CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Acupuntura na Síndrome do Túnel do Carpo

Sobre a síndrome do túnel do carpo

Síndrome do túnel do carpo compreende potencialmente sintomas sensoriais e/ou motoras na mão. Cerca de 1 em cada 10 pessoas desenvolvem a síndrome do túnel do carpo, em algum momento, e é mais comum em mulheres.

Em um estudo no Reino Unido verificou-se uma incidência de 139,4 casos a cada 100.000 mulheres por ano e 67,2 casos a cada 100.000 homens.

 

Os sintomas da síndrome do túnel do carpo são causados pela compressão do nervo mediano no túnel do carpo no punho e leva a dormência, formigamento e sensações de queimadura, e uma dor na mão e dedos.

 

Estes sintomas surgem geralmente nos dedos polegar, indicador, médio e anelar, mas pode afetar o dedo mindinho e/ou a palma da mão. Eles geralmente ocorrem à noite, muitas vezes acordando o paciente do sono, mas pode ser aliviado em poucos minutos, ao agitar a mão.

A dor, por vezes, começa no antebraço e vai para o cotovelo alcançando o ombro ou começo do pescoço. Outros sintomas menos comuns incluem fraqueza, pele seca, inchaço ou mudanças de cor e movimentação da mão. Os sintomas podem reaparecer durante o dia quando as mãos são usadas para o transporte de coisas e em atividades que envolvem o uso das mãos como dirigir ou usar um teclado.

Os fatores predisponentes incluem a predisposição genética, diabetes mellitus, gravidez, obesidade, mixedema, acromegalia e infiltração do retináculo flexor na amiloidose primária e hereditária.

Síndrome do túnel do carpo também pode ocorrer como consequência do comprometimento do pulso articular na artrite reumatoide ou osteoartrite, ou deformidade relacionada a uma fratura de idade.

Não se sabe se o uso excessivo das mãos pode ser uma das causas da síndrome, embora a maioria dos pacientes relata que os sintomas são agravados pelo uso excessivo das mãos. Atuais opções de tratamento convencionais são talas, injeções de corticosteroides locais e cirurgia.

 

 

Como a acupuntura pode ajudar

acupuntura hong jin pai

 

Este artigo fala do uso da acupuntura no tratamento da síndrome do túnel do carpo.

Há também artigos sobre a dor neuropática, osteoartrite e artrite reumatoide.

Houve uma revisão sistemática, que demonstrou que a acupuntura é uma terapia sintomática de síndrome do túnel do carpo, mas os resultados ainda não são convincentes.

 

Revisao Sistematica Acupuntura Tunel do Carpo

Revisao Sistematica Acupuntura Tunel do Carpo

 

Além disso, há poucos ensaios clínicos randomizados, publicados desde esta revisão sistemática. Todos realizados com a síndrome do túnel do carpo de leve a moderada. Dois realizados com acupuntura em comparação com a acupuntura sham.

Em ambos os casos a acupuntura trouxe mais melhorias em relação aos níveis de linha de base, mas em uma versão real foi superior ao tratamento simulado. Tais resultados contraditórios são comuns em ensaios de acupuntura sham, para intervenções “sham” não utiliza-se placebos inertes, portanto, potencialmente subestima-se o efeito da acupuntura ‘real’, o que torna a interpretação dos resultados difíceis.

Em um estudo randomizado de acupuntura, 64 pacientes foram avaliados. Encontrou-se que o tratamento de acupuntura realizado durante 4 semanas (8 sessões no total), resultou em melhora na escala de sintomas globais dos pacientes, além de melhora neurofisiológica (avaliada pela eletroneuomiografia).

Os pacientes que foram submetidos à acupuntura apresentaram evolução positiva na velocidade de condução nervosa.

 

Em geral, acredita-se que a acupuntura ajuda estimular o sistema nervoso e provocar a liberação de moléculas mensageiras neuroquímicas. As alterações bioquímicas resultantes influenciam os mecanismos homeostáticos do corpo, promovendo, assim, o bem-estar físico e emocional.

 

 

Acupuntura 1

 

Pesquisas médicas recentes mostram que o tratamento com acupuntura pode ajudar especificamente na gestão da síndrome do túnel do carpo ao:

  • Agir em áreas do cérebro conhecida por reduzir a sensibilidade à dor e stress, bem como promover relaxamento e desativar o cérebro da função ‘analítica’, sendo responsável pela ansiedade e preocupação
  • Aumentar a liberação de adenosina, que possui propriedades anti-nociceptivas
  • Regular a rede límbica do cérebro, incluindo o hipotálamo e amígdala
  • Induzir a plasticidade cortical (ou seja, o condicionamento do cérebro para parar de processar a entrada de nervo sensorial dos dedos afetados, o que leva a melhora dos sintomas).
Clinica Hong Jin Pai Sao Paulo e1621991307344

RUA SAINT HILAIRE 96 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM-SP: 158074 / RQE: 65523 - 65524 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB. Doutorado em Ciências pela USP. Pesquisador e Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do HC-FMUSP. Diretor de Marketing do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Integrante da Câmara Técnica de Acupuntura do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). Secretário do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED). Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual (SBRET). Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Dor da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Conselho Revisor - Medicina Física e Reabilitação da Journal of the Brazilian Medical Association (AMB).  

Deixe o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Send this to a friend