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A importância do sono

insonia

Falta de sono pode fazer você  ganhar peso. Você acredita nisto ou acha que é mito? Você deve estar se perguntando, afinal, o que o sono tem a ver com a gordura corporal?

A resposta é: Tem tudo a ver! Quer saber por quê?

Uma noite mal dormida é um dos fatores que podem causar o ganho de peso. Esta afirmação, já está comprovada pela Ciência da Nutrição. Diversos estudos e  pesquisas estão de acordo com esta afirmação. Sendo assim, não restam mais dúvidas quanto a questão, pois conclui-se que sono restrito ou ausência de sono mandam o emagrecimento para o espaço.

Falta de sono é igual a ganho  de peso. Como e por que isso acontece?

sono e ganho de peso

Quando dormimos, nosso organismo não para. Enquanto estamos descansando nosso corpo continua em seu eterno trabalho de nos fazer sobreviver bem e melhor. Portanto, durante nosso sono muita coisa acontece, inclusive a liberação de hormônios muito importantes para nossa saúde e bem-estar.

O Hormônio Leptina

Entre estes hormônios, está um, considerado o principal responsável pela  regulação  da saciedade. Trata-se da Leptina – Hormônio produzido durante o sono, principalmente nas primeiras horas da manhã, na 2ª fase do sono, antes da fase REM.

A Leptina é um hormônio proteico, ou seja ela é uma proteína. É produzida nas células adiposas. Ela reduz a fome e está relacionada com o gasto energético de nosso organismo.É conhecida como hormônio da saciedade.Ela também influencia o metabolismo da glicose e se relaciona com o gasto energético.

Neste caso, altos níveis de Leptina  diminuem a ingestão alimentar. Baixos níveis dela ,levam a pessoa a comer em excesso. Além disso, quando a leptina está em baixa, outro hormônio ganha força. Ele é a grelina.

O hormônio Grelina

A grelina é o oposto da leptina. Quando dormimos mal, a leptina não é perfeitamente liberada e então, a produção de  grelina é aumentada.Este hormônio é  responsável por desencadear o apetite . Por isto é chamado de hormônio da fome.

Ele é produzido no estômago e  avisa o cérebro quando estamos com fome. É ele que nos induz a comer.

GH – Hormônio do Crescimento –  produzido durante o Sono

Outro hormônio importante que é produzido durante o sono é o GH ( Growth Hormone). Ele é produzido pela glândula Hipófise,  no decorrer das primeiras fases de sono .Assim que entramos em sono profundo ele é liberado.

Ele é chamado de  hormônio do crescimento. Apesar deste nome levar a pensar que ele somente ajuda crescer, não é bem assim. Sua atuação vai mais além do que possibilitar o crescimento em altura.

O GH é também importante para impedir o armazenamento de gordura, atua como auxiliar na prevenção da osteoporose, otimiza o desempenho físico, mantém o tônus muscular, auxiliando na definição e crescimento dos músculos.

Outro Hormônio vindo do sono – O cortisol

O cortisol também é liberado quando dormimos. Ele é produzido nas glândulas suprarenais. Quando não dormimos o suficiente ele é liberado em excesso em nosso organismo.

Ele é conhecido como o Hormônio do estresse. Sua liberação exagerada só nos traz prejuízo. Provoca armazenamento de gordura abdominal, provocando o surgimento da gordura na barriga.

A conclusão é que uma boa noite de sono é preciso, para que os hormônios fiquem regulados e não sofram alteração.

O desequilíbrio hormonal  nos faz engordar.

A falta de sono e o impacto causado no cérebro

cerebro e dor

Cérebro e dor

Não são apenas os hormônios que são afetados pela falta de dormir. Quem dorme menos de 7 horas por noite, submete o cérebro a um impacto que muda a regulação da ingestão alimentar e modifica o  estímulo para comer.

Isto significa que quando dormimos pouco e mal, em uma parte de nosso cérebro é intensificada a vontade de comer comidas gordurosas. Ao mesmo tempo que isto acontece, fica reduzida nossa capacidade de rejeitar estes alimentos tão calóricos.

Além de tudo que já foi dito acima, ainda precisamos considerar outras evidências , citadas pelos Nutricionistas. Já foi comprovado por estudos e pesquisas que a ausência de horas normais de sono, desacelera nossa taxa metabólica.

Também  nos induz a comer mais, ficamos mais inativos, e nosso corpo reduz a queima calórica. Basta perder uma noite de sono para que nosso gasto energético caia, logo na manhã seguinte.

Por todos estes motivos é que quem deseja emagrecer precisa dormir muito bem. Pelo menos 7 horas de sono são necessárias, para um bom funcionamento hormonal e neurológico.

Insônia? Dicas simples para um sono melhor.

As Fases do Sono

importancia do sono

O sono é composto por 4 fases. Veja o que acontece de importante enquanto dormimos

Fases O que acontece no corpo
1ª- 2ª – 3ª●      Liberação de melatonina

●      Liberação de HG- Hormônio do crescimento

●      Liberação de Leptina

●      Começa a liberação de cortisol

●      Aumenta a massa muscular

●      Regeneração de tecidos

●      Economia de energia

Rem●      Consolidação do que foi aprendido durante o dia.

●      Fixação  e  consolidação da memória.

Acupuntura no tratamento de insônia e distúrbios do sono.

Dormir bem para emagrecer e ter saúde

falta de sono e ganho de peso

Muita gente tem dificuldades para dormir. Alguns  acordam várias vezes no meio da noite. Outros têm dificuldades para pegarem no sono. Ainda há os que não dormem bem por algum distúrbio do sono. Mas, muitos não dormem bem porque não preparam o ambiente adequadamente, de forma a favorecer o sono.

Veja algumas dicas para tornar seu sono ideal e  auxiliar a pesa de peso.

Para dormir bem busque um ambiente tranquilo, com pouca ou nenhuma luz.

Procure se organizar para ir para a cama todos os dias à mesma hora.

Não coma em excesso se estiver próxima a hora de deitar-se.

Não ingira muito líquido pouco antes de dormir. Isto provoca aumento de micção e prováveis interrupções no decorrer da noite. Isto é péssimo para um bom sono.

Evite bebidas alcoólicas pelo menos por 4 horas antes de deitar.

Se for tomar café, faça-o, deixando um intervalo de pelo menos 6 horas antes de

No caso de treinar á noite , pare de se exercitar, pelo menos 3 horas antes de dormir.

Falta de sono faz você ganhar peso. Sabendo disso, é claro que agora você vai procurar dormir mais e melhor. Não é?  Você dorme bem ou tem dificuldades para pegar no sono? Conte para nós sobre você e seu sono.


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