AVISO - COVID-19: Estamos com atendimento segunda/terça/quinta/sexta/sábado. Maiores informações, entrar em contato via WhatsApp

Dor no quadril: causas e tratamentos

A articulação do quadril é projetada para suportar movimentos repetidos e uma boa quantidade de desgaste e rompimentos. Esta articulação bola-e-soquete – a maior do corpo – se encaixa de uma maneira que permite um movimento fluido.

Dor no quadril: causas e tratamentos

Sempre que você usar o quadril (por exemplo, por ir para uma corrida), uma almofada de cartilagem ajuda a evitar atrito com o osso do quadril que se move em seu soquete.

Apesar da durabilidade, as articulações do quadril não são indestrutíveis. Com a idade e uso, a cartilagem pode se desgastar ou ficar danificada. Músculos e tendões no quadril podem ser usados em demasia.

O próprio osso do quadril pode ser fraturado durante uma queda ou outras lesões. Qualquer destas condições pode levar a dor no quadril.

Se os seus quadris estão doloridos, aqui está um resumo do que pode estar causando o desconforto e como obter alívio para a dor no quadril.

Mitos e verdades sobre as Lombalgias

Hérnia de disco: O que é? Causas, sintomas e tratamentos

Sintomas da dor no quadril

dor miofascial quadril e gluteos

Dor musculo-esquelética (dor miofascial) que pode simular o padrão de dor da bursite trocantérica.

Dependendo da condição que está causando sua dor no quadril, Você pode sentir um desconforto:

  • . Na coxa
  • . No interior da articulação do quadril
  • . Na virilha
  • . No exterior da articulação do quadril
  • . Nas nádegas

Às vezes, a dor pode vir de outras áreas do corpo, tais como costas ou virilha (a partir de uma hérnia), e pode irradiar para o quadril.

Você pode notar que a sua dor piora com a atividade, especialmente se é causada pela artrite. Junto com a dor, você pode ter alcance reduzido de movimento. Algumas pessoas podem começar a coxear por causa da dor persistente no quadril.

Alivio para dores no quadril

exercicio fisioterapia para alivio da bursite trocanterica

Fisioterapia para reabilitação da bursite trocantérica

Se a sua dor no quadril é causada por uma tensão no músculo ou tendão, osteoartrite ou tendinite, geralmente você pode aliviá-la com remédios que não necessitam de receita, tais como Tylenol ou algum medicamento anti-inflamatório não esteróide como o ibuprofeno .

O tratamento para Artrite reumatoide também incluí a prescrição de remédios anti-inflamatórios como corticosteróides ou drogas anti-reumáticas modificadoras da doença , como metotrexato e sulfassalazina.

Outra maneira de aliviar a dor no quadril é colocar gelo na área por cerca de 15 minutos algumas vezes por dia. Tente descansar a articulação afetada, tanto quanto possível até se sentir melhor.

Se você tem artrite, a movimentação da articulação do quadril com exercícios de baixo impacto, alongamento e treinamento de resistência podem reduzir a dor e melhorar a mobilidade articular. Por exemplo, a natação é um bom exercício sem impacto para a artrite. A fisioterapia também pode ajudar a aumentar a sua amplitude de movimento

Quando a osteoartrite torna-se tão grave que a dor é intensa ou a articulação do quadril se deforma, uma substituição da anca total (artroplastia) pode ser uma consideração. As pessoas que fraturam o quadril, por vezes, precisam de cirurgia para corrigir a fratura ou substituir por quadril protético.

Outras patologias comuns que podem resultar em dor no quadril, incluem a Síndrome do piriforme e a bursite trocantérica.

Na síndrome do piriforme, a compressão do nervo ciático pela hipertrofia do músculo piriforme (pequeno músculo que fica próximo da região dos glúteos), pode gerar importante dor lombar e incapacidade. O tratamento geralmente consiste de medicamentos, infiltrações ou agulhamento a seco, e reabilitação motora com fisioterapia.

Já a bursite trocantérica consiste na inflamação e aumento de volume (edema) da bursa trocantérica, que fica próxima a cabeça do fêmur. Muitas vezes ela pode surgir após esforços repetitivos em atletas, e o tratamento é geralmente semelhante a da síndrome do piriforme.

Ligue para o seu médico se a sua dor não desaparecer, se você notar inchaço, vermelhidão ou calor ao redor da articulação. Ligue também caso você tenha dor no quadril a noite ou quando estiver descansando.

Aprenda mais sobre a Síndrome do Piriforme, causa comum de dor lombar e nas pernas.

Dor ciática ou ciatalgia. Aprenda mais sobre essa condição comum.

Quando procurar ajuda médica?

Procure ajuda médica imediatamente se:

  • A dor no quadril veio de repente.
  • Uma queda ou outra lesão provocou a dor no quadril.
  • Se sua articulação parecer deformada ou está sangrando.
  • Você ouviu um estalo na articulação quando se machucou.
  • A dor é intensa.
  • Você não consegue colocar qualquer peso sobre o seu quadril.
  • Você não pode mover sua perna ou quadril.

6 causas comuns de dor ciática ou dores lombares.

5 Comentários

Deixe o seu comentário.
  • Muito bom! Poderia tb incluí exercícios de fisioterapia!….

  • Airton Alves de Oliveira

    Muito boas as dicas pois me encaixo exatamente como um pessoa que tem um grave problema de quadril e estou tomando um cálcio para os ossos passado pelo médico. Será que tenho alguma esperança de não ser preciso fazer cirurgia ?

  • Renato Marques da Silva

    Há uns seis meses sinto uma dor intensa do quadril esquerdo até os pés, já fiz vários exames onde está relacionado artrite reumatoide, desgaste de vértebras, etc Remédios já tomei vários ,fisioterapia não ajudaram, passo de repouso mas mesmo assim continuo com dor intensas. Gostaria de fazer uma avaliação com o senhor .?minha idade 73 anos

  • Oi boa noite minha mãe tem 73 anos já teve infarto ela é gordinha foi descer do carro e deu uma câimbra daí no outro dia começou a sentir dor na coxa na virilha não sei mas o que fazer ela senti muita dor não não consegue nem sentar so fica deitada me ajuda

  • Uelinton de jesus Menezes

    Eu estava indo de moto com um passageiro aí então a moto parou de vez apoiei a perna no chão pra não cair aí deu uma torcida na perna e eu sentir a dor na mesma da Hora será que fraturou

Deixe o seu comentário

Send this to a friend