CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Dormência no braço pode ser sintoma de um problema na coluna

Você sabia? Dormência no braço pode ser sintoma de um problema na coluna. Diversos distúrbios cervicais afetam os membros superiores causando não apenas dormência, mas também formigamento e pontadas. 

Diante de sintomas como esses, é muito importante procurar ajuda médica. São diversas as causas possíveis e elas devem ser diagnosticada para poder ser orientado o tratamento adequado

Ao longo deste artigo você conhecerá as principais condições que afetam a coluna e podem causar dormência no braço.

O que é a dormência?

dormência no braço

A dormência é um sintoma comum, que nem sempre está relacionado a problemas mais sérios, ou seja, em muitos casos não é necessário tratamento. 

Se trata da perda de sensibilidade em uma parte do corpo, essa perda pode ser parcial ou completa. Por causa dela, não é possível: 

  • Sentir um toque leve
  • Sentir dor
  • Distinguir calor do frio
  • Sentir vibração
  • Saber a posição da parte dormente do corpo

 

Muitas vezes o sintoma vem acompanhado por sensação de formigamento e picadas, fraqueza e dificuldade para mover a parte do corpo afetada.

Causas para dormência no braço relacionada á coluna

Lesão ou Pressão nos Nervos

Quando, por algum motivo, os nervos das costas que irradiam para os braços são pressionados, pode haver dormência no braço. 

Geralmente, essa compressão se dá pela presença de tumores, osteoartrose da coluna, infecção, ou até mesmo por ficar parado na mesma posição por muito tempo.

 

Hérnia de Disco Cervical

A hérnica de disco é uma das situações que pode gerar compressão de nervos na região da coluna. A condição é marcada pelo rompimento do disco cervical, que leva a formação de uma hérnia que acaba por exercer pressão sobre os nervos próximos. 

Além da dormência no braço, os sintomas de uma hérnia de disco cervical incluem dor radicular, formigamento e fraqueza no ombro, braço e mão. Quando a área inferior da coluna cervical é afetada, há ainda dor na escápula com dormência que tende a se estender até a mão. 

 

Estenose Foraminal

A estenose foraminal nada mais é do que o estreitamento do forame intervertebral, abertura formada pela articulação de duas incisuras vertebrais. Com isso, a raiz nervosa que atravessa o canal acaba ficando comprimida, como se a estrutura beliscasse a raiz do nervo. 

Diversas são as possíveis causas para essa alteração, entre elas processos degenerativos da coluna vertebral e esporões ósseos se destacam. 

Geralmente a dormência no braço aparece quando uma raiz nervosa da coluna cervical inferior é inflamada, o que leva a sintomas similares ao da hérnia de disco cervical: dor, formigamento e fraqueza no ombro, braço e mão.

 

Traumas no Pescoço ou no Ombro

Traumas que afetam a região do pescoço e do ombro, como ocorre em colisões ou quedas esportivas, podem afetar o plexo braquial, o grupo de nervos que atravessa o ombro e o braço. 

Nesses casos, o plexo fica sobrecarregado, o que produz uma série de consequências: queimação que começa no pescoço ou no ombro e desce pelo braço, dormência e fraqueza nos membros superiores. 

 

Neurite Braquial

O plexo braquial é composto por nervos que conduzem sinais da medula espinhal, localizada no canal da coluna vertebral para os membros superiores. 

Neurite braquial ou síndrome de Parsonage-Turner, é o nome da condição marcada pela inflamação de pelo menos uma parte dessa estrutura de nervos. 

Geralmente, o problema é causado por alongamento, pressão ou corte, na maioria dos casos ocorre quando a cabeça e o pescoço são forçados para longe do ombro, o que acontece em acidentes automobilísticos, por exemplo. 

Seus sintomas têm origem repentina, e incluem dormência no braço, fraqueza e dor, que podem afetar também as costas, o pescoço, o ombro e as mãos. 

 

Estresse

Você já deve ter ouvido falar que o estresse afeta todo o corpo e em excesso pode causar alguns sintomas físicos. Além dele, a ansiedade e outras condições psicológicas também podem causar desconfortos. 

O quadro pode ser similar aos descritos anteriormente, ou seja, dor e dormência no braço, no pescoço, nos ombros e nas costas. 

Quando o problema vem acompanhado por fraqueza, é essencial procurar ajuda de um médico para que ele investigue possíveis distúrbios na coluna. 

 

Na verdade, todo caso vale uma visita ao médico, afinal, sua saúde não pode ser negligenciada. 

Quando devo procurar um médico por causa de dormência?

dormência no braço

Como pudemos ver até aqui, são diversas as condições relacionadas à coluna que podem causar dormência no braço. Embora nem todas as causas sejam complexas e emergenciais, é necessário estar atento aos sinais de gravidade. 

Veja quais são os sinais de alerta quando o assunto é dormência no braço: 

  • A dormência começou repentinamente
  • Você também sente fraqueza em uma parte do corpo que surgiu rapidamente
  • O sintoma se estendeu rapidamente para cima ou para baixo, envolvendo mais e mais partes do corpo
  • Uma perna ou um braço inteiro está dormente
  • Você está com dificuldades para se mover, falar ou enxergar 
  • Os membros inferiores e a área genital foram afetados e há incontinência
  • A dormência está localizada nos dois lados do corpo abaixo de um ponto específico

 

Todos esses sintomas são indícios de que algo mais sério pode estar acontecendo, por isso, ligue para o médico e procure atendimento com urgência.

O profissional irá avaliar o seu caso e seus sintomas, identificar a causa do quadro e orientar o tratamento adequado.

Tratamento e prevenção de dormência nos braços

Apenas depois do diagnóstico da causa da dormência no braço o médico poderá determinar qual o método de intervenção ideal para o paciente. Normalmente são indicadas medicações e fisioterapia.

Medicamentos antidepressivos ou anticonvulsivantes podem ser indicados no tratamento sintomático de dormência nos braços

Caso não haja uma boa resposta ao tratamento conservador ao longo de 12 semanas, podem ser necessárias infiltrações ou a cirurgia. 

Quanto a prevenção, o caminho é resguardar a saúde da coluna. Para isso, mantenha-se sempre em forma, pratique atividade física regularmente, alongue-se sempre antes do exercício, alimente-se bem, tenha cuidado com a sua postura e faça check-ups médicos da maneira correta. 

Essas dicas te ajudarão a evitar não apenas os problemas descritos ao longo deste artigo, como a manter a sua saúde sempre em dia.

clinica dr hong jin pai al jau 687

AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP

TRATAMENTO DE DOR FISIOTERAPIA CLINICA HONG JIN PAI

Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP

Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.

O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.

Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.

Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.

As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.

CONSULTA
1
Somos um centro de excelência no tratamento da dor crônica e entendemos como a dor contínua pode afetar todos os aspectos da sua vida.
DIAGNÓSTICO
2
Nós entendemos sua dor e sabemos que uma intervenção bem-sucedida começa com uma avaliação completa e um diagnóstico preciso.
PLANO DE TRATAMENTO
3
Nossa equipe de especialistas pode fornecer uma ampla gama de tratamentos e terapias para ajudá-lo a voltar a viver com qualidade.
RECEPCAO CLINICA HONG JIN PAI
  • 01.Tratamento conservador de dor

    Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica.
  • 02.Excelência em um só lugar

    A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor.
  • 03.Tratamento individualizado

    Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Como é o tratamento inicial?
Em nossa clínica, focamos em tratamentos não cirúrgicos. Para a maioria dos casos, iniciamos um tratamento minimamente invasivo com acupuntura médica + fisioterapia. A duração do tratamento, para dores crônicas, pode ser de pelo menos 1 a 3 meses. Assim como outros tratamentos conservadores (como terapias e exercícios), o sucesso no tratamento depende não apenas da equipe médica, mas também da persistência do paciente em seguir a frequência e o tratamento adequado. Em alguns casos, podemos realizar outros tratamentos para dor, como ondas de choque, toxina botulínica e infiltrações.
Vocês atendem convênio?

Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.

O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.

Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.

O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).

Quais são as terapias físicas para o tratamento da dor crônica?
Estudos mostram que a fisioterapia e exercícios pode atrasar ou mesmo evitar a necessidade de cirurgia. Em alguns casos, pode aliviar a causa raiz da dor de longo prazo, portanto, medicamentos ou cirurgias não são mais necessários. Na Clínica Dr. Hong Jin Pai, oferecemos uma ampla gama de terapias físicas para tratar a dor de longo prazo e diminuir a necessidade de medicação ou cirurgia.
Quais tratamentos para dor são oferecidos?
Oferecemos uma variedade das melhores e mais confiáveis tratamentos não cirúrgicos, desde acupuntura e fisioterapia em um estágio inicial, assim como procedimentos como dry needling, infiltração de pontos gatilhos, toxina botulínica para dor, tratamento por ondas de choque e bloqueios anestésicos. Somos inovadores em nossa abordagem ao tratamento da dor. Entendemos o efeito que a dor crônica pode ter em todos os aspectos da sua vida e adaptamos nossos pacotes de tratamento para atender você. Como parte do seu pacote multidisciplinar de controle da dor, combinaremos os melhores tratamentos terapêuticos e direcionados para fornecer o equilíbrio certo para você.

Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.

Al. Jaú 687 – São Paulo – SP

Atendimento de segunda a sábado.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM-SP: 158074 / RQE: 65523 - 65524 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB. Doutorado em Ciências pela USP. Pesquisador e Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do HC-FMUSP. Diretor de Marketing do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Integrante da Câmara Técnica de Acupuntura do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). Secretário do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED). Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual (SBRET). Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Dor da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Conselho Revisor - Medicina Física e Reabilitação da Journal of the Brazilian Medical Association (AMB).  

8 Comentários

Deixe o seu comentário.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.