AVISO - COVID-19: Estamos com atendimento segunda/terça/quinta/sexta. Maiores informações, entrar em contato via WhatsApp

A acupuntura só utiliza agulhas?

A acupuntura só utiliza agulhas?

A agulha de acupuntura é um dos instrumentos desenvolvidos pela MTC. Como recurso terapêutico, em determinados casos, pode ser associada a outros métodos:

Eletroacupuntura

Utilização da eletricidade para estimular os pontos da acupuntura. É indicada para tratar tensão muscular intensa, dor crônica ou para anestesia (hipoalgia). Em geral são utilizados dois tipos de estímulos alternados, de freqüência de 2 Hz e 100 Hz. O primeiro exerce efeito analgésico prolongado e cumulativo, e o segundo, efeito analgésico rápido e de curta duração. O aparelho TENS, usado em fisioterapia, é derivado do aparelho de eletroacupuntura, entretanto o efeito do segundo é melhor.

Acupuntura a laser

Sua utilização é contraditória. A eficácia da acupuntura depende da intensidade de estímulos nas terminações nervosas. O raio laser apresenta pequeno efeito terapêutico, pois sua penetração é menor e o estímulo é fraco. Assim fica reservado para ser usado em crianças menores, em alguns casos de dor nas mãos ou nos pés e em indivíduos com pavor de agulhas.

Ventosa

recipiente de vidro ou plástico semelhante a um copo, no interior do qual é produzido vácuo para prendê-lo à superfície do corpo. Exerce efeito relaxante muscular e analgésico.

Moxibustão

mecha de fibras secas de artemísia, também em forma de bastão, que, ao queimar-se, aquece os pontos de acupuntura. É aplicada em pacientes com doenças crônicas ou enfraquecidos.

 

Estas três últimas modalidades da acupuntura podem ser aplicadas sem a necessidade de agulha.

Deixe o seu comentário

Send this to a friend