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Bursite Subacromial

A bursite subacromial possui sintomas similares a tendinite supraespinhal, sendo o principal dor ao levantar o ombro lateralmente em um ângulo maior de 60 graus. 

A bursa subacromial é um saco de fluídos localizado acima do tendão, que facilita o movimento. Pode ocorrer aprisionamento, o que acontece com frequência em esportes que o braço está, de forma constante, a nível ou acima do ombro. Descansar dessas atividades ajuda a parar a dor, e uma vez livre dela, é possível introduzir exercícios de reabilitação.

Sintomas

Os sintomas de bursite subacromial podem ser similares aos da inflamação supraespinhal ou lesão no ombro. Haverá dor e fraqueza no braço, em especial ao ser elevado, de lado, a uma altura maior que 60 graus. 

Dor também pode ser sentida quando se pressiona a parte interna do antebraço. Se o tendão estiver lesionado e não a bursa, é provável que haja mais dor quando o braço é erguido sob resistência.

O que é a bursa subacromial?

O músculo supraespinhal localiza-se ao longo da parte superior da escápula e se insere via tendão na parte superior do braço ou do úmero. Esse músculo é usado para levantar os braços de lado e é importante em esportes que envolvem lançamento de objetos, já que é o músculo que prende o braço ao ombro ao se soltar o objeto.

Há forças massivas envolvidas na desaceleração do braço, mas poucas pessoas se preocupam em treinar esses músculos, a maioria prefere concentrar-se mais em músculos que aceleram o braço em vez dos que desaceleram. Uma queda grave sobre o ombro também pode resultar em lesão do músculo supraespinhal.

Acima do tendão há uma bursa ou pequeno saco de fluídos que tem como propósito ajudar a lubrificar o tendão em movimento. Essa bursa pode ficar presa no ombro, o que resulta em dor e inflamação. 

O atleta terá mais riscos de ter esta lesão se abusar do ombro, em especial em esportes em que o braço é erguido acima ou a nível do ombro. Ou se o atleta já rompeu o tendão supraespinhal antes.

Tratamento

Tratamento

O que o atleta pode fazer?

Descansar até não apresentar mais dor. Descansar é importante já que a cada movimento o ombro sofre com dor e levará mais tempo para se recuperar devido ao aumento da inflamação e inchaço.

Se possível, de algum modo, continue com exercícios para mobilidade que não causem dor, para assim manter toda a mobilidade do ombro. Isso é importante para prevenir a perda de movimento no ombro, e por fim, a fraqueza muscular. Aplique terapia a frio para reduzir a dor e a inflamação. Uma bolsa ou toalha gelada pode ser aplicada de hora em hora por 10 minutos e depois ter a aplicação reduzida para 4 vezes ao dia, conforme necessário.

Veja um especialista ou médico do esporte que possa aconselhar você acerca do tratamento e reabilitação para a bursite subacromial.

O que o especialista ou médico do esporte pode fazer?

Um médico pode prescrever uma medicação anti-inflamatória como ibuprofeno. O remédio ajudará a reduzir a dor e a inflamação com certa velocidade. Contudo, sempre consulte um médico antes de tomar qualquer coisa. Não se deve tomar ibuprofeno se tiver asma.

O profissional pode prescrever um programa completo de reabilitação que inclua exercícios de mobilidade e fortalecimento. Se a bursite subacromial não responder ao tratamento conservador habitual de descanso e terapia a frio, então o médico pode aspirar a bursa, com a inserção de uma agulha, de modo a extrair o fluído extra ali. Um cirurgião pode operar um paciente com lesões persistentes de bursite subacromial.

A reabilitação para bursite subacromial baseada em redução da inflamação, contribui para a melhora da mobilidade e devolve a força.

Programa de Reabilitação

As diretrizes a seguir são de cunho informacional apenas. Recomendamos a procura de aconselhamento médico profissional antes de experimentar quaisquer métodos de reabilitação.

Objetivos da reabilitação

Os objetivos da reabilitação para bursite subacromial são a reduzir a dor e a inflamação, melhorar ou manter o nível de mobilidade, fortalecer o ombro com exercícios, e por fim, devolver ao atleta a sua total funcionalidade e forma física.

Antes de começar um programa de reabilitação para bursite subacromial é importante estar ciente que as chances de um atleta ter uma reincidência da lesão aumenta em qualquer um dos quadros a seguir:

  • Se possuem articulação instável do ombro, local em que há grande movimentação, e enfraquecimento da articulação devido à lesão ou lesões anteriores, ou deslocamento de ombro. Se não tiver certeza, veja um especialista em lesão esportiva. Falha em reconhecer esses quadros pode significar a reincidência da lesão.
  • Técnica pobre ou maus hábitos de treinamento. Abuso ou treino excessivo são tão causadores de lesão quanto técnica pobre. Se não tiver certeza de como treinar, procure um técnico.
  • Fraqueza dos músculos do manguito rotador. Exercícios de fortalecimento não devem ser negligenciados só porque a dor desapareceu.

Fase 1: Reduzir a dor e a inflamação.

  • Aplique terapia a frio ou gelo no ombro. Isso vai ajudar a reduzir a dor e a inflamação. Aplique gelo por até 15 minutos a cada hora, e reduza, de forma gradativa, a frequência das aplicações conforme o ombro melhorar.
  • Descanse o ombro. Não faça nada que cause dor. Toda vez que o atleta causar dor, pode estar tornando a lesão pior. Se necessário, use uma tipoia para restringir o movimento, porém, apenas por alguns dias.
  • AINEs ou medicamentos anti-inflamatórios (ex. ibuprofeno) podem ajudar nos estágios iniciais. Sempre fale com seu médico antes de tomar qualquer medicação.

Fase 2: Restabelecer amplitude de movimento e força

(em geral, de 5 a 7 dias após a lesão)

  • Restabelecimento da amplitude de movimento é possível através de mobilidade do ombro, com aumento gradativo da mobilidade da articulação até a ausência de dor, e exercícios para alongamento para todos os músculos ao redor da articulação do ombro.
  • Técnicas de massagem desportiva podem auxiliar a melhorar bastante a condição dos músculos do manguito rotador, de modo a permitir uma melhor flexibilidade da articulação e uma melhor resposta aos exercícios de fortalecimento.
  • Exercícios de fortalecimento têm como foco principal os músculos rotadores externos (aqueles que rotacionam o ombro para fora) e os estabilizadores escapulares (músculos que dão suporte à escápula). Também é importante fortalecer toda a articulação.
  • Os exercícios de fortalecimento devem ser realizados sem dor em conjunto com os exercícios de alongamento.

Fase 3: Devolver ao atleta à competição ou treinamento específico

  • Esses exercícios precisam ser personalizados para o esporte desse atleta. Por exemplo, arremessadores devem começar arremessando bolas de tênis na parede. Cinco séries de 20 lançamentos no início, para então aumentar as séries e as repetições, de forma gradativa, presumindo a ausência de dor durante, após e no dia seguinte ao treino.

Quanto tempo levará para curar?

  • É óbvio que cada lesão é diferente, no entanto, o atleta costuma ser capaz de retomar o treino específico de seu esporte em cerca de uma ou três semanas.
  • Se a lesão é negligenciada pode se tornar crônica e ser de difícil tratamento, o que resulta em um ciclo de lesões do manguito rotador e síndrome de colisão do ombro.

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