resolveu e você não esta sentindo mais nada, se o médico indicar fisioterapia por mais tempo você precisa fazer. A dor passar não é sinal de que o problema já foi resolvido e você já está livre. Por isso siga a risca as orientações passadas pelo médico.

Agendamento de Consulta Clinica de Dor

o que e esporao de calcaneo

É importante dizer também que você pode mudar alguns hábitos depois do tratamento, principalmente se o caso foi mais sério. Se você está sentindo dor no calcanhar, mas só às vezes, ou se já teve o problema é importante tomar algumas medidas de prevenção como:

  

  • Usar sempre sapatos confortáveis;
  • Usar palmilhas dentro do sapato para proteger a região do calcanhar;
  • Fazer exercícios físicos indicados para fortalecer essa área;
  • Evitar ficar muito tempo de pé;
  • Fazer escalda-pés no final do dia se estiver com dor.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM-SP: 158074 / RQE: 65523 - 65524 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB. Doutorando em Ciências pela USP. Pesquisador e Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do HC-FMUSP. Diretor de Marketing do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Integrante da Câmara Técnica de Acupuntura do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). Secretário do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED). Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual (SBRET). Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Dor da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Conselho Revisor - Medicina Física e Reabilitação da Journal of the Brazilian Medical Association (AMB).  

22 Comentários

Deixe o seu comentário.
  • Informações valiosas, gostei muito.
    Já vou seguir as orientações.

  • Parabéns Dr Hong Jin!!!
    Excelentes dicas.

  • Bom dia
    Tenho estado a ler o artigo sobre a dor no calcanhar, grata pelas dicas prestadas.
    Fico esclarecida, e vou recorrer a uma consulta médica ortopedista.
    A dor que sinto é sempre no fundo ou às vezes na lateral do calcanhar esquerdo ou às vezes no direito.
    Quanto me aconteceu a primeira vez, fui ao hospital, por não conseguir colocar o pé no chão com tanta dor, inclusivé fiquei sem força.
    Depois de um RX, o médico disse-me que nada tinha. Só que já me aconteceu mais umas quantas vezes. Hoje por exemplo estou com essa dor, não consigo andar e como indica vou fazer um escalda pés com sal, para ver se consigo atenuar a dor e poder andar.

    Grata pela informação prestada

  • Ola gostei da materia bem esclarecedora. Minha esposa sente muitas dores na sola do pé esquerdo.

  • Gostei muito da explicação que é bem detalhada. Eu venho a sentindo uma dor terrível nós dois calcanhares , venho tendo dificuldades para caminhar. Não sei se isso tem a ver com meu peso que desde minhas cirurgias renais eu adquiri um pouco de peso. Mas vou seguir suas instruções. Grata Dr Marcus.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Send this to a friend