AVISO: NOVO LOCAL DE ATENDIMENTO - Rua Saint Hilaire 96 (a 5 minutos da clínica antiga), de segunda a sábado. Maiores informações, entrar em contato via WhatsApp

Acupuntura na Pediatria – Posso fazer acupuntura em crianças e bebês?

A acupuntura tem vantagens surpreendentes para crianças com problemas de saúde. Um dos maiores? Ausência de efeitos colaterais, pois muitas crianças são sensíveis a medicamentos e a acupuntura não tem os efeitos colaterais da medicação.

A acupuntura para crianças e bebês pode ser um tratamento eficaz para muitas condições comuns da infância. Cada vez mais pais estão procurando a acupuntura como um método eficiente e necessário para restaurar e manter a saúde geral de seus filhos.

Cada tratamento é único e adaptado à idade da criança, condição atual e conforto com o tratamento. Em nossa prática clínica, tratamos desde recém-nascidos, bem como crianças pré-escolares, crianças de idade elementar, pré-adolescentes e adolescentes.

Para bebês e crianças pequenas, não utilizamos agulhas, mas sim técnicas de acupuntura sem agulha (como laser e ventosaterapia). Normalmente, aos 7 ou 8 anos, as crianças toleram bem as agulhas. Sempre trabalhamos com a criança para encontrar a melhor forma de tratamento para eles.

 

O que é acupuntura?

A acupuntura refere-se à inserção de agulhas minúsculas e finas na pele em pontos estratégicos para aliviar a dor e tratar muitas doenças.

 

Posso fazer na minha criança?

acupuntura em bebes e criancas

Acupuntura para crianças é indolor, já que as agulhas usadas são muito finas, sendo do tamanho de um fio de cabelo.

Para crianças pequenas é usada uma técnica de agulhamento rápido, onde a agulha é inserida e imediatamente removida. Os bebês e as crianças não precisam ficar parados por mais de alguns segundos de cada vez.

Quando se trata de tratar doenças potenciais ao longo da vida, é importante tratá-las cedo, tornando-as mais gerenciáveis ​​e reduzindo o risco de levar a problemas maiores, dando ao seu filho uma oportunidade maior de se tornar um adulto saudável. O tratamento preventivo pode ser administrado uma vez por mês para garantir uma função imunológica adequada e evitar que qualquer doença persistente se transforme em problemas crônicos.

A acupuntura é uma terapia complementar, não substitui a medicina convencional. Não pode tratar tudo. Se você tem asma, você ainda precisa de sua medicação para asma. Para mais casos pode ser um ótimo complemento ao tratamento médico convencional, para reduzir os efeitos colaterais farmacêuticos e acelerar a recuperação.

 

Indicações da Acupuntura em crianças e bebês

A acupuntura é usada para tratar uma variedade de doenças, incluindo transtorno de hiperatividade e déficit de atenção, dores de cabeça, otite média, artrite, dor nas costas, asma, rinite alérgica, febre, dores de estômago, constipação e diarréia, enurese noturna, depressão e ansiedade.

O número de sessões necessárias varia dependendo do transtorno. Para uma condição temporária como diarréia ou febre, apenas um ou dois tratamentos podem ser necessários. Outros problemas como um transtorno alimentar ou depressão podem exigir 10 sessões ou mais.

 

Aqui estão várias coisas que encontramos na nossa clínica com os pequeninos mais frequentemente.

Ansiedade: A ansiedade é uma coisa esquiva e difícil de administrar. Ele vem de muitas fontes, algumas que reconhecemos e outras que não reconhecemos. Muitas vezes, conversar com nossos filhos e tentar “explicá-lo” ou “raciocinar” não ajuda, e estamos presos sentindo-nos desamparados para melhor ajudar e orientar nossos filhos. A acupuntura para crianças e jovens adultos pode ser muito eficaz para ajudar a reduzir e resolver a ansiedade. Acupuntura se destaca nisso por causa da personalização que ocorre com a obtenção da causa raiz. Ferramentas de estilo de vida ou mudanças e podem ser discutidas em um plano de tratamento para a ansiedade também.

 

Dor de estômago: problemas gastrointestinais e problemas estão aumentando agora. Muitas vezes os exames diagnósticos saem normais, mas a criança continua se queixando de sintomas! A acupuntura poderia ajudar na dor de estômago, problemas digestivos e problemas gastrointestinais, como constipação, diarréia, dor abdominal baixa e cólicas. Sim, muitas vezes falamos sobre as causas da dieta, mas com a acupuntura, temos muito mais ferramentas em nossa caixa de ferramentas do que simplesmente falar sobre a eliminação de coisas que parecem muito difíceis de fazer.

 

Alergias: seria difícil encontrar alguém em nosso círculo que não tivesse alergias. Quer se trate de nossos filhos ou parentes, as alergias ambientais parecem estar ao nosso redor. A acupuntura ajuda a  tratar as alergias ajudando tanto nos sintomas quanto na raiz do que os está causando. Muitas vezes eles tornam-se gerenciáveis ​​após apenas alguns tratamentos. Isso se torna uma mudança de vida para as pessoas !!

 

Enurese noturna: Molhar a cama é uma daquelas coisas que, muitas vezes, ninguém quer falar. Mas, à medida que as crianças crescem e o problema não desaparece, pode acabar limitando a confiança delas, além de fazer com que elas não queiram participar de atividades sociais. A medicina chinesa aborda o enurese em nível constitucional, bem como o apoio a intervenções que podem ser feitas por meio da terapia convencional.

 

Dores de cabeça: se você nunca teve dor de cabeça na vida, pode se considerar com sorte. Observar seu filho lidando com uma dor de cabeça é, no mínimo, muito difícil. Há vários estudos de acupuntura em crianças com enxaqueca crônica, e muitos mostram que a acupuntura pode ser eficaz e eficiente no auxílio do tratamento destas dores que muitas vezes atrapalham a rotina e o desenvolvolvimento da criança

 

Benefícios da Acupuntura

acupuntura laser bebes criancas

Em populações adultas, pesquisas sugerem efeitos benéficos para condições como fibromialgia, dispnéia, náusea e vômito, zumbido, reabilitação de acidente vascular cerebral, angina, sintomas da menopausa, dismenorréia, ansiedade e controle da dor

Um estudo sobre os efeitos da acupuntura em crianças foi conduzido no Hospital Infantil de Boston, afiliado a Harvard. O estudo  envolveu 243 crianças entre 6 meses e 18 anos de idade. Essas crianças haviam procurado tratamento com acupuntura para dores nas costas, dores de cabeça, dores de estômago e outras queixas crônicas, e apresentavam no geral boa resposta ao tratamento, com alívio das dores e sintomas.

As crianças e bebês não são apenas pequenos adultos. Elas têm seu próprio conjunto especial de necessidades, além de exigir que os cuidados sejam entregues de uma determinada maneira.

Uma médica pediatra especialista em acupuntura pode garantir que isso aconteça. Medicina chinesa em crianças e jovens adultos tem um lugar muito grande no atendimento preventivo, crônico e agudo. Pode ajudar a tratar problemas tanto na raiz do problema quanto nos sintomas resultantes disso.

Há muitas maneiras de alcançar saúde, felicidade e bem-estar. Adicionar acupuntura à rotina de sua família é uma maneira de fazer isso.

 

Ventosaterapia

A ventosaterapia é uma técnica não invasiva que utiliza pequenos copos de plástico ou vidro como dispositivos de sucção que são colocados sobre a pele.

Promove a circulação sanguínea nos músculos e pode ser deixado no local por apenas alguns minutos e até 5 minutos. Eles também podem ser movidos na pele para fornecer um tipo de massagem.

A ventosaterapia em bebês e crianças é frequentemente usada para tratar o aparecimento de um resfriado, problemas respiratórios, constipação, dor e tecido cicatricial e aderências. Muitas crianças pedem “bolinhas”, referindo-se às marcas claras e temporárias que às vezes são visíveis na pele após a escavação.

A colocação da ventosa pode ser combinada com a acupuntura ou servir como uma alternativa para crianças que ainda não estão prontas para aceitar as agulhas da acupuntura.

 


FAQ – Perguntas frequentes sobre acupuntura para bebês e crianças

 

Quantos anos meu filho precisa ter para receber a acupuntura?

Bebês com 3 semanas de idade podem ser submetidos à terapia com acupuntura.

 

O que acontece antes do tratamento com acupuntura?

O médico irá falar com você sobre o histórico de saúde do seu filho, incluindo medicamentos, dietas e hábitos diários.

O maior desafio da acupuntura pediátrica é abordar o medo das agulhas pelas crianças. Para lidar com esse problema, o médico pode passar até uma hora com os pacientes de primeira viagem e suas famílias para deixá-los completamente à vontade com o procedimento. Eles explicarão cuidadosamente o processo e poderão demonstrá-lo por conta própria ou no animal de brinquedo do seu filho.

 

O que acontece durante o tratamento com acupuntura?

Durante a sessão de acupuntura, o seu filho vai deitar-se numa maca acolchoada. O médico irá inserir agulhas de aço inoxidável estéreis e descartáveis ​​muito finas em pontos-chave no corpo do seu filho. Como as agulhas são sólidas, elas não doem tanto quanto agulhas hipodérmicas ocas normais.

A maioria das crianças sente apenas uma dor mínima ou uma sensação de formigamento quando as agulhas são inseridas, e algumas não sentem dor alguma.

Uma vez que as agulhas estão no lugar, nenhuma dor é sentida e a maioria das crianças começa a se sentir confortável e relaxada. Cada tratamento geralmente leva entre 30 e 60 minutos.

Caso a criança seja muito pequena ou fique assustada, há várias outras alternativas. Utilizamos com frequência acupuntura à laser (estímulo de laser em pontos chave) para crianças e bebês. A ventosaterapia também é uma opção para estas crianças.

 

Quantos tratamentos meu filho precisará?

A maioria dos pacientes tem sessões semanais de 4 a 6 semanas e depois retornam para acompanhamento mensal.

 


Conclusão

Send this to a friend