AVISO: A partir de 13/07, estamos atendendo na Rua Saint Hilaire 96 (a 5 minutos da clínica antiga), de segunda a sábado. Maiores informações, entrar em contato via WhatsApp

Minha cefaléia (enxaqueca) é Hormonal?

Todos nós sabemos o quão mau uma cefaleia (dor de cabeça) pode fazer você se sentir. Como se o inchaço e o mal humor não fossem suficiente, a síndrome pré-menstrual muitas vezes traz dores de cabeça também. Cerca de 50% das mulheres com enxaquecas descobrem que o ciclo menstrual afeta a frequência e a intensidade das dores e algumas apenas sentem enxaqueca durante o período menstrual.

As enxaquecas podem piorar ou melhorar depois da menopausa. No entanto, muitas mulheres que sofrem com enxaquecas se sentem melhor depois de alguns anos após a paralização do ciclo. O nível de hormônios sobe e desce por cerca de três quatro anos depois da última menstruação, então as enxaquecas costumam piorar neste período. Estranhamente, a reposição hormonal também pode ajudar a combater as enxaquecas em algumas mulheres, mas torna a condição pior em outras. Mudar para um tipo diferente de reposição ou mudar para adesivos hormonais pode ajudar.

prevencao de cefaleias e enxaquecas

Auto-cuidados dependem em parte do tipo de dor de cabeça que você tem, mas fazer refeições regulares, dormir o suficiente e tentar manter os níveis de stress baixos ajudam a maior parte das pessoas que sofrem de cefaléias. Algumas pessoas são sensíveis a cafeína – tente cortar chá e café por algumas semanas e monitore suas dores de cabeça.

Faça exames regulares de visão – a tensão no olho pode causar dores de cabeça. Pode ser difícil reduzir o stress, mas com tentativas e erros você pode descobrir o que funciona para você, seja yoga, meditação ou hipnoterapia.

Enxaquecas e pílulas contraceptivas

luz cefaleia gatilho

Tomar pílula anticoncepcional aumenta minimamente o risco de um derrame. Para a maioria das mulheres esse risco é muito pequeno, mas a enxaqueca eleva esse risco um pouco.

Se você tiver enxaqueca com ‘aura’ (alterações temporárias na visão, dormência etc) antes de sua dor de cabeça começar você não deve tomar a pílula e sim usar um adesivo contraceptivo.

Se você tiver qualquer tipo de enxaqueca você será aconselhada a parar com a pílula aos 35 anos.

Dores de cabeças tensionais – Todos já tivemos

cefaleia tensional

Quase todo mundo tem dores de cabeça e as mais comuns são as dores de cabeça do tipo ‘tensional’. Mais de dois em cada três adultos tiveram pelo menos uma no último ano.

Elas muitas vezes parecem como se tivesse uma faixa em volta de sua testa; raramente vão prejudicar suas atividades diárias e você não se sentirá doente, embora possa ficar um pouco sensível à luz ou som.

Para dores de cabeça ocasionais, anti-inflamatórios, como o ibuprofeno indicados pelo seu farmacêutico são muito eficazes e seguros, a menos que seu médico tenha dito o contrário.

10 dicas simples para prevenir dores no pescoço (torcicolo)

Cervicalgia (dor no pescoço: Quando você deve se preocupar?

Cefaléias por uso excessivo de medicação (abuso de analgésicos)

remedios para controle de dor e depressao

O Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Assistência (NICE, na sigla em inglês) estima que um milhão de britânicos poderiam ter dores de cabeça frequentes, na verdade, causados pela ingestão em excesso de analgésicos (cefaleia por abuso de analgésicos).

A codeína é o maior culpado, mas mesmo o paracetamol e anti-inflamatórios tomados três vezes por semana durante três meses podem desencadear um ciclo de dores de cabeça rebote, que faz com que você tome cada vez mais remédios. Fale com o seu médico se acredita que esse pode ser seu caso.

Cuidado com seus músculos (cefaléia tensional)

text neck

A maioria das dores de cabeça tensionais estão relacionadas com a tensão no músculo, o que pode deixar outras dores de cabeça ainda piores.

Esse é um dos motivos pelos quais comprimidos anti inflamatórios como o ibuprofeno são tão efetivos. Mas melhorar sua postura ajuda a evitar a dor de cabeça.

Dores de cabeça – Quando eu deveria me preocupar

enxaqueca menstrual como fazer pra se prevenir

Claro que suas dores de cabeça podem estar relacionadas com alguma causa séria- Mas não esqueça, a vasta maioria não está! No entanto, você deverá consultor um médico:

Imediatamente se:

Você tem uma dor de cabeça ‘em choques’, que vem muito subitamente, atinge um pico em menos de 5 minutos, é a pior ou diferente que qualquer dor de cabeça que você já teve

Você tem rigidez de nuca, está extremamente sensível à luz e / ou tem uma erupção que não desaparece quando você pressiona um copo contra isso

Você também está com um olho vermelho muito dolorido ou fraqueza em alguma parte do corpo, fala enrolada, sonolência.

Você sofreu uma lesão na cabeça recentemente

Logo se:

Você tem mais de 50 anos e está com uma dor em um lado da cabeça que você nunca teve antes.

Sua dor de cabeça o acorda ou é pior quando você se deita, tosse ou tem que se esforçar quando vai ao banheiro

Analgésicos simples não resolvem a sua dor.

3 Comentários

Deixe o seu comentário.
  • Tenho dores de cabeça constantemente, os analgésicos ja nao fazem efeito, nao tem hora do dia e nem da noite, ela nao para. Ja fui nos melhores neurologistas e nao descobriram a causa, me falaram pra tomar analgésico sempre que começar doer, mas ja nao para mais de doer

  • Tenho dores diárias. Principalmente depois que comecei usar hormônios bioidenticos p/ menopausa, os analgésicos melhoras só por algumas horas, já tirei glúten lactose açúcar café até deu uma melhorada mas não para, os hormônios eu as vezes não uso dois três dias mas não passa , será que vou ter que deixar de usar hormônios?me fazem bem os hormônios, apesar dos meus fogachos não melhoraram sem por cento mas melhorou muito, tenho hipotireoidismo estou com as taxas boas , já não sei mas o que fazer, quanto tempo tenho que ficar sem os hormônios p/ saber se é eles que me trazem a enxaqueca?

  • Ilzamar Monteiro Ferreira

    Estou sentindo muita dor na cabeça parece q vai estourar em volta da cabeça as vezes a noite outras vezes depois do almoço,já tomei vários analgésico e nada um remédio por nome de cefaliv e outros e nada,resolva o meu problema pó favor

Deixe o seu comentário

Send this to a friend